Sobre o curso

O curso de graduação em Economia da FGV EESP oferece ao aluno formação sólida e plural, com forte ênfase quantitativa. Por meio de quatro áreas de concentração: Engenharia Financeira, Microeconomia Aplicada, Macroeconomia Aplicada e Economia Política, os estudantes têm a oportunidade de obter uma formação completa, que engloba as diversas correntes teóricas da ciência econômica.  

Sua metodologia inovadora desenvolve habilidades essenciais para o mercado de trabalho, atendendo às demandas dos estudantes interessados em economia e carreiras relacionadas. Além disso, conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por pesquisadores renomados e profissionais com experiência no mercado financeiro, no governo e em organizações de destaque.  

A inscrição para o processo seletivo do curso pode ser feita separadamente nas diferentes modalidades de ingresso: Vestibular FGV, Enem e Internacional.


Período

Integral

Mensalidade

R$ 8.070,00
*refere-se ao valor de 2024.1.
Valor atual sujeito a alterações. 

Unidade

Rua Doutor Plínio Barreto, 365
Bela Vista, São Paulo

 

 

Relação candidato-vaga

17,2 (2023.1)

Contato com a Escola

(11) 3799-3370

Editais e erratas

Por que escolher o curso de Economia?

Reconhecido pelo MEC, o curso de Economia da FGV se destaca como um dos melhores do Brasil. Ele é fundamentado em quatro pilares essenciais para a formação do economista: 

  1. Sólida formação matemática: proporciona a base teórica necessária para a compreensão dos modelos econômicos. 
  2. Desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato: aprimora a capacidade analítica, crítica e a habilidade de adquirir e gerar novos conhecimentos. 
  3. Ampla base cultural e histórica: possibilita a compreensão das questões econômicas dentro de seu contexto histórico e social. 
  4. Experiência prática: por meio de experimentação, pesquisa, debates, exercícios, jogos, laboratórios, projetos e estágios, os alunos desenvolvem a capacidade de tomar decisões e resolver problemas em um ambiente diversificado e em constante transformação. 

A estrutura dinâmica do curso proporciona, portanto, a formação de profissionais preparados para atuar nas melhores posições em instituições privadas e públicas, tanto no âmbito nacional quanto internacional. 

Fachada da escola

Reconhecimento

Sobre a FGV EESP

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), é um centro de excelência na geração e transmissão do saber econômico. Seu objetivo é desenvolver um ambiente de aprendizagem e de debate público orientado pelo interesse nacional, contribuindo para a formação de uma elite intelectual e dirigente do País.

Organização orientada pela ética e pela responsabilidade social, a FGV EESP se propõe a influenciar a elaboração da agenda nacional, tendo como perspectiva o desenvolvimento econômico sustentado com eqüidade.

IGC/MEC

Nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC). 

ENADE

Primeiro lugar em São Paulo pelo exame ENADE. 

IDEAS RePEc

Primeiro lugar em Pesquisa em Economia no Brasil nos últimos 10 anos.

Diferencias de estudar na FGV EESP

Estudar Economia na FGV proporciona aos alunos um amplo leque de oportunidades em uma instituição de renome no Brasil e no mundo.  

Aluna conversando sorridente na sala de aula

Metodologia de Ensino

Todas as disciplinas obrigatórias do curso são ministradas por métodos ativos, como o PBL (Problem/Project Based Learning), com turmas de no máximo 15 alunos. Além disso, a FGV EESP também adota outras metodologias ativas, como o PJBL (Project Based Learning) e o CLE (Context Based Learning). Esses métodos integram o saber e o fazer, permitindo que os alunos construam conhecimento e habilidades enquanto resolvem problemas. Dessa forma, cria-se um ambiente de aprendizagem moderno, dinâmico e direcionado à formação de habilidades valorizadas no mercado de trabalho.

Foco na Carreira Desejada

O curso de Economia da EESP oferece seis ênfases de ensino para os alunos da graduação:

  • Finanças
  • Macroeconomia
  • Políticas Públicas
  • Economia Política
  • Negócios
  • Acadêmica

Além disso, é possível obter uma segunda graduação em Direito, Administração de Empresas ou Administração Pública. Essa escolha não apenas enriquece o currículo, mas também oferece benefícios financeiros e permite que os alunos concluam a segunda graduação de forma mais rápida.

Internacionalização

A EESP mantém parcerias com diversas instituições de excelência no ensino de Economia. A partir do 5º semestre, os alunos têm a oportunidade de participar de programas de intercâmbio em universidades nos EUA, Canadá, Alemanha, Espanha, França, Holanda e Portugal.

APOIO PEDAGÓGICO, EMOCIONAL E PROFISSIONAL

Nossa equipe multidisciplinar está preparada para auxiliar os alunos durante sua permanência no curso de graduação em Economia da FGV EESP. Oferecemos suporte através do Núcleo de Apoio Pedagógico em Educação (NAPPE) e do SkillsLab, este último voltado para o desenvolvimento de habilidades profissionais e emocionais.

Saiba mais

Carreiras

Trabalhar com Economia não limita seu horizonte profissional: a carreira é uma verdadeira ponte entre as Ciências Exatas e as Humanas, preparando você para uma ampla gama de atuação profissional. 

Por isso, a FGV quer ajudar você a conhecer um pouco mais sobre sua futura carreira! 

