Ter um currículo é um passo muito importante para iniciar a vida profissional. O desafio pode parecer maior quando ainda não temos experiência e estamos em busca do primeiro emprego, jovem aprendiz ou estágio.

Mas se você não tem experiência para apresentar, o que colocar no seu currículo?

Se acalme! A gente te ajuda.

 

1 – Dados pessoais

O primeiro item do documento deve trazer as suas informações de contato, como endereço, telefone, e-mail, perfil no LinkedIn ou algum site que tenha um portfólio. Não é necessário colocar número de documentos, como CPF ou RG.

 

2 – Qual o seu objetivo?

Essa etapa tem a ver com a área em que você quer trabalhar, por isso é necessário saber qual caminho profissional você deseja seguir ou conhecer. Uma dica é colocar o cargo e a área que deseja. Exemplo: “Estágio em Administração”, “Estágio em Direito”, “Jovem Aprendiz”.

 

3 – Educação

Organize os dados sobre onde estuda e o curso que estuda, caso esteja no Ensino Superior. Colocar o seu CR (Coeficiente de Rendimento) ou destacar alguma atividade universitária pode atrair uma visão positiva para o seu currículo.

 

4 – Informações Complementares

Chegou a hora de destacar todas as suas técnicas e habilidades. Você domina outros idiomas? Sabe tudo de informática? Participa de algum trabalho voluntário? Fez intercâmbio? Participou de algum workshop? Avalie se sua experiência tem a ver com a vaga que você vai concorrer e insira no currículo.

 

5 – Busque referências de modelos de currículos

Para não ter que começar toda a formatação do seu currículo do zero, você pode encontrar alguns modelos prontos pesquisando no Google ou até mesmo dentro do Microsoft Word. Ao abrir o Word e clicar em “Arquivo” e “Página Inicial”, você pode pesquisar por “currículos” na aba “pesquisar”.

 

E aí, se ligou nas dicas? Aproveite para montar seu primeiro currículo e boa sorte!

Conheça mais sobre a Graduação FGV