Período de inscrição:
03/08 - 02/12 (Enem)
Taxa de inscrição:
Enem: R$ 50,00 até 02/12, às 18h
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito
Data e Local de Prova:
22/11/2020 - Prova Online
Relação candidato-vaga:
14 (Vestibular 2020.1)
Mensalidade:
R$ 5.280,00 (Vestibular 2020.1)
Período:
Integral
Unidade:
FGV - Rua Itapeva, 474 - São Paulo, SP
Contato:
(11) 3799-3370
Sobre o curso

O curso de graduação em Economia oferece quatro áreas de concentração ou ênfases: Engenharia Financeira, Microeconomia Aplicada, Macroeconomia Aplicada e Economia Política. É possível obter certificação em duas áreas de concentração, desde que o estudante curse as disciplinas obrigatórias das trilhas escolhidas.

O curso está entre os melhores do Brasil , segundo o MEC, e conta com uma metodologia inovadora, que desenvolve habilidades importantes para o mercado de trabalho, além de um corpo docente altamente qualificado, composto por pesquisadores de ponta e profissionais com experiência de mercado e governo.

ACESSE AQUI o folder do curso.

Por que escolher?

O curso baseia-se em quatro pilares da formação do economista:

  1. Sólida formação matemática, que permite a incorporação do instrumental teórico dos modelos econômicos.
  2. Desenvolvimento de raciocínio lógico e abstrato, que aprimora a capacidade analítica, crítica e a habilidade de adquirir e gerar novos conhecimentos.
  3. Formação com ampla base cultural e histórica, que permite o entendimento das questões econômicas no seu contexto histórico e social.
  4. Experiência prática, com experimentação, pesquisa, debates, exercícios, jogos, laboratórios, projetos e estágios. O aluno desenvolve a capacidade de tomar decisões e resolver problemas em uma realidade diversificada e em constante mutação. A estrutura e a dinâmica do curso garantem a formação de um profissional capaz de atuar e ocupar as melhores posições em instituições privadas e públicas, nacionais ou internacionais.
 
Reconhecimento
IGC/MEC

Nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).

ENADE

A FGV EESP é primeiro lugar em São Paulo pelo exame ENADE.

Metodologia de Ensino

A metodologia de ensino propicia um ambiente de aprendizagem moderno, dinâmico e dirigido à aquisição de habilidades valorizadas no mercado de trabalho. Todas as disciplinas obrigatórias do curso são ministradas pelo método PBL (Problem/Project Based Learning), com turmas de no máximo 15 alunos. O PBL integra saber e fazer: alunos constroem conhecimento e habilidades enquanto resolvem problemas.

Foco na Carreira Desejada

Os alunos da graduação do curso de Economia da EESP podem escolher entre quatro áreas de concentração ou ênfases de acordo com o caminho profissional que desejam trilhar em sua carreira. São elas: Engenharia Financeira, Microeconomia Aplicada, Macroeconomia Aplicada e Economia Política.

A dupla certificação também é possível, desde que o aluno curse as disciplinas obrigatórias de ambas as trilhas escolhidas.

Especialização em Data Science

O aluno do curso poderá ao final fazer mais um ano de curso e se tornar especialista em Data Science. Disciplinas desenhadas exclusivamente para os economistas da EESP.

Internacionalização

A EESP é parceira de diversas instituições de excelência no ensino da Economia. A partir do 7º semestre, o aluno pode vivenciar grandes experiências acadêmicas e culturais em universidades nos EUA, Canadá, Alemanha, Espanha, Suíça, Inglaterra, Noruega, França, Holanda, Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Chile.

Apoio Pedagógico e Emocional

Equipe multidisciplinar preparada para auxiliar os alunos durante sua permanência na Escola. O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e o POPE (Programa de Orientação Profissional e Emocional) são as unidades exclusivas da EESP.

A gente sabe que escolher uma profissão provavelmente é uma das primeiras grandes decisões que você vai tomar na vida. Por isso, a FGV quer ajudar você a conhecer um pouco mais sobre sua futura carreira.

Trabalhar com Economia não limita seu horizonte profissional. Afinal, a carreira pode ser considerada uma verdadeira ponte entre as Ciências Exatas e as Ciências Humanas, preparando você para uma ampla gama de atuação profissional.

O economista que atua nesta área avalia quadros e cenários microeconômicos e macroeconômicos, políticos e sociais, que afetam a vida e as decisões de qualquer tipo de organização. Seu mercado de trabalho engloba grandes empresas de consultoria, auditoria e consultoria de estratégia econômica e política.

