Ah, a França! Um país que inspira pessoas de diversas partes do mundo com a sua cultura. E se você pudesse viver seis semanas de imersão em Paris? Essa é uma das opções de intercâmbio oferecidas pela FGV.

Todos os anos, as Escolas de graduação da FGV do Rio de Janeiro e São Paulo selecionam alunos de diferentes cursos para uma conexão na Universidade Paris-Sorbonne. O objetivo é que eles desenvolvam suas percepções de tempo e espaço, ideias e mudanças estéticas dentro do contexto do imaginário europeu e, é claro, pratiquem o idioma e conheçam de perto o dia a dia local.

Salle des Actes na Sorbonne

“O intercâmbio FGV Sorbonne é uma oportunidade única e absolutamente edificante. É maravilhoso poder ter aulas com professores da Sorbonne Université que são renomados e altamente instruídos a respeito de temas distintos, complementares e tão relevantes para nossa formação!” (João Lucas Duim, aluno da FGV EMAp)

Conhecendo a Comédia Francesa

Durante o intercâmbio, os alunos também visitam teatros, óperas, concertos, a cinemateca francesa e até mesmo castelos, dependendo da programação proposta para o período que embarcam nessa jornada.

Alunos FGV em Sorbonne

Uma paradinha no Castelo de Chambord

Imagina voltar para casa com uma bagagem dessas!

 

E como é o processo seletivo?

Os alunos devem estar cursando do 3º ao 6º período na graduação presencial em uma das Escolas da FGV que fazem parte do programa no Rio de Janeiro e São Paulo. O CR e avaliação comportamental são grandes diferenciais na escolha dos integrantes do grupo.

Além disso, os interessados terão a proficiência em francês avaliada para que possam compreender e viver a experiência em Paris familiarizados com o idioma. E olha que legal: a FGV oferece um curso gratuito de francês! O aluno pode se candidatar para participar antes do início do processo seletivo para a Sorbonne. Mesmo que você não conheça muito a língua, com dedicação, poderá ampliar as chances de ir bem na prova.

“Durante a etapa do Rio de Janeiro, as aulas de francês me auxiliaram a obter o certificado de proficiência no idioma, enquanto as aulas de cultura europeia expandiram meus horizontes, introduzindo-me a universos inexplorados - como música clássica, ópera, dança, arquitetura, e mitologia greco-romana. A experiência na Sorbonne, por sua vez, foi catártica. Em Paris, com o intermédio de professores da universidade, aprendi na prática e in loco o conteúdo estudado.” (Maria Eduarda Fonseca, aluna da FGV Direito Rio)

E vai uma dica para quem está chegando por aqui ou quer estudar na FGV e viver essa experiência: utilize as plataformas gratuitas de idiomas online para ir praticando! Assim, na hora de ingressar no curso de francês, esse conhecimento pode te ajudar a avançar alguns níveis.

Ao se inscrever no processo, o estudante também fará parte de outro curso no qual aprenderá mais sobre os aspectos da cultura europeia.

Incrível, não é? Além de tudo, a experiência e o domínio do língua podem abrir portas profissionais. A França é o primeiro empregador estrangeiro no Brasil, com várias empresas com sede por aqui.

“Frequentar a Sorbonne durante um período relativamente longo permite desenvolver uma rotina de estudos e se ambientar na cultura de aprendizado do país. Com isso, pude melhor definir meus planos de pós-graduação na França.“  (Guilherme Pinheiro, aluno da FGV Direito SP)

A FGV também possui muitos convênios instituições francesas, então o programa pode servir como primeiro passo no exterior. Para quem tem a intenção de fazer um mestrado ou doutorado no país, a vivência na Sorbonne pode facilitar o ingresso.

“A experiência do programa FGV-Sorbonne na França, foi uma das mais ricas da minha graduação. Não só pude aprender muito nas aulas que tivemos e melhorar o meu francês, como pude conhecer Paris e acessar diversos museus e espaços culturais com o benefício de ser uma estudante de História da Arte (temos gratuidade na entrada na grande maioria dos lugares). Além disso, houve uma preocupação com a ligação da cultura brasileira com a França a partir de aulas e atividades voltadas ao assunto, a oportunidade de conhecer e conversar com o diretor de cinema Marcelo Gomes e visitar a embaixada brasileira em Paris.” (Maria Eduarda N. Freire, aluna da FGV Direito SP)

Se você quer se tornar aluno da FGV, fique atento ao portal do Vestibular FGV. É só acessar a página do seu curso de preferência. Quem sabe você não aparece aqui no Blog descrevendo a sua viagem?

Conheça mais sobre a Graduação FGV