Estudar em uma instituição que conecta teoria e prática faz toda a diferença para quem busca uma carreira de impacto. A Graduação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) oferece diversas oportunidades de vivências reais no mercado, preparando seus alunos para os desafios do futuro.
Um exemplo disso é a disciplina “Innovative Solutions for the Circular Economy through Innovation and Entrepreneurship in Brazil”, que recentemente levou 20 estudantes do curso de Administração de Empresas para uma visita à Ambipar, em Nova Odessa (SP). O grupo contou com a participação de cinco alunos da Itália e da Alemanha e foi acompanhado pelas professoras Luciana Hashiba e Cristina Sartoretto.
Aprendizado na prática: inovação e sustentabilidade
O principal objetivo da disciplina é desafiar os alunos e alunas a desenvolverem soluções inovadoras para a transição à economia circular. Durante o curso, os estudantes trabalham diretamente com empresas, startups e cooperativas, explorando diferentes perspectivas do setor ambiental.
Mas, afinal, o que é economia circular?
A economia circular é um modelo que busca reduzir desperdícios e maximizar a reutilização de recursos, promovendo reciclagem, regeneração e reaproveitamento de materiais. Diferentemente da economia linear, que segue o ciclo extrair, produzir, consumir e descartar, a economia circular propõe um fluxo contínuo, mantendo os produtos e materiais em uso pelo maior tempo possível.
Se você quer entender como a economia circular já faz parte do seu dia a dia, confira alguns exemplos:
👖 Moda sustentável: marcas que utilizam tecidos reciclados ou oferecem programas de recompra e revenda de roupas usadas.
🚗 Indústria automotiva: empresas que reaproveitam peças de veículos antigos na produção de novos.
🚲 Economia do compartilhamento: aluguel de bicicletas, carros e ferramentas para reduzir a necessidade de produção de novos itens.
🛍️ Embalagens retornáveis: supermercados e empresas que incentivam o uso de embalagens reutilizáveis para reduzir plásticos descartáveis.
Experiência transformadora na FGV EAESP
Segundo a professora Luciana Hashiba, a experiência trouxe um aprendizado inovador para os futuros gestores:
"Tivemos uma semana muito rica, com o objetivo de tocar mentes e corações dos futuros gestores das organizações sobre a importância de inovar de forma responsável, aberta e colaborativa. Os alunos também visitaram o Cazoolo, a Natura, puderam ouvir o pessoal do Sebrae for Startups, IPT Open e Retalhar, e sobre o CCD Circula do qual o FGVin - Centro de Inovação da FGV EAESP participa ativamente com iniciativas como esta, uma experiência "eye opening", como dito por um dos alunos! Aliás, aplicar princípios de experiential learning em imersões como esta traz inovação para a educação para Economia Circular, missão do CCD Circula!"
O diferencial da FGV EAESP está em oferecer uma formação baseada na prática, com experiências que desenvolvem as habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
Se você quer se preparar para um futuro inovador e sustentável, estudar na Graduação da FGV EAESP pode ser o primeiro passo.
Para conhecer a FGV EAESP, acesse o site.