Iniciar a vida profissional não é uma tarefa fácil. Sair da teoria e colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante a faculdade gera uma ansiedade bem comum nesse momento.
Uma montanha-russa de emoções pode acarretar os chamados erros de principiante, o que é supernormal. Mas alguns deles a gente pode evitar, não é mesmo? Beralda Lima, coordenadora do Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreiras da FGV, deu algumas dicas sobre essa fase tão esperada na vida de um estudante. Entre elas, as habilidades comportamentais são algumas das queridinhas do momento pelos recrutadores.
De acordo com Beralda, as empresas estão cada vez mais focam nas habilidades comportamentais, porque são consideradas um diferencial humano. Hoje em dia, com as tecnologias avançadas, muito conhecimento técnico pode ser absorvido e utilizado pela Inteligência Artificial. É por meio do nosso comportamento (como, por exemplo, a forma de lidar uns com os outros e com as nossas próprias emoções para tomada de decisões) que podemos nos destacar nos processos seletivos e, depois, na manutenção da nossa empregabilidade.
Algumas das habilidades mais buscadas:
Inteligência emocional (autoconhecimento, bom relacionamento interpessoal, regulação e controle dos estados emocionais);
Boa comunicação;
Trabalho em equipe;
Empatia;
Liderança;
Pensamento crítico;
Resolução de problemas;
Adaptabilidade;
Criatividade e inovação;
Negociação;
Resiliência;
Aprendizado contínuo e flexibilidade
Todos esses tópicos ressaltados pela professora estão listados nos relatórios do World Economic Forum.
Soft Skills x Hard Skills
As soft skills são as habilidades comportamentais que têm a ver com a personalidade de cada um e que impactam os comportamentos das pessoas. Elas podem ser inatas ou desenvolvidas, e não são tão facilmente identificadas de forma objetiva. Por esse motivo, as etapas nos processos seletivos têm sido cada vez mais elaboradas, no sentido de levar os recrutadores a entender se o candidato possui ou não determinadas competências comportamentais. Essas etapas podem compreender desde um vídeo currículo e entrevistas por competência, até dinâmica de grupo e painel de negócios (onde pode-se observar sobre a capacidade de oratória, estruturação de pensamento, concisão, organização do tempo, trabalho em equipe).
Já as hard skills são as competências técnicas, que geralmente são aprendidas em cursos técnicos, de graduação e/ou pós-graduação, e que podem ser testadas nos processos seletivos por meio de testes e perguntas específicas. As hard skills ajudam o colaborador a desempenhar bem suas funções específicas, enquanto as soft skills garantem um bom relacionamento entre os colegas, impactando positivamente a produtividade, o clima organizacional e a promoção de melhores resultados para as empresas.
Antes de entrar no mercado de trabalho, o que você precisa saber?
É importante buscar autoconhecimento e desenvolvimento técnico, acadêmico e comportamental constantemente. Estudar o mercado, mapear os cenários sociopolíticos e econômicos do país (e da cidade) onde se está inserido. Saber sobre o que está acontecendo no mundo. O mercado busca pessoas interessantes e interessadas. Portanto, procurar desenvolver as competências comportamentais mais demandadas, além de buscar sempre a excelência técnica e acadêmica, é muito importante. Também é importante que o jovem saiba que o seu próprio desenvolvimento profissional acontecerá em paralelo ao desenvolvimento e sucesso dos negócios da empresa onde estiver trabalhando. As empresas contratam porque precisam de talentos que as ajudem a resolver seus problemas e desafios e a aumentar seus espaços no mercado. O jovem deve buscar ser esse talento.
Quais habilidades comportamentais devem conter em um currículo?
No modelo de currículo para o mercado de trabalho brasileiro é importante ter uma seção para conhecimentos relevantes, onde são descritas somente as competências técnicas (idiomas, conhecimentos de informática, de programação, conhecimentos específicos, cursos de extensão etc.). As habilidades comportamentais não devem ser listadas no currículo tradicional (somente no LinkedIn).
Recomendamos que sejam demonstradas na descrição de atividades: quando escrever sobre uma experiência profissional, acadêmica ou extracurricular, explique suas atribuições naquele cargo de forma a revelar algumas dessas competências. Por exemplo, numa atividade de Representante de Turma, “comunicação entre colegas e professores para identificar e solucionar possíveis conflitos” é uma forma de descrever duas habilidades comportamentais.
Agora que você aprendeu sobre as habilidades mais buscadas pelos recrutadores, coloque em prática esse conhecimento, compartilhe com os amigos e continue acompanhando o Blog para mais dicas.