Oficinas interativas de experimentação da Matemática; minicursos, gincanas com apresentação oral e prática; palestras e mesas temáticas foram as diferentes opções que o Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (FGV CDMC) promoveu no mês de maio, no Guarujá - SP, no "6º Encontro Seleção de Talentos FGV CDMC".

Voltado para alunos de destaque do 2º e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas das redes federias, estaduais e municipais do Estado de São Paulo, o evento reuniu 50 alunos de 19 municípios. Além disso, estimulou o estudo da Matemática e aumentou a integração da FGV com os alunos de alto rendimento nas áreas de matemática e afins.

De acordo com a aluna, Laura Souza Mantuani, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Trujilo, o evento foi muito bem preparado, desde as aulas até o local escolhido. “As aulas foram maravilhosas, ótimos professores, ótimos conteúdos, a gincana foi bem divertida, os exercícios eram complexos, mas quem não gosta de um bom desafio”, disse ela.

O corpo docente contou com professores da Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp), Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), além de docentes de outras locais. Débora Bezerra Libório, professora Universidade Presbiteriana Mackenzie, acredita que um ponto alto do encontro foram as palestras, pois a maioria dos assuntos abordados não são assuntos estudados em escolas. Dessa forma, os alunos tiveram contato com por exemplo, matérias dadas apenas no ensino superior. Isso acaba aguçando a curiosidade e despertando-os para o estudo.

FGV

Tanto Laura quanto Débora gostaram muito das aulas. A professora adorou as oficinas e a aluna destacou as aulas por ser fã de matemática. “Eu particularmente gostei de todas as aulas, mas como sou apaixonada por matemática isso já era de se esperar, então acredito que a que mais me chamou atenção foi a de direito, com o professor José Luiz Nunes (FGV Direito Rio), isso porquê eu me interessei muito pelo assunto e pela abordagem do professor”.

Sobre o CDMC

Vocês já ouviram falar do Programa "Seleção de Talentos" do FGV CDMC? O Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências tem um projeto para trazer os melhores alunos das escolas públicas de todo o Brasil para estudar na FGV, no Rio de Janeiro.

A ideia é valorizar o mérito dos estudantes e dar oportunidade para quem se destacou. O objetivo é formar um time qualificado para serem os futuros líderes que o nosso país precisa. Então, se você é um craque na escola pública e sonha em estudar na FGV, fica ligado nessa oportunidade.

O processo inicia com o convite a alunos selecionados dentre os medalhistas em olimpíadas nacionais e alunos destacados do ensino médio para participar do vestibular em algumas Escolas da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro. Os alunos selecionados deverão estar concluindo o ensino médio no ano em que prestem vestibular na FGV ou ter se formado no ano anterior.

Ficou interessado em fazer parte dessa turma de talentos?

Para mais informações, entre em contato com o e-mail cdmc@fgv.br.

Para saber mais sobre o Programa, acesse o site.