Se você é estudante ou tem interesse na área de Ciências Sociais, já deve ter percebido que o Curso é essencial para entender a sociedade, seus desafios e suas transformações ao longo do tempo. Através de diferentes abordagens, as Ciências Sociais ajudam a interpretar fenômenos culturais, econômicos e políticos que moldam nossas vidas. 

Para compreender melhor esse campo do conhecimento, nada melhor do que conhecer algumas das mentes brilhantes que revolucionaram o pensamento social e influenciam, até hoje, o modo como estudamos a sociedade. 

Aqui no Blog do Vestibular FGV, já falamos sobre as personalidades essenciais para quem estuda Economia, Direito e Comunicação. Agora, com a curadoria do professor João Marcelo Ehlert Maia, da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC), vamos apresentar cinco personalidades fundamentais para quem deseja aprofundar seus estudos na área. 

💡 Vem conhecer esses pensadores: 

1) Harriet Martineau (1802-1876) 

Harriet Martineau

Harriet Martineau foi uma escritora, ativista e jornalista britânica, considerada uma das primeiras sociólogas da história. Defensora da educação feminina e abolicionista, ela publicou livros que hoje são vistos como clássicos da sociologia, como "Society in America" (1837) e "How to Observe Morals and Manners" (1838). Sua obra foi pioneira na análise dos costumes e na observação científica da sociedade

2) Max Weber (1864-1920) 

Max Weber

Um dos sociólogos mais influentes da história, Max Weber desenvolveu estudos fundamentais sobre a relação entre religião e economia, como "A Ética Protestante" e o "Espírito do Capitalismo". Além disso, suas análises sobre os tipos de ação social e os processos de racionalização são essenciais para a compreensão das dinâmicas do mundo moderno. Sua obra inacabada, "Economia e Sociedade", é referência obrigatória para qualquer estudante da área. 

3) W.E.B. DuBois (1868-1963) 

W.E.B. DuBois

William Edward Burghardt DuBois foi um dos primeiros sociólogos afro-americanos e uma figura central nos estudos sobre raça e desigualdade. Primeiro negro a obter um doutorado em Harvard, ele escreveu "O Negro da Filadélfia" (1899), um dos primeiros estudos empíricos de sociologia urbana nos EUA, e "Almas das Gentes Negras" (1903), no qual analisou a experiência da racialização na modernidade. Além de acadêmico, foi ativista e cofundador da NAACP -  Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor - uma das mais antigas e mais influentes instituições a favor dos direitos civis de uma minoria nos Estados Unidos.  

4) Florestan Fernandes (1920-1995) 

Florestan Fernandes

Um dos maiores sociólogos brasileiros, Florestan Fernandes foi fundamental para a institucionalização da sociologia no Brasil. De origem humilde, tornou-se professor na USP e escreveu obras essenciais para entender a sociedade brasileira, como "A Integração do Negro na Sociedade de Classes" (1965) e "A Revolução Burguesa no Brasil" (1975). Ele também foi um dos responsáveis pela formação de importantes sociólogos brasileiros, como Fernando Henrique Cardoso. 

5) Pierre Bourdieu (1930-2002) 

Pierre Bourdieu

Um dos sociólogos mais citados do mundo, Pierre Bourdieu desenvolveu conceitos essenciais para a análise das estruturas sociais, como "capital cultural", "campo" e "habitus". Suas obras Esboço de uma "Teoria da Prática" (1972), "A Distinção" (1979) e "As Regras da Arte" (1992) são referências fundamentais para compreender as relações de poder na sociedade. 

 

Essas personalidades mostram que as Ciências Sociais não são apenas um campo teórico, mas uma ferramenta poderosa para entender e transformar a sociedade. Suas obras continuam sendo estudadas e debatidas, influenciando desde pesquisas acadêmicas até políticas públicas. 

Quer aprofundar ainda mais seus conhecimentos?  

O FGV CPDOC lançou a Vídeo Série Além do Cânone, coordenada pelo professor Celso Castro, para explorar as trajetórias e os legados intelectuais de autores que não fazem parte do cânone tradicional da Ciências Sociais

Você pode conferir a série especial abaixo: 

A dica é que você explore as ideias desses grandes pensadores e veja como elas dialogam com os desafios do mundo contemporâneo! 

Saiba mais sobre a Escola de Ciências Sociais.

Conheça mais sobre a Graduação FGV