Com certeza você já ouviu sobre o Setembro Amarelo na internet, na TV ou na escola/faculdade. Mas e a importância da campanha? Já te contaram? 

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização essencial para quebrar o silêncio e os tabus em torno da saúde mental, a fim de incentivar as pessoas a discutirem o assunto, identificar sinais de alerta e oferecer apoio para quem está em risco. 

Em uma iniciativa de grande relevância, os alunos da Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) visitaram o Colégio Estadual Erich Walter Heine, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para apresentar a cartilha "Lei 14.811/2024: aspectos jurídicos e psicológicos sobre bullying no ambiente escolar". O documento, desenvolvido no Field Project da FGV e laureada com o título de "Destaque 2024.1", foi o projeto vencedor em uma votação aberta, reconhecida por seu impacto e profundidade. 

Produção do material

Na produção da cartilha, os alunos buscaram referências nos mais recomendados artigos acadêmicos e entrevistando uma coordenadora de escola pública para entender como o bullying se manifestava no dia a dia escolar. Além disso, contaram com o apoio de professores da FGV para reunir o arcabouço jurídico que fundamenta a cartilha.  

alunos apresentando

Uma conferência com os alunos foi conduzida pela professora da FGV e advogada Maíra Fernandes, a fim de aprofundar as implicações penais da nova legislação contra o bullying.  

Palestras realizadas

As palestras realizadas em dois turnos, com aproximadamente 160 alunos, não apenas informaram sobre o que é o bullying e suas consequências jurídicas, mas também abriram espaço para que os alunos presentes ao Colégio Estadual Erich Walter Heine compartilhassem experiências pessoais e refletissem sobre alternativas para enfrentar esse problema. Participaram da apresentação, além do supervisor Roberto Pio Borges, os alunos Ana Clara de Souza Teixeira, Arthur Dias Leite, Felipe Romero Villar, Giovanna Moraes Santos da Silva, Marcelo de Souza Barbosa Filho, Paulo Henrique da Silva e Rafaela Porto Candeias. 

pessoas apresentando trabalho

O material também foi apresentado no Ginásio Experimental Tecnológico, Professor Ari Marques Pontes, fomentando um debate em diferentes espaços educacionais. 

Houve ainda uma apresentação para a equipe de funcionários da FGV Direito Rio ministrada por Rafaela Porto Candeias e pelo supervisor, Roberto Pio Borges. 

Importância da Conscientização

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bullying é um dos principais fatores de risco para que crianças e adolescentes atentem contra a própria vida. Estima-se que jovens que sofrem bullying têm quase duas vezes mais chances de apresentar pensamentos autodestrutivos.  

A conscientização e prevenção de práticas de bullying são fundamentais para a criação de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, que valorize a dignidade e o bem-estar de cada estudante. 

“Com providências simples, como uma linha direta entre alunos e professores, já é possível fazer a diferença! É hora de nos mobilizarmos para evitar mais tragédias.”, destacou o psicólogo Roberto Pio Borges, que supervisionou o trabalho dos alunos. 

Para acessar a cartilha, clique aqui

Para entender mais e conhecer os Field Projects da FGV Direito Rio, clique aqui e leia o post especial sobre o tema. 

Conheça mais sobre a Graduação FGV