O Vestibular FGV está chegando! A prova será realizada virtualmente nos dias 14 e 15/11.

O formato traz mais comodidade para os candidatos permitindo, inclusive, que vestibulandos de outras cidades possam realizá-la sem deslocamentos.

Os exames serão divididos em diferentes áreas de conhecimento e podem variar entre questões objetivas e discursivas dependendo do curso escolhido, além de uma redação.

Você já está por dentro dos pré-requisitos e regras?

Cartão de confirmação

O site http://www.fgv.br/processoseletivo é o local onde você encontrará o seu Cartão de Confirmação. É lá que você vai ter acesso também aos links de check-in e de provas, assim como, posteriormente, aos resultados. Já salva aí para não esquecer!

Antes do dia da prova

1, 2, 3... testando!

Os candidatos devem participar de webinars de apresentação do vestibular. Esse é o momento em que os procedimentos durante a prova são apresentados aos candidatos. É a oportunidade que os estudantes têm de tirar todas as dúvidas sobre o Vestibular FGV.

Também será parte do processo, antes da data de realização da prova, fazer o seu check-in  através do link de acesso que será enviado. Essa etapa é muito importante para verificar se o seu equipamento está pronto para a realização do exame, uma oportunidade para se ambientar com a plataforma e a sua dinâmica.

Especificações do equipamento

A prova deve ser realizada de um computador ou notebook. Não valem tablets, smartphones e outros dispositivos, ok? É necessário também que você tenha acesso de administrador da máquina que vai utilizar.

O seu computador ou notebook deve ter as seguintes especificações:

- Sistema Operacional: Windows (7 ou superior) ou MacOS (10.10 ou superior)

- Navegador: Google Chrome (63 ou superior) e Mozilla Firefox (52 ou superior)

- Conexão de internet: 1 mega ou superior

- Memória RAM livre: mínimo 500Mb

- Teclado: português (Brasil ABNT ou ABNT 2)

- Webcam e microfone

Caso você não tenha um equipamento adequado, poderá verificar a possibilidade de realizar a prova nas Escolas da FGV em São Paulo, Rio de Janeiro ou Brasília. As solicitações devem ser feitas de acordo com o edital disponível para o processo seletivo de cada curso. Fique atento à data disponível no cronograma para realizar o pedido.

Equipamento pronto? Então, escolha um local adequado para a prova

Durante a prova, não será permitido que você se comunique com outras pessoas. Então, escolha um local no qual você se sinta confortável e que seja silencioso. Se você mora com familiares ou amigos, por exemplo, e realizará a prova de casa, converse e explique essa regra para que não haja mal-entendidos na hora da avaliação.

É importante também estar em um ambiente bem iluminado para que não comprometa a imagem da webcam.

Lembre-se do seu documento!

Você deve apresentar a sua Cédula de Identidade (RG) ou Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) com foto recente.

Tudo original! Não serão aceitas cópias ou documentos que dificultem a efetiva identificação dos candidatos. Já deixa separado em um lugar que você lembre para evitar correria.

No dia da prova

Você deve estar conectado à plataforma 30 minutos antes do início da prova.

Será necessário tirar uma foto e apresentar o seu documento oficial (frente com foto) quando for solicitado.

Monitoramento

Você sabia que o monitoramento da prova será baseado em Inteligência Artificial para fortalecer a segurança? Ao longo da avaliação, a FGV fará a identificação facial dos candidatos por meio de suas webcams para manter a legitimidade do processo. Além disso, contará com o apoio de Fiscais Virtuais, que farão o acompanhamento remoto e ao vivo da prova. Todo o período de prova será gravado e passará por uma verificação posterior caso haja necessidade de identificar fraudes, por exemplo.

Por isso, você não pode usar itens como gorro, touca, casaco com capuz, boné, fones de ouvido e outros. Combinado?

E se tiver queda na conexão com a internet ou de energia?

Você poderá retornar à prova de onde parou, desde que esteja dentro dos limites de tempo estipulados no edital. Para isso, entre em contato, imediatamente, com o suporte pelos telefones informados no Cartão de Confirmação de Inscrição.

Aproveite a pausa entre as provas

Fazer um alongamento, meditar... aproveite esse tempo de intervalo para recarregar as energias.

Durante a realização das provas, você só poderá sair nos intervalos entre os períodos dos exames ou após o término. O candidato não poderá, de forma alguma, se ausentar da captação de imagem, sob pena de eliminação no processo seletivo. Fique bem atento a isso!

Se você está com dúvidas sobre a alimentação durante a realização da prova, vamos explicar: o consumo de água e alimentos está autorizado, desde que em embalagens/recipientes transparentes que devem estar próximos ao candidato, a fim de evitar deslocamentos. Que tal preparar o seu kit de alimentação com antecedência?

E muito muito muito importante: leia o edital completo

Nesta publicação, selecionamos alguns pontos que você deve saber na hora de fazer a prova, mas é muito importante que todo o edital seja lido. Você vai encontrar outras orientações, regras, prazos e canais de comunicação para que a realização do Vestibular FGV seja feita de forma mais tranquila.

O edital está disponível no portal do Vestibular FGV. Selecione o curso do seu interesse, clique em “Editais” e leia todo os documentos. Não deixe que a falta de conhecimento em uma regra prejudique todo o esforço para chegar até aqui!

Boa prova!