Se você é estudante ou tem interesse na área de economia, já deve ter percebido que entender como o mundo funciona vai muito além de saber quanto custa um café ou por que os preços sobem e descem. A economia está em tudo: nas decisões do governo, no mercado de trabalho, nas inovações tecnológicas e até na forma como planejamos nosso futuro financeiro.
Para mergulhar nesse universo, nada melhor do que conhecer as mentes brilhantes que moldaram (e ainda moldam) o pensamento econômico.
Ah, e aqui no Blog do Vestibular FGV, nós já falamos sobre as 5 personalidades que quem estuda Comunicação precisa conhecer e até mesmo sobre 5 Personalidades que quem estuda Direito precisa conhecer. Hoje, vamos conhecer as personalidades destaque da área da Economia.
De clássicos como Adam Smith a nomes contemporâneos como Esther Duflo, a coordenadora da Graduação em Economia da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), professora Gabriela Fonseca, selecionou uma lista com essas personalidades que ajudam a explicar como as políticas econômicas impactam nossa vida e o que pode ser feito para melhorar o mundo.
Bora conhecer essas feras?
1️⃣ Adam Smith
Considerado o "pai da economia moderna" e autor de A Riqueza das Nações, onde introduziu conceitos fundamentais como a mão invisível do mercado e a divisão do trabalho.
2️⃣ John Maynard Keynes
Criador da macroeconomia moderna, suas ideias no livro “A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda” influenciaram políticas econômicas voltadas à intervenção do Estado para estabilizar ciclos econômicos.
3️⃣ Esther Duflo
Vencedora do Prêmio Nobel de Economia em 2019. Seu trabalho em economia do desenvolvimento utiliza experimentos de campo para estudar formas de combater a pobreza global. É autora de livros interessantes como Poor Economics.
4️⃣ James Heckman
Conhecido por suas contribuições à econometria e pela análise das políticas públicas, especialmente no impacto da educação e do capital humano no desenvolvimento econômico. Ele ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2000.
5️⃣ Daron Acemoglu
Autor do best-seller "Por que as Nações Fracassam" (com James Robinson), ele é um dos principais nomes na área de desenvolvimento econômico e economia institucional, estudando como instituições políticas e econômicas influenciam o crescimento.
Essas personalidades mostram que a economia não é apenas sobre números e gráficos, mas sim sobre como melhorar a vida das pessoas e entender o mundo ao nosso redor.
Cada uma delas trouxe contribuições que moldaram o pensamento econômico e continuam influenciando decisões e políticas globais. Então, se você quer se aprofundar ainda mais nesse assunto, vale a pena explorar as obras e ideias desses grandes nomes da Economia.