Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos estudantes. E se você pudesse viver essa experiência por dois anos em três continentes diferentes?
A Flavia Miotto é aluna da graduação em Administração da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) e participou do International Business Education Alliance, o IBEA.
Durante o programa, ela passou pela University of Mannheim Business School (Alemanha), pela University of South Carolina - Darla Moore School of Business (Estados Unidos) e pela ESSEC Business School (Singapura). Em 2022, o seu grupo - que era composto também por estudantes dessas instituições internacionais - desembarcou no Brasil e a FGV EBAPE os recebeu para o semestre final. O que será que ela aprendeu durante esse período?
Resiliência e adaptabilidade
"Me mudar para culturas tão diferentes umas das outras, em tão pouco tempo, foi um desafio maravilhoso que me fez crescer muito como pessoa", conta a aluna.
O seu primeiro pouso internacional foi na Alemanha e, como o mundo ainda enfrentava algumas ondas da pandemia, Flavia relembrou que o desafio de estar em solo estrangeiro foi ainda maior por ter que se adaptar aos protocolos contra o coronavírus em uma cultura tão diferente.
Autoconhecimento e inteligência intra e interpessoal
Em um intercâmbio, a imersão no dia a dia de outros países pode trazer grandes ensinamentos. Para Flavia, a passagem por Singapura adicionou à sua bagagem momentos de reflexão: "me surpreendeu muito a forma como eles enxergam a vida".
Trabalho com times multiculturais
Em grupo formado por diversas nacionalidades, na hora de trabalhar em um projeto, imagina quantas ideias interessantes podem surgir! É uma oportunidade também para aprender a lidar com as diferenças.
Cenas de filmes podem estar bem próximas à realidade!
Ao passar pelos Estados Unidos, a Flavia se surpreendeu ao observar que muitas coisas que ela só via em filmes realmente fazem parte do dia a dia, como o conceito de college experience.
"Parecia mesmo que eu estava vivendo dentro de um filme americano de faculdade com as fraternidades, jogos de futebol americano e tudo mais", brinca Flavia.
Ela aproveitou também para conferir de perto as tradições do Halloween:
Um novo hobby
Com esse super roteiro de viagem (e muito estudo, é claro!), a Flavia aproveitou para conhecer diversas culinárias.
E veja só! Ela descobriu que tem paixão por cozinhar.
É possível criar grandes conexões para a vida
Estudar, viajar, morar em dormitórios estudantis, compartilhar os desafios, trocar aprendizado na sala de aula e tantas outras experiências pode ajudar a construir uma grande amizade que seguirá mesmo após o fim do intercâmbio.
"Meu melhor amigo é alemão, também foi do IBEA. Eu já passei a Páscoa com ele e a família na cidade natal dele (Stadtallendorf) e agora a família dele veio passar o Natal no Brasil, além de ter ficado muito amiga de diversas outras pessoas e ter contato com a maioria."
A festa de encerramento da Gen5 do IBEA aconteceu na FGV EBAPE em dezembro de 2022 e a Flavia ajudou a conduzir a cerimônia.
Olha o grupo dela aí:
Já imaginou viver tudo isso? Saiba mais sobre o IBEA em um artigo que preparamos aqui no Blog do Vestibular FGV.