Há pouco tempo, falamos aqui no Blog sobre a criação do Comitê de Diversidade e Inclusão da Fundação Getulio Vargas e como isso é importante no ambiente acadêmico e corporativo. 

No post de hoje, trazemos o exemplo da Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP), que está comprometida em criar uma cultura inclusiva e diversa por meio de seu Comitê de Diversidade. Este comitê promove o acolhimento de diferentes identidades, orientações e origens, reconhecendo a importância de refletir a pluralidade social dentro do ambiente universitário

Propósitos e atuação do Comitê 

O Comitê de Diversidade busca fortalecer o respeito e a inclusão, alinhando-se às melhores práticas sociais e promovendo um espaço seguro para estudantes, professores e colaboradores. É responsabilidade do grupo: 

  • Apresentar propostas de políticas ou atividades voltadas a promover a diversidade e o pluralismo no âmbito acadêmico; 

  • Promover o diálogo com os corpos discente, docente e funcionários, assim como suas respectivas representações, sobre questões relacionadas ao seu âmbito de atuação; 

  • Receber informações, demandas e eventuais denúncias de qualquer membro da comunidade acadêmica, assim como apresentar sugestões de encaminhamento a essas demandas; 

  • Contribuir no diálogo sobre diversidade com as demais unidades da FGV. 

Iniciativas destaque 

alunos diversos andando pela FGV

  • Aliança Jurídica pela Equidade Racial 

A FGV Direito SP, em parceria com os principais escritórios de advocacia do país, lançou em 2017 a Aliança Jurídica pela Equidade Racial, iniciativa pioneira que tem o objetivo de promover a inclusão e a equidade raciais, de profissionais negros e negras, nos escritórios de advocacia e mercado jurídico. Participam da Aliança Jurídica a FGV Direito SP e os escritórios Pinheiro Neto, Mattos Filho, TozziniFreire, BMA, Machado Meyer, Veirano, Lefosse, Demarest, Trench Rossi Watanabe e Stocche Forbes Advogados. 

  • Clínica de Políticas de Diversidade 

A Clínica de Políticas de Diversidade da FGV Direito SP tem o propósito de engajar alunos e membros da sociedade civil brasileira no desenvolvimento de produtos voltados à aplicação efetiva de direitos humanos, com um viés prático e social. 

  • Curso online Questões de Gênero: Espaço, Voz e Poder 

Trata-se de um curso online de 4 módulos, num total, de 16 aulas, desenvolvido de forma pioneira pela FGV Sol em parceria com o Grupo de Pesquisa em Direito, Gênero e Identidade da FGV Direito SP em 2016. O curso, oferecido como disciplina eletiva, destina-se a todos os alunos da graduação da FGV (Direito, Administração Pública e de Empresas, Ciências Sociais, Economia e Matemática Aplicada). 

Como entrar em contato? 

Bandeira da FGV Direito SP

Todos os membros da comunidade acadêmica podem acionar o comitê: professores, alunos, funcionários, prestadores de serviços; estagiários e pesquisadores. 

Para acionar o comitê, envie um e-mail para diversidade.direitosp@fgv.br e encaminhe suas dúvidas, sugestões ou demandas. A identidade de quem acionar o comitê será preservada. 

Para mais informações sobre as iniciativas de diversidade e inclusão da FGV Direito SP, visite o site

Conheça mais sobre a Graduação FGV