A criação de um setor que aborde Diversidade e Inclusão em uma instituição ou empresa é essencial para promover um ambiente mais justo, acolhedor e produtivo, além de ser uma medida estratégica e necessária para um crescimento da organização de forma ética, responsável e alinhada às expectativas sociais atuais. 

A fim de aprimorar as políticas internas e construir uma FGV mais inclusiva e diversa, a Fundação criou o Comitê FGV Diversidade e lança um novo site para falar do tema. Os integrantes vão trabalhar de maneira colaborativa para desenvolver ações que visem à promoção de um ambiente acadêmico e profissional inclusivo, plural, acolhedor e criativo. 

O Comitê tem o objetivo de criar projetos de políticas internas que apoiem a diversidade e que tentem coibir discriminações no seu entorno (corpo discente, funcionários e parceiros) e no relacionamento com a sociedade e com o mercado.  

Iniciativas 

Por meio de comitês locais, núcleos, coordenadorias e comissões nas Escolas e demais Unidades da FGV, são percebidos diversos benefícios adquiridos, como fomento à inovação e à criatividade, melhoria do clima organizacional, desenvolvimento de políticas e treinamentos, entre outros. 

aluno negro

Aqui na FGV, os grupos de diversidade são: 

  • Comitê de Diversidade do Alumni da FGV EAESP 

  • Comitê de Diversidade da Escola de Relações Internacionais 

  • Comitê diversidade da FGV Direito Rio 

  • Comitê de Diversidade da FGV Direito SP 

  • Comitê de Diversidade do FGV IBRE 

  • Coordenadoria de Diversidade da FGV EAESP 

  • Comissão de Diversidade e Inclusão da FGV Comunicação Rio 

  • Núcleo Gênero e Direito da FGV Direito SP 

  • FGV Justiça Racial 

Além dos grupos, também existem programas focados no tema: 

  • Programa de Orientação Pedagógica e Emocional (Pope) da FGV EESP 

O POPE EESP nasceu da observação dos professores, da conversa e análise das necessidades dos alunos e tem como objetivo auxiliar os alunos da Escola de Economia de São Paulo a vida universitária, ao método pedagógico, e se prepararem para a vida profissional e construção de carreira, aliado a um conhecimento pessoal e construção de resiliência. 

  • Programa de Políticas Afirmativas e Diversidade (PPAD) da FGV Direito Rio 

Criado em agosto de 2023, o PPAD visa a enriquecer a diversidade do corpo discente da FGV Direito Rio, promovendo a inclusão e reduzindo barreiras à admissão.  

Neste ano, foram ofertadas até 15 vagas para o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito da Regulação pelo PPAD, que foram destinadas a grupos sociopoliticamente minorizados, incluindo pessoas pretas ou pardas, indígenas, quilombolas, trans e não-binárias, pessoas hipossuficientes que advenham das regiões Norte e Nordeste do país e pessoas com deficiência (PcD). 

Pesquisa

Recentemente foi concluída a pesquisa FGV Diversidade e Inclusão, um projeto fundamental que tem como objetivo realizar um mapeamento abrangente do perfil socioeconômico dos participantes e coletar percepções detalhadas sobre a experiência no ambiente de trabalho e na sala de aula.

cadeirante

Este estudo visa entender melhor as características e a diversidade dos integrantes da Comunidade FGV, além de identificar oportunidades de melhoria e aprimoramento para promover um ambiente mais inclusivo, acolhedor e igualitário para todos os estudantes, professores e colaboradores da instituição. 

Para saber mais sobre o comitê, acesse o site

Leia também: 

Conheça mais sobre a Graduação FGV