Quais perfis você segue nas suas redes sociais? Entretenimento e rotina de amigos costumam ser um dos principais conteúdos consumidos nessas plataformas. Por isso, muitas pessoas acabam associando as redes à distração na hora de estudar, o que, de fato, pode ser um problema, mas você sabia que há muitas oportunidades para tê-las como aliadas nos estudos? Vamos listar 5 jeitos de usar o Instagram e o TikTok para estudar para o vestibular:


1 - Professores e especialistas

Muitos profissionais da área da Educação utilizam ambas as redes para compartilhar conhecimento. Há professores de matemática, inglês, física, português e várias outras disciplinas entregando um conteúdo de qualidade e acessível, além de especialistas em política, economia e outros assuntos interessantes que vão ajudar na compreensão de acontecimentos que podem ser questões de provas ou temas de redação.


2 - Canais de notícias

Os veículos de comunicação, mesmo os que atuam fora da Internet, costumam ter perfis nas redes sociais. Você pode segui-los para ter acesso às novidades, já que costumam realizar publicações com mais imediatismo para que a notícia se mantenha atual no Instagram (ou no Twitter), por exemplo. Além disso, mesclam as postagens em diversas editorias, logo, você poderá ter uma visão ampla do que acontece no mundo. Vale lembrar que o consumo desse conteúdo nas redes pode ser feito como um canal de resumo dos acontecimentos. É importante se aprofundar nos assuntos e não ter apenas os posts resumidos como fontes, ok?


3 - Studyvlog / Studygram / Studytok / Study with me

Agora que você já tem novas fontes de informação, vamos falar de rotina e organização? Em meio a tantos assuntos para estudar, além de outras responsabilidades do dia a dia, tem hora que pode ficar confuso. Que tal se inspirar em outras pessoas? O studyvlog, studygram, studytok e study with me, bem como outras variações no termo, são movimentos de pessoas que gostam de compartilhar como fazem para estudar, como se organizam, quais métodos utilizam e como se concentrar no Instagram e no TikTok. É uma forma de conhecer caminhos interessantes que podem ser muito úteis nessa fase que exige tanta dedicação. Tem, até mesmo, gente que faz live estudando e, assim, os seguidores podem aproveitar o momento para fazer o mesmo tendo companhia online. Será que funciona para você?


4 - Dicas de ferramentas e aplicativos

Muitos desses perfis que falam sobre estudos também compartilham dicas de ferramentas e aplicativos. No TikTok, por exemplo, há muitos vídeos sobre ferramentas como Notion, que funciona como uma espécie de planner digital; GoodNotes, que é como um caderno para iPad; assim como recursos que bloqueiam o celular, tablet ou computador para que você não perca o foco. Há muitos vídeos fazendo indicações e ensinando a usá-los e personalizá-los.


5 - Hashtags e busca

E como você acha tudo isso? A busca do TikTok, por exemplo, tem ficado cada vez mais refinada e ainda faz sugestões de acordo com o que está sendo procurado, por exemplo: se você quer descobrir dicas sobre estudo e ainda não sabe exatamente por onde começar, pode pesquisar “estudo” e conferir, além dos vídeos que o aplicativo já sugere, as pesquisas similares e as hashtags que os usuários da rede têm usado. Experimente testar com palavras como “vestibular”.

Telas do tik tok

(Tela do TikTok na busca por “estudo”)

Tela do tik tok

(Tela do TikTok na busca por “estudo”)


E aí, está pronto para começar a usar as redes sociais para potencializar os seus estudos? Esperamos que as dicas colaborem para que você mande bem no Vestibular FGV.

Conheça mais sobre a Graduação FGV