Estimular a autonomia intelectual, o olhar crítico e a capacidade analítica são um dos objetivos do curso de Ciências Sociais. Para isso é necessária uma bagagem teórico-metodológica que dê conta dos instrumentos necessários de análise da sociedade, como o caso dos fenômenos políticos, sociais e culturais.

Para além do processo teórico de sala de aula, muitas mudanças ocorreram diante da evolução tecnológica e por conta da pandemia. Nas Ciências Sociais isso não foi diferente. Para isso, é necessário entender melhor como a área funciona e o que o faz o cientista social.

Ciências Sociais é a área que estuda origens, desenvolvimento, organização e funcionamento das sociedades e culturas humanas. O cientista social tem como foco a compreensão da estrutura e da dinâmica das relações estabelecidas na sociedade, seja na política, nas manifestações culturais, nos movimentos sociais ou nas relações internacionais.

Por esse motivo, é necessário um cientista social dentro de empresas, órgãos nacionais e internacionais, além dos ambientes já conhecidos, como a sala de aula e a pesquisa acadêmica. Também é possível a intercessão entre áreas, já que as Ciências Sociais são intercambiáveis com várias áreas de conhecimento, como Ciências Políticas, Comunicação Social, Antropologia e Filosofia.

Diante desse cenário múltiplo e diverso de conhecimento, a Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) oferece um curso com reconhecimento a nível internacional, que visa formar profissionais com sólida base humanista e competências para a prática da pesquisa social.

Confira abaixo uma matéria especial feita sobre o dia do Cientista Social, com uma pesquisadora do FGV CPDOC. A entrevista é uma homenagem do FGV Notícias a estes profissionais, tendo como foco, as transformações do cotidiano, visando o contexto da aceleração digital e da multiplicidade de carreiras.

Para ler a matéria completa, acesse o site.

 

Sobre o FGV CPDOC
casa acervo

A Escola de Ciências Sociais tem origem no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), um importante centro de pesquisa com foco em Ciências Sociais e História, criado em 1973.  A graduação é considerada como a 1ª melhor do Brasil segundo a última edição do Índice Geral de Cursos (IGC 2021). A avaliação, conduzida pelo INEP/MEC, considera mais de 2 mil Instituições de Ensino de todas as áreas do conhecimento no país.

É reconhecida por ser uma das instituições pioneiras na guarda de arquivos privados de personagens públicos, cujos registros contam a história política, econômica, social e cultural do Brasil, além da trajetória das relações internacionais do país.

Lá são encontrados arquivos dos mais diferentes tipos documentais, como por exemplo:

  • Correspondência de caráter oficial;
  • Relatórios;
  • Pareceres;
  • Discursos;
  • Despachos;
  • Atos;
  • Diplomas.

casa acervo

Hoje podem ser consultados de forma inteiramente digitalizada no Acervo CPDOC.

Por isso, além de ser um Centro de referência em conteúdo e arquivo, é precursor, ainda, na democratização do acesso ao conteúdo de seu acervo histórico.

Nessa linha, a ex-aluna Diana Rodriguez, revela seu enorme entusiasmo e alegria em ter estudado no FGV CPDOC. Poder estar em uma instituição de ponta como a FGV, tendo acesso a todos os recursos e oportunidades da Fundação, já é um fator decisivo. No entanto, segundo ela, o FGV CPDOC vai além, contando com um corpo docente muito bem-preparado e qualificado, mas também atencioso, o que transforma o ambiente de ensino e aprendizagem em um lugar propício para o desenvolvimento pleno das capacidades de cada aluno.

“Existe uma preocupação muito grande com uma formação multidisciplinar, o que eu não vejo em outros cursos de Ciências Sociais, ao mesmo tempo em que se consolida uma base muito forte do núcleo duro das Ciências Sociais. Ser aluna me abriu inúmeras portas e me permitiu pesquisar diversos temas que me interessavam, trabalhar com programação e análise de dados e me dedicar a projetos sociais e culturais extracurriculares”, disse ela.


Diferenciais do curso

Quem estuda no FGV CPDOC possui uma série de benefícios como a excelência no ensino e na pesquisa, além de uma infraestrutura ímpar e muito bem equipada. Veja abaixo, mais alguns diferenciais do curso.

  • Excelência - Nota máxima e o 1º lugar nacional no índice Geral de Cursos (IGC) nas duas últimas avaliações do MEC
  • Internacionalização - Intercâmbio acadêmico com renomadas instituições de ensino superior em todo o mundo
  • Interdisciplinaridade - Conhecimentos integrados nas áreas de História, Relações Internacionais e Humanidades Digitais
  • Pesquisa e extensão - Laboratórios de pesquisa, oficinas para práticas de ensino, estágios na Casa Acervo do CPDOC

Diana Rodriguez, destacou que o principal diferencial da Escola é a oferta de oportunidades multidisciplinares. Um exemplo são as disciplinas, porque podemos nos aprofundar em análise de dados e programação, história, audiovisual e outros temas para além dos eixos clássicos das Ciências Sociais. “A Escola, a meu ver, prepara muito bem para o mercado de trabalho, pois forma cientistas sociais mais completos, além de oferecer várias oportunidades de estágios variados na graduação, corroborando para uma formação ainda mais sólida”, disse ela.


Saiba mais sobre o FGV CPDOC, no site.

 

Conheça mais sobre a Graduação FGV