Todo início de ano mexe com as emoções. E não é diferente com a volta às aulas. Mesmo que você já esteja há três ou quatro anos na graduação, cada semestre que se inicia traz aquela sensação de frio na barriga por não saber ao certo o que está por vir, mas voltar aos trilhos que te levam ao seu sonho é motivador.

 

"O período das férias sempre é muito importante para descansar a mente e o corpo que são tão exigidos ao longo do ano letivo. Mesmo assim, o cotidiano agitado com os estudos deixa saudade em todos nós. O início das aulas marca um recomeço. Traz um ar semelhante àquele de voltar para casa depois de uma longa viagem: tudo é muito familiar, mas, ainda assim, existe um ar de certa novidade."
Victor Hugo Suassuna, graduando da FGV EESP.

aluno FGV

Victor Hugo Suassuna

 

"Estou pulando de alegria, estava sentindo falta desse ambiente todo. Estou muito feliz, estou muito animada para o resto do ano que vai chegar."

Bianca Djelberian, graduanda da FGV EPGE

Aluno FGV

Bianca Djelberian

 

"Ano passado foi ótimo e não conseguia esperar para poder voltar e sentir essa energia. Acredito que esse semestre vai ser repleto de novidades e experiências que vão nos moldar para o nosso amadurecimento."

Pedro Ambrosio, graduando da FGV EBAPE.

Aluno FGV

Pedro Ambrosio

 

Para os veteranos, mais uma etapa: projetos, disciplinas, o primeiro estágio... Os alunos embarcam em novas responsabilidades e sentem como é estar cada vez mais perto de se tornarem profissionais que irão atuar no mercado de trabalho.

 

"Estou me sentindo renovado e com plena energia para encarar mais um semestre! Como é o último do ciclo de ensino integral, estou bem animado para começar a trabalhar no próximo período e aplicar os conceitos estudados em sala de aula."
André Sousa, graduando da FGV Direito SP.

Aluno FGV

André Sousa

 

"O começo de ano é sempre bom por causa das energias renovadas. Agora, cada vez mais perto do intercâmbio e ainda mais do Field Project, é hora de me esforçar ainda mais para atingir uma boa colocação."

Arthur Parada, graduando da FGV EBAPE.

 

"Após dois períodos caminhados, entendo melhor como funciona o meu ritmo de estudos e estou mais firme frente às tomadas de decisões na minha vida acadêmica. A minha maior expectativa é que eu saia com um maior repertório sociocultural, dos tantos artigos que irei me debruçar e tantas questões que pretendo fazer."

Bruna Veríssimo, graduanda da FGV ECMI.

Aluno FGV

Bruna Veríssimo

 

Já os calouros descobrem um mundo novo de possibilidades totalmente diferente de tudo que já viveram. Sair do Ensino Médio e chegar em uma graduação é um desafio, mas na FGV esse momento de transição é pensado para que sejam acolhidos.

 

"Eu estou animado, ao mesmo tempo um pouco assustado, né? Porque tudo muda em relação ao Ensino Médio, mas eu imagino que vai ser uma experiência magnífica."

Dilmar Castanheiro, calouro da FGV EMAp.

 

"Nervosa, com medo, mas estou muito grata por estar aqui."

Helouise Mattjie, caloura da FGV EMAp.

Alunos FGV

Helouise Mattjie e Dilmar Castanheiro

 

"Um ambiente novo, um método novo e pessoas novas me deixam muito curiosa, e curiosidade é o gás necessário para se manter firme na rotina."

Sophia Schimidt, caloura da FGV EESP.

 

"Estou me sentindo apreensiva. Tenho como expectativa passar para o segundo semestre com facilidade e me adaptar a rotina de faculdade."

Júlia Sousa, caloura da FGV EPGE.


Aluno FGV

Júlia de Sousa

 

É, por isso, que o período acadêmico se inicia com diversas atividades de ambientação. A programação deste ano contou com palestras do corpo docente, tour pelas instalações e dinâmicas que incluíram até uma caça ao tesouro e um quadro para registrar mensagens de motivação, além de uma recepção com pais de alunos.

FGV

Quadro de mensagens para o futuro promovido pela FGV Direito SP e FGV EESP.

 

"Algumas amigas minhas já estudavam aqui, me falaram que é uma faculdade excelente, que dá muito apoio para o aluno."

Carolina Melo, graduanda da FGV Direito Rio.

 

"A integração com o mercado de trabalho através de estágios e projetos elaborados ao decorrer do curso é um diferencial que prepara os alunos para os desafios futuros."

Marley (João Victor), graduando do FGV CPDOC.

Alunos FGV

Dinâmica de volta às aulas na FGV RI.

 

"Estou aliviada em saber que estou estudando em uma ótima faculdade e em um curso que irá oferecer o futuro que eu sonho. Tenho certeza de que nesse início eu vou criar uma base de conhecimento excelente com as disciplinas obrigatórias e com as extras que a FGV oferece. Eu tenho interesse em realizar as aulas de francês, além dos laboratórios oferecidos pelo meu curso de Comunicação Digital"

Giovanna Fortunato, caloura da FGV ECMI.

