A criatividade é essencial para inovar e solucionar problemas, mas muitas vezes é associada apenas a carreiras em Entretenimento ou Marketing. No entanto, pensar criativamente é uma habilidade que está presente em operações do dia a dia de diversas áreas e pode ser determinante para alcançar resultados positivos.
Para explorar esse tema, perguntamos aos nossos alunos como eles utilizam seus lados criativos durante os cursos de graduação. Confira as respostas e inspire-se!
Aplicação prática do Direito
Para Mateus Fernandes, aluno de Direito, a criatividade já começa no aprendizado das disciplinas, por meio de métodos participativos que promovem a interação em sala de aula:
Essa abordagem permite que os estudantes exercitem o pensamento criativo, simulando situações que podem vivenciar, para lidar com as complexidades da profissão.
Estratégias inovadoras nas operações em Administração e Logística
Julia Amaral, estudante de Administração, destaca a importância de formular estratégias de negócios inovadoras, tendo a criatividade como uma grande aliada para se destacar no mercado de trabalho.
Os alunos membros da Liga de Logística da FGV, de São Paulo, explicam como essa abordagem se reflete no dia a dia da área de Logística:
“A logística está presente em todos os produtos e serviços que consumimos, muitas vezes sem que percebamos. Desde o transporte de mercadorias até a otimização de processos, toda a cadeia logística exige inovação e soluções criativas, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico.”
Palestra com Leonardo Perobelli, Transportation Director do Mercado Livre, que a Liga participou!
O time destaca que as perguntas certas são fundamentais para nortear operações:
“Usamos muito a criatividade para entender algo pouco questionado, o ‘como’. Como os produtos chegam até as prateleiras dos supermercados? Como uma entrega realizada em menos de 24 horas é possível? Como otimizar o transporte para reduzir custos e impactos ambientais?”
Soluções criativas em Ciência de Dados
Indo para áreas mais conhecidas por operarem com números e tecnologia, se engana quem acha que seus profissionais e estudantes não precisam ser criativos. O aluno João Felipe Vilas Boas, do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, compartilha que recorre ao pensamento criativo para realizar seus projetos:
“Inventar alguns algoritmos para resolver vários problemas, desde criação de rotas, trabalhar com grafos, dentre outras coisas, garantindo uma complexidade razoável e que seja viável para a implementação e para conseguir um bom resultado.”
Novos caminhos para trilhar a Economia
Não é diferente para Gabriel Percia, graduando de Economia. Ele destaca que a criatividade permite enxergar caminhos distintos que levam à resolução de desafios:
“Em programação, eu consigo botar um comando de várias formas diferentes. Com probabilidade, eu consigo usar várias fórmulas para chegar em um mesmo resultado numa questão.”
A forma de pensar cada detalhe pode fazer toda a diferença! Como você gostaria de transformar a sua área de atuação?
Confira a participação dos nossos alunos no TikTok da FGV.