A Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE) tirou em primeiro lugar no Índice Geral de Cursos 2022 (IGC), divulgado pelo INEP/MEC. Com esse resultado histórico, a Escola manteve a a FGV alcançou na liderança nacional pelo 13º ano consecutivo, tendo seis Escolas no top 10.
Veja a matéria completa sobre o IGC, neste link.
E não é à toa que conquistaram o título de melhor Escola do Brasil. Em 2023, alcançaram o conceito máximo nas avaliações da Capes e no Enade. E, olha só, também renovaram e conquistaram acreditações internacionais de peso.
Para calcular o resultado, o IGC considera os seguintes aspectos:
- Média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs), do último triênio;
- Média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) da última avaliação trienal disponível;
- A distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino (graduação ou pós-graduação stricto sensu).
Esses e outros feitos são evidências do compromisso da Escola com uma atualização e evolução constantes, que a mantém inovadora, pioneira e líder ao longo dos anos.
A veterana Yandra Gabrielle Gonçalves, aluna do 7º período, deu uma entrevista para o Blog do Vestibular contando tudo sobre a sua experiência como é fazer parte da melhor do Brasil e os diferenciais da Escola, como por exemplo as entidades estudantis, os professores renomados e os programas de intercâmbio.
Confira abaixo a entrevista completa.
Quais os diferenciais da Escola?
Muitos alunos destacam o programa de intercâmbio como o grande diferencial da FGV EBAPE (o que de fato é incrível), mas acredito que um dos aspectos mais valiosos é o networking que a faculdade proporciona. Aqui, além de aprender com professores renomados e internacionais, você tem a oportunidade de estudar ao lado de futuros líderes empresariais – os próximos CEOs, CFOs ou COOs de grandes empresas.
O aprendizado não se limita à sala de aula, se estende às interações diárias com colegas e, principalmente, às atividades nas ligas apoiadas pela FGV EBAPE, como a FGValley (Liga de Empreendedorismo), a LACOM (Liga de Marketing Digital) e a FGV Jr. (Consultoria e Finanças). Nessas ligas, você aprende na prática o que é negociar, como se comunicar efetivamente, dar e receber feedback, e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
Quais os méritos da Escola foram fundamentais nesse resultado?
A nota 5 no IGC não é surpresa para nós, alunos. A FGV EBAPE merece essa avaliação, oferecendo uma série de experiências enriquecedoras. Um dos principais méritos é a diversidade internacional presente nas aulas. Atualmente, no meu último ano de faculdade, estou cursando disciplinas eletivas que são ministradas em inglês, com colegas de várias partes do mundo, incluindo França, Alemanha, Coreia do Sul e Estados Unidos. Esse ambiente multicultural me ajudou a superar o medo de falar inglês e agora participo de discussões complexas nesse idioma, ampliando minha visão global e habilidades de comunicação.
O que você acha da FGV EBAPE?
É uma instituição excepcional que não só proporciona uma educação de alta qualidade, mas também prepara seus alunos para os desafios reais do mercado de trabalho. A Escola se destaca pela sua abordagem prática e pelo apoio contínuo ao desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos. É um lugar onde a teoria encontra a prática, e onde somos constantemente incentivados a inovar e liderar. No entanto, a FGV EBAPE também é exigente. Aqui, não é apenas uma faculdade de Administração; é a faculdade de Administração, onde você pode alcançar grandes resultados na sua carreira, mas precisa se dedicar e se esforçar para isso.
Como são as suas experiências cotidianas na Escola?
Minha experiência cotidiana na Escola é rica e diversificada. Cada dia é uma nova oportunidade de aprendizado e crescimento. No meu segundo ano, lembro que estava sempre envolvida em diversas atividades, o que contribuiu muito para o meu desenvolvimento. As aulas são intensas e frequentemente seguidas de trabalhos práticos que nos desafiam a aplicar o conhecimento teórico em situações reais. Além disso, a experiência do FIELD no segundo ano, onde trabalhamos com empresas para desenvolver soluções para problemas reais, foi transformadora. No meu caso, colaborei com a Universal Music Group Brasil na área de Marketing, o que foi incrível.
A Escola também oferece um apoio fenomenal aos alunos. Em 2022, quando era vice-presidente da Liga de Empreendedorismo, queríamos trazer a Camila Farani para falar com os alunos. Precisávamos alugar o Centro Cultural FGV, e imediatamente o professor Bernardo Fajardo, juntamente com Natasha Nunes (coordenadora acadêmica) e Jussara Bezerra (analista de suporte acadêmico) nos forneceram todo o suporte necessário. Esse tipo de apoio reflete o quanto eles acreditam no potencial de seus alunos e nos incentiva a buscar sempre mais.
E aí gostou de saber mais sobre a Escola? Então para mais informações e detalhes do vestibular, acesse o site.