Avalia quadros e cenários microeconômicos e macroeconômicos, políticos e sociais, que afetam a vida e as decisões de qualquer tipo de organização: 

  • Empresas Públicas 

  • Corporações Privadas 

  • Empresas de Auditoria e Consultoria 

  • Consultorias Econômicas e Políticas 

 

Analisa e avalia políticas públicas em áreas como saúde, educação, segurança pública, combate à pobreza e meio ambiente nos âmbitos nacional e internacional. Pode trabalhar para governos ou instituições internacionais e, ainda, empresas: 

  • Empresas de Auditoria e Consultorias Globais 

  • Banco Mundial, ONU, FMI 

  • Governos e Instituições de Pesquisa 

Analisa setores da economia para fornecer informações que venham a guiar as decisões de empresas e de investidores. Também atua com advogados na área de direito regulatório, regulação e concorrência: 

  • Empresas Públicas 

  • Consultorias Econômicas e Políticas 

  • Bancos de Investimento 

  • Governo, CADE, Secretaria de Direito Econômico 

Trabalha com a gestão financeira de organizações de diferentes setores: 

  • Corporações Privadas ou Públicas 

  • Bancos Comerciais e de Investimento 

  • Corporações dos Setores de Serviços e Agroindústria 

  • Consultorias de Auditoria Financeira e Contábil 

  • Consultorias de Estratégia 

  • Seguradora 

  • Consultorias Financeiras 

Trabalha com análises sobre o comércio internacional, finanças internacionais, cenários macroeconômicos e estratégicos: 

  •  Corporações Privadas e Estatais 

  •  Bancos Comerciais e de Investimento 

  •  Governo, Ministério da Fazenda 

  •  Banco Mundial, FMI 

  •  Bancos de Investimento 

Elabora e analisa a viabilidade econômica de projetos de investimento em qualquer setor da economia levando em consideração os impactos ambientais. Dada a legislação ambiental, deve-se calcular tanto o retorno privado, o custo privado, bem como o social, de projetos: 

  • Corporações Privadas e Estatais 

  •  Governos, Instituições de Pesquisa e ONGs 

  •  Instituições Internacionais de Desenvolvimento 

  • Consultorias e Empresas de Energia 

Avalia quadros e cenários microeconômicos e macroeconômicos, políticos e sociais, que afetam a vida e as decisões de qualquer tipo de organização: 

  • Empresas Públicas 

  • Corporações Privadas 

  • Empresas de Auditoria e Consultoria 

  • Consultorias Econômicas e Políticas 

Bolsas de estudo

A Graduação em Economia da FGV oferece bolsa para alunos que tenham sido aprovados no Processo Seletivo em diferentes modalidades. Ao todo, são 19 vagas entre Vestibular FGV (15 vagas), ENEM (2 vagas) e Olimpíadas do Conhecimento (2 vagas).  

Confira a quantidade de bolsas distribuídas pelos processos: 
  

Para ingressantes via vestibular 

  • 15 bolsas por mérito, de 100% da mensalidade, para os 3 primeiros colocados no exame; de 80% do 4º ao 6º colocado; 60% do 7º ao 10º colocado; e 40% do 11º ao 15º colocado. 

Para ingressantes via ENEM 

  • 2 bolsas por mérito, de 100% da mensalidade, para o primeiro e segundo colocados no exame, desde que tenham tido média final das notas das provas objetivas e da redação igual ou superior a 800 pontos. 

Para ingressantes via Olimpíadas do Conhecimento 

  • 2 bolsas por mérito, de 100% da mensalidade, para o primeiro e segundo colocados, desde que tenham tido pontuação final superior ou igual a 74 pontos. 

 

IMPORTANTE: As bolsas por mérito são pessoais e intransferíveis. Em caso da não efetivação ou desistência de matrícula do candidato ou de rematrícula do aluno contemplado com bolsa, esta não se transferirá a outro candidato ou aluno.  
  

Para mais detalhes, leia o Edital. 

Agenda
BLOG VESTIBULAR FGV

Já deu uma conferida no nosso blog? Lá você encontra as melhores dicas de carreiras, estudo, empreendedorismo e muito mais!

CURSOS GRATUITOS

Conhece os cursos gratuitos da FGV? Com eles, você poderá dominar ainda mais os temas das questões da prova do Vestibular.

Experiência FGV

A Experiência FGV é um encontro gratuito e possibilita ao aluno conhecer nossos cursos e instalações.

Grupo de alunos sorridentes caminhando pelo campus da FGV.

CONHEÇA SUA FUTURA CARREIRA DE PERTO!

Participe e tire suas dúvidas sobre os cursos, formas de ingresso, bolsas e troque ideias com professores sobre os benefícios de fazer sua graduação na FGV.

Palestras e Aulas Temáticas!

Escolha umas das opções disponíveis e tenha a experiência de SER FGV!

O Experiência FGV é um encontro gratuito e possibilita ao aluno tirar dúvidas sobre os cursos, sobre o vestibular e trocar ideias com professores sobre os diferenciais de fazer sua graduação na FGV. O evento também está aberto para pais, professores e acompanhantes que desejam conhecer mais sobre a FGV.

cinza
Conheça o EXPERIÊNCIA FGV

Agende sua visita à FGV EESP

Você está convidado(a) para visitar o campus da FGV EESP e conhecer de perto o curso de Economia e a instituição como um todo. Descubra as qualidades que tornam o nosso curso uma excelente escolha! 

  Com metodologia inovadora, integramos teoria e prática para uma aprendizagem dinâmica. Contamos com corpo docente qualificado e parcerias internacionais para oportunidades de intercâmbio acadêmico. Agende sua visita e descubra como a FGV EESP pode impulsionar sua carreira em Economia. 

 

Fachada da escola

Conheça mais