Carimbar o passaporte para um intercâmbio já é o sonho de muitos alunos que chegam por aqui na Graduação FGV. Mas além desses programas, se você acompanha nosso blog, sabe que ainda existem diversas oportunidades de imersões!

Uma delas é a Imersão em Governança Global da Escola de Relações Internacionais, a FGV RI. E é sobre ela que vamos falar nesta matéria. Estão prontos para viajar para Áustria e Suíça conosco? Apertem os cintos, coloquem suas poltronas em posição e olhe para as janelas: é hora de decolar para a Europa!

 

Antes de desembarcar nos destinos, é preciso entender os objetivos da viagem! Durante a excursão de 10 dias, que passa pelas cidades de Viena e Genebra, os alunos participam de visitas e reuniões nas sedes de grandes organizações e escritórios internacionais, como as que integram o Sistema ONU:

  • Palácio das Nações: sede europeia das Nações Unidas
  • Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • Escritório do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) 
  • Organização Mundial do Comércio (OMC)
  • Escritório das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento (UNODA)
  • Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR)
  • Organização Mundial do Trabalho (OIT)
  • Instituto das Nações Unidas para Pesquisas sobre Desarmamento (UNIDIR)
  • Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)
  • Comitê Preparatório para a Organização do Tratado de Proibição de Testes Nucleares (PrepCom-CTBTO)

E as Organizações Não-Governamentais:

  • Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (ICAN)
  • Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV)
  • World Business Council for Sustainable Development (WBCSD)
  • Vienna Center for Disarmament and Non-Proliferation (VCDNP)

 

O objetivo das visitas é aprofundar os conhecimentos dos alunos sobre as instituições, que são as principais envolvidas na governança global. Do desenvolvimento econômico à cooperação e da segurança internacional à assistência humanitária. É através das reuniões que eles entendem mais sobre os desafios e metas de cada uma. Além de, é claro, ficarem por dentro das possibilidades de atuação dentro das organizações.

 

Grupo de alunos FGV

Grupo de alunos FGV

 

Os grupos desse ano viajaram entre janeiro e fevereiro e os alunos Pedro Boniatti, Guilherme Pinheiro e Mariana Coliath compartilharam um pouco de como foi essa experiência.

É hora de descobrir um pouquinho de como foi esse roteiro!

 

Grupo de alunos FGV

 

Em Viena, durante a reunião na Agência Internacional de Monitoramento de Teste de Armas Nucleares, o Pedro pôde ir a campo para entender como funciona o centro. Ainda no mesmo dia, ele participou de um encontro na Agência Internacional de Energia Atômica:

O prédio é bem bacana, é bem moderno e é bem legal ter uma noção do quão internacional é a instituição. Tem gente de vários lugares e que falam vários idiomas.”

 

Grupo de alunos FGV

Grupo de alunos FGV

Grupo de alunos FGV

 

Além de aprender sobre resolução de emergências e testes de armas, o Pedro visitou o acervo da ONU e conversou sobre o papel do Brasil nas questões nucleares. Para completar, a turma ainda participou de uma troca sobre carreira diplomática com o embaixador brasileiro. 

 

Grupo de alunos FGV

 

O Pedro gravou um vlog para o nosso TikTok contando mais detalhes sobre o que aprendeu durante a imersão. Confira aqui.

O Guilherme pretende seguir carreira acadêmica e visitar o Instituto de Pós-Graduação, o Geneva Graduate Institute, em Genebra, foi superimportante para saber mais sobre as possibilidades de estudar no exterior! Lá, o Guilherme e seus colegas entenderam mais sobre os processos de aplicação para Mestrado e Doutorado na instituição e conheceram as oportunidades de viver na Suíça e trabalhar nas organizações internacionais.

Grupo de alunos FGV

 

"A Imersão em Governança Global é um programa extremamente enriquecedor porque nos abre portas para conhecermos mais sobre esses organismos e criarmos redes de networking. Mas mais do que isso, conhecer futuras trilhas profissionais e possibilidades de emprego relacionadas ao âmbito das Relações Internacionais.”

 

Grupo de alunos FGV

 

A Agência da ONU para Refugiados, a Agência da ONU do Trabalho e a Missão Permanente do Brasil foram outros locais visitados por ele. E para ver mais de pertinho como foi para o Guilherme participar dessa viagem, é só ir assistir aqui ao vlog no nosso TikTok

Já a Mariana compartilhou ainda mais detalhes sobre as reuniões com os membros das organizações. Em um dos encontros, na OMS, ela aprendeu sobre os desafios políticos para a erradicação de doenças, como a poliomielite.

“Eles explicaram para a gente uma coisa muito legal. Os atuais desafios da organização não são mais técnicos. Eles já têm a condição técnica de erradicar essas doenças ou, pelo menos, controlá-las, o que falta é conseguir superar os desafios políticos, como, por exemplo, obter acesso aos países. Muitos deles, devido a soberania, não permitem a entrada da OMS ou não disponibilizam as informações necessárias para que a organização faça bem o seu trabalho”.

Grupo de alunos FGV

Grupo de alunos FGV

 

Na visita a ICAN, International Campaign to Abolish Nuclear Weapons, a turma discutiu o papel da sociedade civil na criação de normas globais para contribuir na política nuclear global. Já na reunião no Escritório do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, a Mariana aprendeu sobre o funcionamento do trabalho da agência ao redor do mundo.

Grupo de alunos FGV

Grupo de alunos FGV

Na parte 1 do vlog gravado por ela, conhecemos um pouco de um dos prédios históricos de Genebra, o Palais des Nations, que já foi sede da Liga das Nações, a precursora da ONU. Confira aqui.

E a bateria de reuniões não acabou por aí. A Mariana também visitou a Organização Mundial do Comércio, a OMC, onde aprendeu sobre o papel da organização na regulamentação global. Na Agência da ONU para o desarmamento, ela teve uma reunião superprodutiva, na qual conversaram sobre o banimento do uso de minas terrestres.

Falando nisso, no caminho para a visita, a turma conheceu de perto o monumento “Cadeira Quebrada”. A escultura simboliza as vítimas das minas plantadas na terra e incentiva a campanha pela eliminação dessas armas. Ela foi feita pelo artista Daniel Berset e construída pelo carpinteiro Louis Genève.

Grupo de alunos FGV

 

E olha só a galera lá no tour guiado no Palácio das Nações!

 

Grupo de alunos FGV

 

Reparou como o teto é incrível? É uma obra do artista espanhol Miquel Barceló! É a sala do conselho de Direitos Humanos. A cúpula decorada pesa 33 toneladas e representa o fundo do mar.

“As diferenças das cores representam tipos de pessoas e espécies que convivem, juntas, em harmonia, apesar das diferenças!”

 

Grupo de alunos FGV

 

Um zoom nos detalhes ?:

 

Grupo de alunos FGV

 

Isso tudo você pode acompanhar na parte 2 do vlog gravado para o TikTok! Veja aqui.

A programação em Genebra e Viena faz parte da disciplina eletiva Oficina Profissional I - Imersão em Governança Global, que conta com alunos do 6º e 4º semestre da graduação. A professora Nathalia Sandoval é responsável pela primeira turma, de alunos do 6º período, e o professor Oliver Stuenkel, pela segunda turma, de alunos do 4º período!

Se você está em busca de mais informações sobre a carreira de Internacionalista, já deve saber que a formação permite que você atue em diversas áreas, como:

  • Empresas multinacionais
  • Mercado Financeiro
  • Consultorias de Risco Político
  • Setores públicos
  • Marketing e Comunicação
  • Acadêmico e pesquisa
  • ONGs
  • Organismos Internacionais

E, sobre os últimos setores da lista, entender o papel dessas organizações, que trabalham em todo o mundo com diversas questões importantes, como a paz, os direitos humanos, a economia e a saúde, é fundamental na formação do profissional dessa área. Através dessa imersão, nossos alunos têm o privilégio de entrar em contato com quem, na prática, trabalha para resolver os problemas globais e tomar decisões que impactam o mundo inteiro!

 

Para saber mais sobre a graduação em Relações Internacionais ou conhecer todos os nossos cursos, acesse o portal do Vestibular FGV.

Conheça mais sobre a Graduação FGV