Atenção, senhores passageiros, o embarque para a melhor experiência da sua vida vai começar! 😎

Mas antes, confira seu passaporte e tenha em mãos algumas dicas infalíveis para aproveitar ao máximo essa vivência! A Yandra Gabrielle Gonçalves, do 6º período da graduação na Escola de Administração Pública e de Empresas, a FGV EBAPE, voltou do intercâmbio na Universität St.Gallen, na Suíça, com uma bagagem extra de aprendizados.

E para ajudar quem ainda vai embarcar nesta aventura, ela compartilhou algumas dicas preciosas para os futuros intercambistas. Então, pega um bloquinho ou abre uma lista no seu celular para anotar os conselhos da nossa veterana!

 

🤔 Pense nos seus objetivos profissionais antes de escolher a faculdade:

Quais caminhos você pensa em seguir na sua carreira? Ao escolher a faculdade para o seu intercâmbio, considere as opções que combinem com você e que sejam fortes nas áreas que quer se desenvolver no futuro.

Não adianta você ser uma pessoa criativa, que gosta da área de Marketing, por exemplo, e querer uma faculdade que é super da lógica, da matemática e das finanças. Você não vai se dar bem lá. Então, veja se a universidade se encaixa nos seus padrões!”

FGV

 

📝 Faça uma lista de objetivos antes de embarcar:

O que você pretende conquistar durante essa experiência internacional? Coloque no papel seus objetivos pessoais e profissionais. Quais cidades você quer conhecer durante o intercâmbio? Quais atividades gostaria de participar? Separando seus desejos fica mais fácil se organizar para garantir que todos sejam cumpridos durante o tempo fora do Brasil.

FGV

 

🙋‍♀️ Faça amizades com outros intercambistas:

Diversifique sua rede de amizades para além dos brasileiros. Não só para consolidar o seu aprendizado da língua estrangeira, mas para aproveitar por completo essa experiência multicultural que o intercâmbio te possibilita!

FGV

 

💬 Coloque-se em situações que proporcionem treinar mais o idioma:

Que tal participar de aulas de conversação na faculdade? E se na hora de montar um grupo de trabalho, você se juntar com pessoas diversificadas e não apenas com os brasileiros que estarão na mesma turma? Isso também vai reforçar o seu entendimento do idioma. Procure ir as atividades extracurriculares, vá a eventos e esteja atento as oportunidades.

FGV

 

😉 Aproveite seu tempo sozinho (a):

“Quem é você sem as suas influências diárias?”

Para entender mais as emoções, a Yandra começou a escrever um diário sobre os acontecimentos. Ter o registro dos seus sentimentos servirá não só como uma lista de lembranças dessa experiência, mas uma forma de autoconhecimento. Se você não gostar muito de escrever, que tal gravar vídeos?

 

🏠 Vai dividir um apartamento ou um quarto? Organize as tarefas desde o começo:

Regras de convivência são importantíssimas! Para evitar problemas, não se esqueça de definir as normas da casa em conjunto: limpeza, organização, horários. Deixe tudo combinado para ninguém se sentir sobrecarregado com os afazeres domésticos! Além de contar com um amigo para todas as horas durante o intercâmbio, você poderá conhecer mais sobre outra cultura, aprender um novo idioma e, nos feriado, fazer uma visita ao país do seu colega.

Fazer amizades com os seus roommates faz toda a diferença na experiencia compartilhada.”

FGV

 

🤾‍♂️  Faça atividades físicas:

Nada melhor para manter a sua saúde mental e corporal, certo? Aproveite esses momentos para conhecer mais pessoas e, é claro, se manter ativo!

 

🎯  Lembre-se que você precisa estudar e buscar os seus objetivos:

Equilibre viagens e estudo! Seu intercâmbio faz parte da sua jornada acadêmica e profissional e é fundamental continuar ativo na sua graduação para alcançar os objetivos para sua futura profissão. Sabe a primeira dica sobre os objetivos? Então, pense em como o intercâmbio pode te ajudar nessa missão e corra atrás.

FGV

 

🍝  Aprenda a cozinhar e leve produtos do Brasil:

Já tem data marcada para embarcar? Se organize para tentar aprender o básico da cozinha antes de viajar! Peça para seus pais ou algum amigo ensinar receitas práticas e rápidas! E não se esqueça de aprender também como preparar os seus pratos favoritos. Acredite: isso irá salvar a sua rotina durante o intercâmbio.

Comer na rua é mais caro. Fazer comprar é sempre mais em conta!

E falando em comida, é um fato: você vai sentir falta da comida brasileira! Por isso, a dica é levar alguns produtos. Só fique de olho no peso da mala! Coloque esses itens na sua lista de necessidades para o intercâmbio. A Yandra, por exemplo, sentiu muita falta de comer farofa e tapioca, mas acabou esquecendo que poderia ter levado alguns pacotinhos na bagagem!

 

E, por último, mas muito importante:

💙 É normal sentir falta de casa!

Sentir saudades da família, dos amigos, dos animais de estimação e, até mesmo, da sua rotina no Brasil faz parte da experiência no exterior. Não se sinta mal por querer estar em casa. Permita-se sentir! E não se esqueça que vai passar. Aproveite a tecnologia para ficar perto mesmo que de longe: faça chamadas de vídeo, converse pelo WhatsApp, ligue quando precisar. Mas, caso a saudade esteja te fazendo muito mal, não hesite em buscar uma ajuda profissional!

 

E aí, tudo pronto para decolar para uma jornada incrível?

 

E se você curtiu os conselhos da Yandra e quer se preparar ainda mais para o intercâmbio, temos certeza de que vai gostar de ler essas matérias:

Conheça mais sobre a Graduação FGV