Já pensou em apresentar suas ideias para grandes empresas do mercado ainda nos primeiros períodos da graduação? 😱
Foi isso que aconteceu no evento “Futuros Líderes”, organizado pela FGV Comunicação Rio! Os alunos da graduação em Comunicação Digital tiveram a chance de apresentar seus projetos para gigantes como L'Oréal, Globo e Accenture.
Quer saber como foi essa experiência? 👀
A gente conversou com a Manoela Noronha e o Bruno Gonçalves, graduandos do 4º período que participaram desse evento. Eles contaram um pouquinho sobre o desafio de fazer um pitch para profissionais renomados, os aprendizados que levaram para a vida e as oportunidades que surgiram depois do evento.
➡️ Como foi para vocês participarem de um pitching diretamente com grandes empresas?
Manoela: Foi uma oportunidade não só extremamente útil, mas muito única. Nós tivemos a chance de falar diretamente com representantes de empresas que sonhamos em trabalhar. Além de mostrar os nossos trabalhos, conseguimos nos apresentar a eles de forma muito pessoal, algo muito fora do comum.
Bruno: Foi muito interessante estar ali, na frente de representantes de grandes empresas, apresentando os trabalhos que fiz durante meus quatro períodos. No começo, estava nervoso, preocupado se a apresentação iria agradar, mas na hora deixei fluir e dei o meu melhor.
➡️ Qual foi o maior aprendizado ao apresentar seus projetos para profissionais de empresas tão renomadas?
Manoela: O meu maior aprendizado foi, sem dúvida, aprender como me posicionar de forma confiante. Um dos principais aspectos do evento foi a comunicação, não só durante a apresentação, mas nas conversas mais descontraídas no decorrer do evento. Ter a oportunidade de conseguir falar e me comunicar com segurança foi um aprendizado muito rico.
Bruno: Aprendi que estou mais preparado para o mercado do que pensava. A maioria das empresas sempre reforçava que estávamos no caminho certo e que tudo o que aprendemos no curso é muito importante para o futuro.
➡️ Vocês tiveram algum feedback marcante durante o processo?
Manoela: Para mim, o principal feedback que eu recebi veio do meu pai. Eu conversei com ele sobre o evento e disse que estava um pouco nervosa. Naquele momento, o meu pai me deu um conselho bastante sincero, mas que me ajudou a colocar tudo em perspectiva. No evento, eu estaria falando com grandes empresas, com anos de história e aprendizado, por isso, a minha responsabilidade no evento não era ensinar algo novo a eles. Então, o conselho foi focar em como me posicionar diante dessas grandes empresas. A partir daí, o meu maior foco passou a ser me apresentar de forma que me representasse e que eu tivesse orgulho.
Bruno: Recebi muitos feedbacks sobre a área de dados e programação, que eu já considerava uma área forte e com alta empregabilidade. Depois desse evento, isso ficou ainda mais claro para mim. Trabalhar com dados certamente é uma meta para o futuro.
➡️ Qual é a importância de eventos como esse para o desenvolvimento das suas carreiras?
Manoela: Foi uma oportunidade extremamente especial. Nós somos muito acostumados em receber representantes de grandes empresas para eventos e palestras, e sempre ficamos muito honrados de conseguir ouvir o que eles têm para dizer. Assim, o principal intuito do evento era reverter os papéis e deixar os alunos falarem com as empresas. A chance de conseguir dialogar diretamente com os representantes das empresas que admiramos tanto foi um passo monumental no desenvolvimento das nossas carreiras. Além de conhecer várias pessoas durante o evento, conseguimos explorar diferentes áreas do mercado de trabalho, o que nos fez entender melhor o que queremos para o nosso futuro.
Bruno: O evento foi excelente para nos mostrar o nosso valor e aliviar um pouco a pressão que existe nesse período de buscar o primeiro estágio na área.
➡️ Houve alguma interação que foi decisiva para novas oportunidades, como estágios ou projetos futuros?
Manoela: Eu conversei com diferentes representantes para conseguir conhecer várias empresas, não só as que encaixavam diretamente com os meus interesses. Uma das interações mais especiais foi com a FSB comunicação, uma agência de comunicação que acompanha a FGV Comunicação Rio desde o começo.
Bruno: Pude conversar com a maioria das empresas convidadas e algumas já me deram ótimos feedbacks sobre meus projetos, com a intenção de desenvolvê-los ainda mais. Algumas empresas até já receberam meu currículo.
➡️ Como a grade curricular da FGV ajudou vocês a se sentirem preparados para enfrentar esse desafio?
Manoela: O principal aspecto da grade curricular na FGV Comunicação Rio é a diversidade e a multidisciplinaridade. O curso cobre diferentes áreas dentro do campo da comunicação digital.
Bruno: A grade curricular do curso me ajuda na preparação para o mercado. Existe essa flexibilidade entre comunicação, política, ciência de dados, publicidade e jornalismo, onde cada aluno pode se direcionar para a área de maior interesse. No entanto, é necessário aprender um pouco de cada área, o que me deixa com a sensação de estar muito bem-preparado.
O evento "Futuros Líderes" mostrou que os alunos da FGV estão prontos para fazer a diferença no mercado de trabalho. A experiência de apresentar os projetos para representantes de grandes empresas foi fundamental para o desenvolvimento dos nossos alunos, que aprenderam a se comunicar de forma clara e confiante! 🙌
Ficou interessado em saber mais sobre a graduação em Comunicação Digital? Acesse a página dos cursos no site do Vestibular FGV!
E se você curtiu essa matéria, temos certeza de que você vai gostar dessas também: