A gente sabe que estudar para o vestibular é um processo que demanda muitas leituras simultâneas em diferentes temas. Por isso, a FGV resolveu te dar um empurrãozinho nesse processo, disponibilizando vários exemplares gratuitos que podem te auxiliar nos estudos para a prova.

No total são 152 obras nos mais variados temas como atualidade, geopolítica, direito, história e sustentabilidade, veja aqui.

Selecionamos algumas obras, dentro do tema de História, para te auxiliar nos estudos:

 

21 anos de regime militar: balanços e perspectivas

Transferido o poder militar para os civis, ou mesmo antes, quando se negociava a transferência desse poder, todas as mazelas do país foram tributadas "àqueles 20 anos" de autoritarismo. Esse modo de sentir ficou bem registrado nos diálogos de nosso cotidiano e foi consagrado no carnaval de 1986 no samba-enredo da escola de samba Império Serrano, que assim expressava um desabafo que era comum a muitos brasileiros.

Para ler o livro, acesse o site.

 

A nação faz 100 anos: a questão nacional no Centenário da Independência

Quando se fala em 1922, ano mítico da história brasileira, imediatamente se pensa na Semana de Arte Moderna, na fundação do Partido Comunista Brasileiro e na Revolta Tenentista do Forte de Copacabana. A comemoração do Centenário da Independência quase nunca é mencionada, a não ser em citações passageiras em enciclopédias e livros didáticos. Omissão séria, mas justificada pela suspeição que essas comemorações coletivas, por sua aparência artificial, despertavam na comunidade de historiadores. Preconceito este superado pelo trabalho de Mona Ozouf, sobre as festas da Revolução Francesa, onde é destacada a mobilização social que essas celebrações provocaram, atestada pela massa de relatórios, discursos, projetos e propostas que lhes foram dedicados.

Para ler o livro, acesse o site.

 

A República na Velha Província

O tema central deste livro é o Estado do Rio de Janeiro na Primeira República. Em um país como o Brasil, em que a extensão territorial tem dimensões quase continentais, estudos de políticas regionais têm grande importância para a compreensão das complexas relações entre o poder central e os estados. Esses estudos permitem ampliar o conhecimento das formas como se deram as mudanças na estrutura política social, assim como ajudam a perceber como se dá a identificação dos diversos grupos e classes com a nação. Visto dessa perspectiva. o enfoque regionalista supõe a utilização de fontes de informação variadas e de equipamento conceitual refinado.

Para ler o livro, acesse o site.

 

As instituições brasileiras na Era Vargas

Esta coletânea reúne trabalhos de especialistas brasileiros - historiadores, sociólogos, economistas e cientistas políticos - com vasta experiência no exame da recente história política do Brasil, em especial no que diz respeito ao período Vargas. O livro dá ao leitor, brasileiro e estrangeiro, uma oportunidade inédita de encontrar em uma mesma obra, artigos que enfocam de maneira didática e concisa, as questões mais relevantes da vida política brasileira durante a Era Vargas.

Para ler o livro, acesse o site.

 

Brasil e Portugal: ditaduras e transições para a democracia

A obra inclui parte substancial das intervenções do Congresso Internacional “Brasil/Portugal: Ditaduras, Transições e Democracias” (realizado em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, entre 6 e 10 de Abril de 2015).

Resulta da colaboração de investigadores brasileiros, portugueses, uruguaios e espanhóis, ligados à historiografia e à sociologia, à ciência política e aos estudos europeus, da comunicação e artísticos. São catorze textos dedicados a análises acerca das ditaduras, das transições e suas consequências para a democracia em Portugal, Espanha, Brasil e noutros Estados do Sul da América.

Para ler o livro, acesse o site.

 

Democracia em foco: um balanço dos desafios da trajetória política brasileira

O livro é uma rica coletânea que reúne cientistas políticos, economistas, historiadores e sociólogos no propósito de problematizar a trajetória do regime representativo no Brasil e discutir os atuais desafios da democracia no país. A linguagem acessível do texto não poderia ser mais pertinente para o grande público, sedento pelas avaliações e prospecções dos especialistas neste momento crítico da vida política brasileira.

Para ler o livro, acesse o site. 

 

Em busca da Idade de Ouro: as elites políticas fluminenses na Primeira República (1889-1930)

Um balanço da produção historiográfica sobre a natureza dos conflitos políticos e o papel do Estado na Primeira República nos permite detectar duas tendências básicas. A primeira sustenta que o Estado não se define como representante de classes ou de grupos de interesses dominantes na sociedade, mas como um ato político que representa a "si mesmo", ao mesmo tempo em que articula grupos e/ou classes sociais, possuindo assim um conteúdo, marcadamente, patrimonialista. No plano das disputas políticas, a cooptação com base no clientelismo tenderia a predominar sobre formas clássicas de representação de interesses.

Para ler o livro, acesse o site.

 

Militares e política na Nova República

Este livro reúne entrevistas com os principais chefes militares da Nova República, período iniciado em 1985 com o fim do regime militar, que durante 21 anos teve a instituição militar no centro do poder. Nosso objetivo é compreender como os militares vivenciaram a transição para um governo civil subordinado a regras democráticas e de que forma se têm inserido na nova ordem política, que a partir de então vem sendo construída.

Para ler o livro, acesse o site.  

 

Regionalismo e centralização política: partidos e constituinte nos anos 30

O presente trabalho é o resultado de um projeto de pesquisa realizado no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC) do Instituto de Direito Público e Ciência Política (INDlPO) da Fundação Getulio Vargas, entre janeiro de 1977 e fevereiro de 1979. A equipe responsável pelo projeto - "Política, partidos e Constituinte nos anos 30" - integrava o Setor de Pesquisa daquele centro, fazendo parte de um grupo de trabalho maior, cujo objetivo era o desenvolvimento de estudos monográficos de história política que cobrissem o período do governo Vargas que vai de 1930 a 1937. Tratava-se, portanto, de ter como foco de análise estes sete anos plenos de instabilidade e diversidade política, que a historiografia tende a nomear como o período do pré-37, ou seja, como o momento que "antecede" ao Estado Novo.

Para ler o livro, acesse o site.

 

Repensando o Estado Novo

Poucas fases da história do Brasil produziram um legado tão extenso e duradouro como o Estado Novo. Em função das transformações ocorridas no país, o período tornou-se referência obrigatória quando se trata de refletir sobre estruturas, atores e instituições presentes no Brasil de hoje.

Para ler o livro, acesse o site.

 

Saudades do Brasil: a era JK, fotografia, cinema, vídeo, arqueologia contemporânea

Os ideais de construção de uma nação desenvolvida, moderna e democrática, somados a um sentimento de esperança e otimismo, consagraram os "anos JK", hoje evocados como tempos dourados. Revisitar essas lembranças através das imagens produzidas na época não significa uma simples volta saudosista ao passado, em contraposição ao ceticismo e à desesperança hoje sentidos por todos nós. Pretende-se refletir sobre a construção desse mito dos "bons tempos", revelando não só a simbologia dos valores e ideais da época, mas também as tensões e contradições omitidas pelo poder seletivo da memória.

Para ler o livro, acesse o site.

 

Três décadas de reforma constitucional: onde e como o Congresso Nacional procurou modificar a Constituição de 1988

O debate promovido pelos estudos que focam no modelo adotado no Brasil oferece um campo fértil de pesquisa. Há contradição entre a extensão e as reformas constitucionais? Supondo que o interesse é uniforme, a lógica é que as propostas de modificação também sejam uniformes, não tendo uma concentração em determinada seção, capítulo ou título da Constituição.

Para ler o livro, acesse o site.

 

Fique atento para os próximos conteúdos com indicações de livros e boa leitura!

Para saber mais sobre a Graduação FGV, acesse o portal do vestibular.

Conheça mais sobre a Graduação FGV