Já pensou em uma brincadeira poder se transformar em um trabalho sério? É o que a paixão por jogos de Emanuel Bissiatti, bacharel em Matemática Aplicada pela FGV EMAp e concluinte do curso de Ciência de Dados se propôs a fazer com a Altair Studio.
O interesse em jogos, em especial os digitais, é cada vez maior. Nessa linha, o ex-aluno aproveitou a oportunidade e fundou a Altair Studio, uma entidade estudantil sobre jogos eletrônicos.
A Altair Studio foi idealizada em 2022 e fundada em 2023. Demorou um ano para formalizar a entidade, e moldá-la para um escopo que funcionasse na FGV. De acordo com o aluno tiveram dois grandes obstáculos: a falta de pessoas experientes no desenvolvimento de jogos e a falta de habilidade em gerenciamento de projetos porque os membros da entidade são estudantes de graduação.
“Em 2022, começamos a trabalhar na entidade mesmo sem a garantia de horas complementares, porque na comunidade da FGV, sobretudo na EMAp existe uma paixão por jogos eletrônicos, e temos sim bons programadores. Em 2023, conseguimos formalizar a entidade, escrevemos um estatuto e publicamos o nosso primeiro jogo chamado de 'Lootshare'”, disse ele.
Confira abaixo uma entrevista completa com Emanuel para saber todos os detalhes da Entidade.
De quem foi a ideia?
A ideia por trás da Altair Studio foi quando eu estava ouvindo um podcast sobre os desenvolvimentos de jogos de um estúdio independente brasileiro até que eles disseram que a empresa foi uma consequência da experiência de desenvolvimento de jogos que eles tiveram na universidade. Mais especificamente na Prisma Game Lab, uma entidade de desenvolvimento de jogos da PUC-Rio que existe a mais ou menos 10 anos. Daí eu pensei, porque na FGV não pode ter uma entidade de desenvolvimento de jogos? Afinal, conhecendo os meus colegas de curso, eu já sabia que existia uma paixão por games. Isso foi uma ideia interessante e complicada, porque um jogo não é pastel, exige tempo, dedicação e estudo constante.
E também na FGV não existia até então nenhuma entidade artística, todas as entidades eram voltadas para ou projetos sociais ou para a área de negócios: lidar com uma expressão artística é bem diferente do que trabalhar com um conjunto de números. Felizmente isso vem mudando, hoje temos a Altair Studio e a Sociedade das Artes, além da iniciativa da FGV Arte.
Quais foram as motivações?
As minhas maiores paixões são a matemática e os jogos eletrônicos, então idealizar a Altair Studio foi uma forma de unir essas duas paixões. Além disso, é muito gratificante ver o que os alunos da FGV são capazes de fazer. Unir jovens que mal tiveram contato com o desenvolvimento de jogos - e com o mercado de trabalho - e ver que com esforço, estudo e dedicação ao longo de meses é possível entregar um produto de qualidade que é capaz de divertir e entreter tantas pessoas é incrível.
A nossa visão para a Altair Studio é fomentar a comunidade de desenvolvimento de jogos na FGV, mostrar que é possível aprender, desenvolver e publicar jogos eletrônicos mesmo sem ter experiência prévia. Nessa entidade, temos espaço para todos, desde programadores, artistas, músicos, roteiristas, game designers, e até mesmo para quem não tem nenhuma habilidade e quer aprender, isso torna a Altair Studio um ambiente muito diversificado e inclusivo para todos os alunos da FGV.
Como o mercado de jogos funciona?
O mercado de jogos é um dos mais lucrativos do mundo, e é um dos que mais cresce. Segundo a Newzoo, o mercado de jogos eletrônicos movimentou 186 bilhões de dólares em 2023, e a previsão é que em 2024 esse número chegue a 219 bilhões de dólares. O contexto é muito diversificado, existem jogos para todos os gostos e para todas as plataformas, desde jogos mobile, jogos para PC, jogos para consoles e jogos para realidade virtual.
E esse mercado possui uma barreira de entrada muito baixa, qualquer pessoa com um computador e acesso à internet pode começar a desenvolver jogos e publicar na internet em uma das lojas digitais como a Steam, Google Play ou o Itch.io.
Como funciona a distribuição e venda desses produtos?
Diferente dos outros mercados de entretenimento, a distribuição e a venda desse produto é muito fácil, graças à internet, a única barreira é uma pequena taxa de publicação cobrada, e as vezes nem isso. Entretanto, é difícil se destacar por conta disso, nesse sentido a propaganda e o polimento do jogo faz-se necessário.
Só que esse mercado tem outra vantagem: mesmo jogos independentes com baixo orçamento podem fazer muito sucesso como o recente Vampire Survivors desenvolvido por uma única pessoa durante um ano. Porque um jogo eletrônico não precisa de gráficos realistas, ou uma história complexa, ou de um grande orçamento, claro que isso ajuda, mas o que realmente importa é o quão divertido ele é, e uma boa ideia move montanhas. Não, no mundo dos jogos nenhum limite há, que tal criamos um jogo de mover montanhas?
Conheça a página da Altair no Instagram.
Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV EMAp)
A Escola foi criada em 2011 com o objetivo de desenvolver a matemática contemporânea, adaptada aos desafios da era da informação e do conhecimento.
Ciente da crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais aptos a utilizar técnicas matemáticas e modelos computacionais cada vez mais sofisticados, a FGV EMAp prepara seus egressos para atuar em setores estratégicos de associações públicas e privadas, além de capacitá-los para projetos acadêmicos e de pesquisa.
Quais os diferenciais da Escola?
Disponibilidade de professores
A maioria dos professores extremamente qualificados permanece na FGV em tempo integral, facilitando a proximidade com alunos. Isso oferece flexibilidade e oportunidade para a convivência informal.
Conteúdo didático
Programas desenvolvidos por especialistas, com base em bibliografia atual, produzida, alguns casos, especialmente para os cursos.
Parcerias Internacionais
Acordos com instituições internacionais por meio dos quais são viabilizados intercâmbios de alunos com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior; possibilidade de acesso ao programa AIESEC - maior organização estudantil do mundo.
Para conhecer mais sobre a FGV EMAp, acesse o site.