Você sabe o que é a metodologia PBL? Já vimos aqui no Blog do Vestibular como funciona e qual o objetivo em sala de aula para o aluno. O PBL (Problem-Based Learning), ou Aprendizagem Baseada em Problemas, utiliza desafios práticos como ponto de partida para o aprendizado.
Essa metodologia promove o desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e colaborativas por meio da resolução de problemas reais ou fictícios.
Principais aspectos do PBL
- Foco no estudante
Promove autonomia ao permitir que os alunos explorem os problemas.
- Aprendizado ativo
Os participantes analisam, discutem e investigam para resolver os desafios propostos.
- Integração multidisciplinar
Os problemas frequentemente demandam conhecimentos de várias áreas, incentivando uma visão integrada.
- Desenvolvimento de Competências
Como pensamento crítico, trabalho em equipe e habilidades comunicativas.
Essa metodologia é amplamente utilizada também em áreas como medicina, engenharia e administração, promovendo aprendizado aplicado e maior retenção de conhecimento.
A experiência na Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP)
A professora Priscilla Tavares, da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), compartilha sua visão sobre a aplicação do PBL na graduação em Economia:
- Objetivos: Proporcionar uma aprendizagem significativa, integrando teoria e prática.
- Adaptação às disciplinas: Os problemas apresentados refletem situações reais enfrentadas por economistas, tornando o aprendizado mais intuitivo.
- Engajamento dos alunos: Avaliação contínua e trabalho em grupo incentivam a participação ativa.
- Desenvolvimento de habilidades: Comunicação, liderança e pensamento crítico são aprimorados.
- Impacto no desempenho: Metodologias ativas promovem aprendizado significativo e retenção a longo prazo.
Apesar dos benefícios, a implementação do PBL exige esforço e adaptação de professores, alunos e instituições.
Confira a entrevista completa, abaixo com a professora.
- Quais são os principais objetivos ao implementar o método PBL na graduação da FGV?
O PBL foi implementado no curso de graduação em Economia da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP) para promover aprendizagem significativa. Nosso objetivo é que os(as) estudantes do nosso curso aprendam os modelos e instrumentos da Economia de forma completa e complexa e que saibam aplicar esse conhecimento em diferentes situações e contextos. E, para isso, uma metodologia ativa de ensino como o PBL ajuda bastante.
- Como o PBL é adaptado às disciplinas teóricas e práticas?
Tanto para disciplinas mais teóricas como para as matérias mais instrumentais, o material didático elaborado pelos(as) professores(as) aborda uma série de situações ou problemas enfrentados no dia-a-dia do trabalho do Economista. No caso das disciplinas teóricas, é muito legal ver como os(as) alunos(as) aprendem o conteúdo de forma mais intuitiva, ao utilizar um problema concreto.
- Quais estratégias são utilizadas para garantir o engajamento dos alunos durante as atividades de PBL?
No nosso modelo, os(as) alunos(as) tem um incentivo muito claro para participar das atividades do PBL durante as aulas: o seu engajamento é acompanhado pelo(a) professor(a) e essa é uma parte importante da avaliação do(a) estudante ao longo do curso. Além disso, trabalhar em grupos com os(as) colegas para resolver problemas complexos é outra parte motivadora e engajadora do processo todo, já que eles(as) acabam discutindo os temas da Economia a partir de questões realistas da prática da profissão.
- Como o método PBL impacta o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe e pensamento crítico?
As metodologias ativas como o PBL têm um grande potencial sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, de uma forma geral. Estudantes que são expostos(as) a essas práticas pedagógicas aprendem a se comunicar de forma efetiva, a trabalhar em grupo e a liderar. Além disso, aprimoram sua capacidade de raciocínio, análise e pensamento crítico. Isso tudo porque, com o PBL, o(a) estudante é desafiado a apresentar seus argumentos e ideias para solucionar um problema – o que exige que ele(a) desenvolva ou aprimore suas capacidades - e isso acaba fazendo parte do seu dia-a-dia.
- Há evidências de melhoria no desempenho acadêmico ou no mercado de trabalho devido ao uso do PBL?
A pesquisa sobre efetividade de metodologias ativas mostra que elas têm um impacto sobre o que chamamos de aprendizado significativo, ou seja, para além do desempenho medido por avaliações tradicionais de curto prazo. Estudantes expostos(as) a metodologias ativas têm maiores chances de reter a informação na memória de longo prazo e de usar o conhecimento em diferentes situações, que é exatamente o que precisamos em um curso de formação profissional: ir além da decoreba para a prova do final do semestre.
- Quais são os maiores desafios enfrentados na implementação do PBL na graduação?
A implantação do PBL na graduação exige um grande esforço por parte da instituição, dos(as) professores(as) e dos(as) alunos(as). Eu diria que o maior desafio é a mudança de paradigma para todos: uma nova forma de ensinar e uma nova forma de aprender. Por isso, é preciso um grande investimento em formação docente nas habilidades de facilitação do aprendizado. Da parte dos(as) estudantes, é necessário criar o hábito de estudar continuamente, com altas expectativas de aprendizagem. Trata-se de uma forma instigante e, ao mesmo tempo, exigente de ensinar e de aprender. É preciso esforço e motivação de todas as partes envolvidas.
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