Se você é curioso e gosta de mergulhar na história do Brasil, precisa conhecer o Vivência CPDOC. O projeto é organizado pela Casa Acervo, do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, que abriga aproximadamente 2 milhões de documentos textuais, iconográficos, sonoros e audiovisuais importantes para a sociedade brasileira, como registros de ex-presidentes e outras figuras públicas.
E para compartilhar um pouquinho de como é vivenciar o dia a dia no FGV CPDOC, a Casa Acervo promove um evento para que estudantes do Ensino Médio possam entender como é preservar e organizar um acervo histórico, através de atividades semelhantes às desenvolvidas por estagiários e pesquisadores dedicados ao local. O projeto tem como proposta proporcionar uma experiência prática, próxima à rotina que os estudantes de Ciências Sociais vivenciam durante a graduação na FGV, que também é oferecida pelo Centro.
Quando acontecerá?
O evento acontece duas vezes ao ano, uma vez por semestre, na Casa Acervo e no prédio do acervo que fica conectado a ela. É uma oportunidade única para os participantes conhecerem o local no qual estão guardados importantes documentos históricos e a sala de trabalho onde ocorrem atividades de preservação e organização. A próxima edição será no dia 20/06/2024, de 14h às 17h.
Programação
Com atividades interdisciplinares, combinando História e Ciências Sociais, os estudantes participantes são guiados pela coordenadora do Programa de Arquivos Pessoais, Daniele Amado, e pela coordenadora da Documentação, Carolina Alves. O local conta também com a atuação de estagiários de diversas áreas de conhecimento.
O evento é planejado para oferecer uma experiência completa que inclui:
O grupo é recebido na Sala Educativa, onde conhece um pouco da história do FGV CPDOC e do acervo histórico composto por arquivos pessoais de políticos e cientistas sociais.
Em seguida, os participantes são levados ao prédio do acervo e são apresentados ao universo da preservação e guarda de documentos históricos.
Por fim, mão na massa! Na Sala de Trabalho, aprendem sobre as etapas de organização e disponibilização dos documentos ao público, incluindo higienização, produção de arranjo, classificação e inserção de metadados na base de dados. Assim, os estudantes podem aflorar as suas percepções em relação à importância da memória e sua aplicação social.
Vestes e acessórios apropriados!
Durante as atividades práticas, os participantes utilizam luvas, máscaras e roupas especiais, conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Nos acervos, eles têm uma dupla função: proteger os profissionais de possíveis sujidades, assim como colaborar para a preservação dos documentos.
Acesso a áreas restritas
Um dos pontos principais do roteiro do Vivência CPDOC é a hora de visitar as áreas restritas do acervo. Os participantes têm a chance de entrar no espaço de guarda dos documentos, que abrem e fecham se semelhando a cenas de filmes! Também irão entender como funciona o sistema de preservação e conservação.
Como posso participar?
Não é necessário ter conhecimento prévio para participar do Vivência CPDOC. O cadastro é feito individualmente pelos estudantes interessados, promovendo a interação e troca de experiências entre alunos de diferentes escolas, que, além de permitir conhecer pessoas novas, ajuda a aprimorar o senso de trabalho em equipe.
Clique aqui e veja como foi a programação do último Vivência CPDOC.
Quem sabe você não encontra a sua futura profissão no mundo dos acervos históricos? Inscreva-se aqui.