É natural que, ao ingressar na graduação, alguns alunos se sintam perdidos sobre qual caminho seguir. Para outros, há, desde o início, uma grande expectativa de poder entrar no mercado de trabalho o quanto antes. 

Em ambos os casos, a prática é fundamental - seja para testar diferentes atividades ou para aplicar o que tanto gostou em sala de aula. O que nem todo mundo sabe, é que há alternativa que pode ajudar a desenvolver habilidades e lidar até com clientes reais ainda dentro da própria instituição de ensino: as entidades estudantis.  

Por aqui, você conhecerá a Lacom, a Liga de Comunicação da FGV Rio que chegou com a proposta de ser uma Agência Jr. e um Hub de Conteúdo para quem quer dar os primeiros passos e conhecer as demandas da Comunicação Digital e áreas correlatas.  

A Lacom 

“O início da Agência Jr. foi muito desafiador. Não tínhamos muitas referências e direcionamento, então construímos tudo do zero - o que, apesar de ser bastante trabalhoso e difícil, nos fez crescer e aprender ainda mais. Era algo muito novo, mas que sempre acreditamos bastante, então tudo ficou mais fácil", disse Julia Machado.   

aluna gravando vídeo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Julia é fundadora da Lacom. Ingressou como aluna da graduação em Comunicação Digital em 2023 e, ainda em seu primeiro período, teve a ideia de criar a entidade.  

A Lacom é totalmente liderada e idealizada por alunos, que podem ser de qualquer curso de graduação das Escolas da Fundação do Rio. Eles atuam em duas frentes: Agência Jr. e Hub de Conteúdo. 

E qual é a diferença? 

A Agência Jr. tem como objetivo realizar projetos focados na Geração Z - que compreende os nascidos no final dos anos 1990 e início dos anos de 2010 - para clientes que querem conquistar esse público. Uma ótima oportunidade, afinal, são zoomers também.  

Na agência, eles podem desenvolver, através de toda a operação e projetos, tanto soft skills (organização, comunicação, trabalho em equipe e lidar com clientes) quanto hard skills (plano de comunicação, produção de conteúdo, estratégias de branding e posicionamento). A divisão das áreas, cada uma responsável por um serviço específico, é feita da seguinte forma: 

  • Branding 
  • Social Media 
  • Tráfego Pago 

E há uma quarta subárea, a Customer Success: focada no relacionamento com os clientes - imprescindível para o sucesso dos projetos. 

Agora, vamos falar do Hub de Conteúdo!  

alunos gravando

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O hub foi idealizado para criar vídeos, posts e podcasts para as redes sociais da Lacom. Você já chega nos perfis e vê um pouco do que essa galera sabe fazer! Uma fonte também para ficar por dentro de temas como comunicação, tecnologia e empreendedorismo, já que abordam tendências em suas publicações.  

Networking 

Outro grande benefício de fazer parte da Lacom é que o networking começa ainda dentro dos espaços da FGV. Além de ser um projeto no qual alunos de vários cursos podem participar, fazendo um intercâmbio entre diferentes áreas de conhecimento, é uma oportunidade de ter mais contato com outras entidades - que já realizaram parcerias - e com professores.  

Os membros da Lacom são orientados por 3 professores da FGV Comunicação Rio e da FGV EBAPE (que oferece o curso de Administração) em seus projetos, capacitações e dúvidas que podem surgir. 

Clientes reais 

Um dos principais projetos da Lacom foi realizado para a Bienal Black Brazil Art, uma exposição de arte multicultural voltada para dar destaque a artistas historicamente marginalizados.  

O papel do time foi trabalhar, em conjunto com a fundadora e curadora de arte Patrícia Brito, na campanha para a divulgação do primeiro evento da Bienal na cidade do Rio de Janeiro, realizando a produção de conteúdo, elaboração de estratégias e rebranding das redes sociais e do site.  

aluno com câmera

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Planos para o futuro 

A expansão do uso de dados da Lacom é um desejo do grupo para que possam ter mais assertividade em suas entregas. Pensando nisso, estão estruturando a área de Business Intelligence.  

“Para mim, foi uma experiência extremamente enriquecedora, algo que me fez sair constantemente da minha zona de conforto e trabalhar para construir algo ainda maior. A melhor parte de participar da Agência Jr. é ver o impacto que podemos causar através da comunicação, tanto nos projetos quanto na vida das pessoas, ressaltou Julia Machado.

Quer saber mais sobre a Lacom? Então, já segue lá no Instagram para acompanhar todas as novidades! 

Conheça mais sobre a Graduação FGV