Aluno FGV

Giovanna Fortunato

 

"Estou me sentido feliz e bem, e motivada. Sensação de realização ao poder estudar sobre os assuntos que desejo trabalhar no futuro."

Claudia Grammatico, caloura do FGV CPDOC.

Aluno FGV

Claudia Grammatico

 

E não foi só isso! Mais de 30 entidades estudantis, do Rio de Janeiro e São Paulo, se apresentaram em feiras e eventos para mostrar aos novos estudantes os seus projetos e convidá-los a participar dos processos seletivos.

Alunos FGV

Apresentação das entidades que reuniu projetos de alunos das Escolas cariocas: FGV CPDOC, FGV Direito Rio, FGV EBAPE, FGV ECMI, FGV EMAp e FGV EPGE.

 

"É como um sonho estar em uma faculdade que nos proporciona tantas coisas incríveis, como a FGV. Espero participar de atividades extracurriculares e desenvolver habilidades práticas que me preparem para os desafios futuros no mercado de trabalho. Além disso, estou em preparação para meu intercâmbio."

Isabela Streleski, graduanda da FGV EBAPE.

Aluno FGV

Isabela Streleski

 

"Todo esse sistema em que o professor tem uma relação com o aluno que é tão próxima, que ele pode debater muito em sala de aula e que ele aprende antes, eu acho que é um método maravilhoso de poder engajar o aluno e fazer com que ele se interessasse mais."

Vittorio Palladino, calouro da FGV Direito Rio.

Alunos FGV

Vittorio Palladino e Carolina Melo

 

Os grupos atuam em diversos segmentos seja para fortalecer o aprendizado de uma matéria de sala de aula, representar os interesses dos alunos ou para atuar em causas sociais como coletivos e cursinhos de pré-vestibular gratuitos.

 

"Eu como presidente do CAMM (Centro Acadêmico Mário Machado) estou muito feliz de ter voltado para as aulas e não vejo a hora de conhecer os calouros e poder ajudar a concretizar as ideias de todo o mundo."

Sofia Rebello, graduanda da FGV Direito Rio.

Alunos FGV

Sofia Rebello e o time do CAMM

 

"No meu curso estou encontrando cada vez mais o que eu estou interessada, então eu estou curtindo esse semestre. Atualmente estou na FGV+ e pretendo continuar nesse semestre, quem sabe tentar uma diretoria no semestre que vem. Me inscrevi agora no processo seletivo de uma entidade nova. Eles têm um bom projeto e, quem sabe, participo de uma pesquisa ao longo do ano."

Anie Fatudo, graduanda da FGV EBAPE.

Aluno FGV

Anie Fatudo

 

Alunos FGV

Recepção aos calouros na FGV EAESP.

 

“Estou muito animado! A FGV oferece um ambiente que instiga o estudo e o envolvimento do aluno em outras atividades dentro do campus. Creio que passarei em todas as matérias e serei capaz de me envolver com um esporte e uma liga de mercado financeiro.”

Erich Zillner, calouro da FGV EESP.

 

Com mais um período pela frente, nossos alunos seguem seus objetivos aproveitando a diversidade de opções para desenvolvimento pessoal e profissional que os cursos e as iniciativas promovidas pelos alunos oferecem.

 

"Pretendo manter minha participação no cursinho FGV e na torcida (APA). O cursinho me traz uma sensação de dever cumprido ao ver que consigo fazer diferença na trajetória dos alunos. A torcida, por sua vez, é responsável por auxiliar na vivência universitária, além de conhecer veteranos de vários cursos que já me ajudaram em matérias que tive dificuldade."

Jorge Augusto dos Reis, graduando da FGV EESP.

Aluno FGV

Jorge Augusto dos Reis

 

"Antes estava um pouco ansiosa, agora estou gostando e aproveitando a experiência. Espero acompanhar e aprender de forma eficaz as matérias dadas e ingressar em alguma entidade que permitirá meu desenvolvimento em áreas específicas e participar de monitorias."

Luana Cortes, caloura da FGV EBAPE.


Aluno FGV

Luana Cortes

 

“Estou muito animado, é sempre muito bacana conhecer novos professores e reencontrar colegas da graduação, o fato de estarmos em casa nova deixa tudo muito melhor. Minhas expectativas estão muito altas, estou ansioso para me aprofundar em disciplinas e áreas do meu interesse. Espero que esse semestre seja repleto de novos aprendizados e experiências assim como foi nos demais.”

Renan Nascimento, graduando da FGV EESP.

 

Que bom recebê-los novamente!

Que bom recebê-los pela primeira vez!

Ficamos felizes em ver os nossos prédios repletos de sonhos.

 

E, se você quer viver essa experiência FGV ainda em 2024, as inscrições para o vestibular do curso de Administração de Empresas, em São Paulo, estão abertas até o dia 03/05, às 18h!

Conheça mais sobre a Graduação FGV