Quando pensamos em universidade, é comum imaginar salas de aula, professores, provas e aquela correria toda para dar conta das matérias. Mas a universidade é muito mais do que isso. Ela pode ser um terreno fértil para algo que está super em alta hoje em dia: o empreendedorismo.
E não estamos falando só de abrir um negócio, mas de ter uma mentalidade empreendedora – aquela habilidade de enxergar oportunidades, resolver problemas de forma criativa e agir com autonomia.

De acordo com os professores da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), Edgard Barki e Luciana Cualheta, você pode começar com pequenos projetos, ideias simples ou até mesmo com iniciativas que surgem dentro da própria sala de aula. E se você está na FGV EAESP as possibilidades de explorar o empreendedorismo são ainda maiores!
Já pensou que esse é o momento perfeito para começar a desenvolver esse olhar? Afinal, inovar não precisa ser algo gigantesco. Veja abaixo alguns exemplos práticos do ecossistema empreendedor da FGV EAESP:
Liga de Empreendedorismo
Os alunos têm acesso a um ecossistema completo para botar a mão na massa e tirar ideias do papel. Quer um exemplo? Tem a Liga de Empreendedorismo, uma entidade estudantil criada e liderada pelos próprios alunos. Eles organizam eventos, desafios e mentorias que ajudam a conectar teoria e prática. É aquela chance de aprender na prática o que significa empreender.

FGV Ventures
Se a sua ideia é criar um negócio e fazê-lo crescer, a FGV Ventures é praticamente um presente. Funciona como uma aceleradora para negócios em estágio inicial. Além de apoio estratégico, eles oferecem capacitação e acesso a uma rede de especialistas que podem ajudar você a dar os primeiros passos – e os próximos também.
FGVcenn
O FGVcenn, que é o centro de estudos em empreendedorismo e novos negócios da FGV. Eles fazem pesquisas aplicadas e projetos voltados para inovação e impacto. Ou seja, não é só sobre empreender por empreender, mas sobre criar algo que realmente faça a diferença.
GV Angels
Imagine só a experiência única de contar com o respaldo de pessoas que trilharam trajetórias similares e compreendem os desafios do empreendedorismo. O GV Angels é um grupo formado por ex-alunos da FGV que atuam como investidores-anjo, conectando empreendedores com potenciais investidores dispostos a apostar em projetos inovadores. Uma oportunidade valiosa de ter sua startup respaldada por quem conhece na prática os obstáculos e as conquistas dessa jornada!
Empreender é sobre comunidade e propósito
Um fator importante que muita gente esquece é que empreender não é só sobre "ter uma ideia brilhante", é fazer parte de uma comunidade que incentiva a troca de experiências, a experimentação e até mesmo o aprendizado com os erros (sim, errar faz parte do processo!). Quando você está em um ambiente onde diferentes saberes e vivências se encontram, as chances de criar algo inovador são muito maiores.
E tem mais: empreender hoje vai além do lucro. Cada vez mais, as pessoas estão pensando no impacto social e ambiental das suas ideias. Não basta gerar valor econômico; é preciso também pensar em como contribuir para um mundo melhor. E sabe qual o melhor lugar para começar? Na universidade! É lá que surgem as parcerias, os projetos locais e as ideias que nascem pequenas, mas têm potencial para crescer e transformar a sociedade.
Vamos transformar o mundo?
Se você está na universidade agora, aproveite esse momento para explorar, experimentar e se conectar com pessoas que podem te inspirar. Quem sabe aquela ideia que você teve no intervalo da aula não pode virar algo incrível? E se você tem acesso a um ecossistema como o da FGV EAESP, melhor ainda! Use as oportunidades ao seu redor para aprender, testar e construir algo com propósito.

No fim das contas, empreender na universidade é sobre muito mais do que criar um produto ou serviço. É sobre se permitir sonhar grande, errar sem medo e construir algo que tenha impacto real – na sua vida e na vida das pessoas ao seu redor.
Então, já pensou no que você pode começar hoje?