  • Empresas Públicas
  • Corporações Privadas
  • Empresas de Auditoria e Consultoria
  • Consultorias Econômicas e Políticas

Os economistas são profissionais capacitados para analisar e avaliar políticas públicas nas áreas de saúde, educação, segurança pública, combate à pobreza e meio ambiente – por exemplo – tanto no âmbito nacional como internacional, trabalhando para governos ou instituições internacionais (ONU, Banco Mundial, FMI, etc.) e, ainda, em grandes empresas transnacionais de consultoria e auditoria.

  • Empresas de Auditoria e Consultorias Globais
  • Banco Mundial, ONU, FMI
  • Governos e Instituições de Pesquisa

O economista, neste campo de ação profissional, trabalha com análises de setores da economia para fornecer informações que venham a guiar as decisões de empresas e de investidores. O economista especializado neste campo também atua com advogados na área de direito regulatório, regulação e concorrência.

  • Empresas Públicas
  • Consultorias Econômicas e Políticas
  • Bancos de Investimento
  • Governo, CADE, Secretaria de Direito Econômico

Nesta área o economista trabalha com a gestão financeira de organizações, sejam elas bancárias, financeiras, do setor de serviços, industrial ou agrícola.

  • Corporações Privadas ou Públicas
  • Bancos Comerciais e de Investimento
  • Corporações dos Setores de Serviços e Agroindústria
  • Consultorias de Auditoria Financeira e Contábil
  • Consultorias de Estratégia
  • Seguradora
  • Consultorias Financeiras

O economista desta área trabalha com análises sobre o comércio internacional, finanças internacionais, cenários macroeconômicos e estratégicos.

  •  Corporações Privadas e Estatais
  •  Bancos Comerciais e de Investimento
  •  Governo, Ministério da Fazenda
  •  Banco Mundial, FMI
  •  Bancos de Investimento

O economista que atua nesta área elabora e analisa a viabilidade econômica de projetos de investimento em qualquer setor da economia levando em consideração os impactos ambientais. Na análise de um projeto, dada a legislação ambiental, deve-se calcular tanto o retorno privado, o custo privado, bem como o social, de projetos.

  • Corporações Privadas e Estatais
  •  Governos, Instituições de Pesquisa e ONGs
  •  Instituições Internacionais de Desenvolvimento
  • Consultorias e Empresas de Energia

O economista que atua nesta área avalia quadros e cenários microeconômicos e macroeconômicos, políticos e sociais, que afetam a vida e as decisões de qualquer tipo de organização. Seu mercado de trabalho engloba grandes empresas de consultoria, auditoria e consultoria de estratégia econômica e política.

  • Empresas Públicas
  • Corporações Privadas
  • Empresas de Auditoria e Consultoria
  • Consultorias Econômicas e Políticas

O curso oferece bolsas integrais ou parciais aos candidatos aprovados, conforme o processo seletivo escolhido. Ao todo, são 120 vagas distribuídas nas seguintes formas de ingresso: Vestibular FGV (85 vagas), ENEM (05 vagas), Exames Internacionais (01 vaga para ABITUR, 10 vagas para SAT, 01 vaga para BAC e 10 vagas para IB) e Olimpíadas do Conhecimento (08 vagas). Abaixo, a quantidade de bolsas distribuídas pelos processos:  

Para ingressantes via vestibular
  • 10 bolsas por mérito, de 100% da mensalidade, para os 10 primeiros colocados no exame.
Para ingressantes via ENEM
  • 2 bolsas por mérito, de 100% da mensalidade, para o primeiro e segundo colocados no exame, desde que tenham tido média final das notas das provas objetivas e da redação igual ou superior a 800 pontos.
Para ingressantes via os exames internacionais
  • 1 bolsa por mérito, de 100% da mensalidade, para o primeiro colocado.
Para ingressantes via Olimpíadas do Conhecimento
  • 2 bolsas por mérito, de 100% da mensalidade, para o primeiro e segundo colocados, desde que tenham tido pontuação final superior ou igual a 74 pontos.

IMPORTANTE: As bolsas por mérito são pessoais e intransferíveis. Em caso da não efetivação ou desistência de matrícula do candidato ou de rematrícula do aluno contemplado com bolsa, esta não se transferirá a outro candidato ou aluno.   

Para mais detalhes sobre as bolsas oferecidas para cada curso, ler o Edital

 
06
dez
Provas da 2ª Fase
08
jan
FIM DAS INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO INTERNACIONAL
11
jan
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19.