O que você espera ao iniciar uma graduação? Entrar na faculdade traz muitas expectativas. Provavelmente, o seu maior foco é explorar todas as possibilidades para se tornar um profissional altamente capacitado e seguir uma carreira de sucesso.
Mas será que os caminhos são iguais em todos os lugares? Como essa experiência pode se tornar ainda mais valiosa? Convidamos alunos da Graduação FGV para compartilharem o que eles nem imaginavam que era oferecido pela Fundação antes de ingressarem.
Vem saber o que surpreendeu a Leticia, o Rafael e a Verônica por aqui!
Infraestrutura
"Eu sou do programa do FGV CDMC, então vim convidado para a FGV, com bolsa. Sou de Curitiba e apenas conhecia a Fundação pelo nome. Não conhecia o lugar e eu posso dizer, com certeza, que a infraestrutura da Escola foi uma das coisas que mais me surpreendeu."
O Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências, FGV CDMC, iniciativa que o Rafael participa, é responsável pelo Programa Seleção de Talentos - que visa reconhecer estudantes com alto desempenho em olimpíadas nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Eles são convidados a participar do Vestibular FGV e, se aprovados para os cursos de graduação no Rio de Janeiro, podem receber bolsa integral, com auxílio alimentação e moradia.
E, ao chegar na cidade, o aluno conta que se impressionou com a infraestrutura e organização da Fundação: “tem tudo o que a gente precisa”.
Além do Rio de Janeiro, a FGV oferece cursos de graduação em Brasília e São Paulo. Na capital paulista, inclusive, a FGV inaugurou recentemente dois novos prédios. Confira, nos vídeos abaixo, as novas instalações das Escolas de Economia, Direito e Administração!
Cultura
Estar em um ambiente que estimula a sua evolução é primordial. Ao iniciar o seu curso de Economia, o Rafael se impressionou com a cultura de estudo dos alunos e compartilhou que isso o motiva a buscar sempre atingir o seu melhor.
Entidades
E uma ótima oportunidade para isso é poder colocar em prática o que aprende em sala de aula com as entidades estudantis.
“As entidades são organizações feitas pelos alunos e só tem gente ali ‘se puxando para cima’ para evoluir profissionalmente e academicamente”, completa Rafael.
A mesma percepção é compartilhada pela Leticia Tokuda, aluna de Administração de Empresas da FGV EAESP, em São Paulo, que, inclusive, tornou-se presidente do Diretório Acadêmico Getulio Vargas.
"Eu tinha conhecimento sobre a diversidade de entidades, mas não entendia, de fato, como era a experiência de desenvolver as habilidades que aprendemos em sala de aula. Achei muito interessante o incentivo da FGV de mostrar a importância dos ensinamentos e conhecimentos passados pelos professores e como utilizaremos no mercado. Através disso, consegui criar uma ampla gama de conhecimentos dentro da Fundação." - Leticia Tokuda - Aluna da Graduação FGV
Eventos
Para a Veronica Monteiro, graduanda em Ciências Sociais do FGV CPDOC, um dos destaques na experiência FGV são os eventos promovidos ou que contam com a participação da Fundação. Em 2024, a FGV sediará a Coordenação Nacional do G20 Brasil em que os alunos de graduação poderão ser voluntários.
“Em menos de um ano, tive a chance de conhecer personalidades influentes da sociedade, como o prefeito do Rio de Janeiro e diplomatas brasileiros. Se estivesse em outra instituição, talvez não tivesse essas oportunidades”, reflete.
Bolsas científicas
“A FGV oferece inúmeras oportunidades, como bolsas científicas. Fui aceita em uma bolsa PIBIC extraordinária.” Veronica Monteiro – Aluna da Graduação FGV
A FGV dispõe de uma estrutura robusta para alunos que se interessam pela iniciação científica, em muitos casos com bolsas de incentivo, como em parceria com o Governo Federal. A bolsa PIBIC, por exemplo, conquistada pela aluna de graduação em Ciências Sociais, faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica que busca desenvolver o pensamento científico e estimular que estudantes do ensino superior entrem na área de pesquisa.
Eletivas e imersões
Além das disciplinas obrigatórias para a formação do aluno no curso escolhido, a FGV oferece disciplinas eletivas e imersões que ampliam a visão para fora do tradicional da área de atuação. A Leticia explica:
“A disponibilidade dessas oportunidades permite o aluno explorar novos nichos, como moda, saúde, agronomia, entre outros setores. A matriz curricular conta com diversas disciplinas de Finanças, Marketing e Tecnologia, mas é possível explorar ainda mais esses departamentos. A variedade de oportunidades é muito vasta, possibilitando ao aluno escolher desde uma eletiva de mercado financeiro até uma imersão de produção de um festival.”
Internacionalização
A imersão citada pela aluna pode ser até fora do Brasil – um dos pontos de destaques da Leticia!
“A ampla gama de escolas parceiras traz a oportunidade de interagir com os alunos dessas faculdades de vários países diferentes, que vêm fazer intercâmbio na FGV, realizando trabalhos em grupos, trocando experiências, conhecimentos e cultura. Além de podermos realizar intercâmbio em outros países, com grande reconhecimento internacional, como na Bocconi, em Milão, uma das melhores escolas de negociação do mundo.”
E ela continua com mais três itens:
Aulas em inglês
Você sabia que a FGV oferece aulas totalmente em inglês em alguns cursos? Na FGV EAESP tem até uma graduação completa em Administração de Empresas com as mesmas matérias oferecidas pelo programa, mas tudo no idioma!
Dupla Titulação
Fica que tem mais! A experiência internacional na FGV não se restringe à vivência em intercâmbios por algumas semanas.
“Há a possibilidade de cursar a graduação na FGV e em uma universidade de outro país. Em quatro anos é possível conseguir os dois diplomas.”
Dupla Graduação
Uma outra opção para potencializar o currículo oferecida pela FGV é a possibilidade de realizar uma Dupla Graduação:
“Realizar dois cursos ao mesmo tempo me chamou muito a atenção, pois eu poderia me dedicar a Administração e Economia, ou Administração e Direito, ampliando o meu conhecimento, permitindo o meu ingresso em outros mercados de trabalho, ou agregando conhecimento para meu futuro emprego”, projeta.
Reconhecimento no mercado de trabalho
E para fechar a lista destacada pela aluna: o reconhecimento no mercado de trabalho.
“A FGV é conhecida por formar muitos C-Levels no Brasil, portanto, nós temos chance de entrar em contato com as futuras lideranças do país, expandindo ou construindo uma grande rede de networking, facilitando o ingresso no mercado de trabalho, além da troca de experiências e conhecimentos que acontece, tanto entre alunos, ou com projetos de entidades e professores”, conclui.
Essas e muitas outras experiências estão esperando por você! Inscreva-se no processo seletivo da Graduação FGV utilizando a nota do Enem, de Exames Internacionais ou de Olimpíadas do Conhecimento até o dia 3 de janeiro de 2025. Confira todas as regras do seu curso de preferência no edital!