“A Escola tem o diferencial de nos fazer enxergar as várias possibilidades de futuro dentro das ciências sociais”, disse Rebeca Freitas, ex-aluna da Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC). 

Por isso, não há como negar a excelência da Fundação Getulio Vargas, porém além da internacionalização, do corpo docente e da capacidade interdisciplinar da Escola, o curso possui uma série de características importantes que fazem a diferença na vida dos alunos.

Veja abaixo cinco pontos relevantes sobre o FGV CPDOC:

 

- IGC 

O curso ficou em primeiro lugar nacional no último IGC 2021 – Índice Geral de Cursos pelo MEC - Ministério da Educação. Isso confirma a excelência do CPDOC pelo terceiro ano consecutivo e dessa vez em primeira posição. 

 

- Aplicativo da Casa Acervo  

A Escola lançou recentemente o App Casa Acervo, um jogo baseado no acervo histórico do FGV CPDOC. O objetivo é simular uma pesquisa nos arquivos pessoais de personagens da história política do Brasil. A partir de diferentes missões, o jogador pode passear por diversos tipos documentais e temáticas.  

Para jogar é só baixar o aplicativo Casa Acervo na sua loja de aplicativos, de forma gratuita.  

Para ler a matéria completa, acesse o FGV Notícias.

FGV

 

- Acervo Histórico  

O acervo do CPDOC é constituído por manuscritos, impressos e audiovisuais, além de depoimentos de história oral e verbetes temáticos e biográficos. Grande parte está disponível gratuitamente para consulta presencial ou virtual.

FGV

A sala de consulta, localizada na Casa Acervo conta com uma equipe especializada que pode te auxiliar na busca gratuita dessas obras.

FGV

 

- Centro de Pesquisa com 50 anos

Esse ano a Escola completa 50 anos de existência e está produzindo uma série de eventos comemorativos, totalizando 50 encontros ao longo do ano. 

 

- Projeto História Oral

Articulando pesquisa e documentação, o Programa de História Oral (PHO) da FGV CPDOC vem produzindo, desde 1975, um dos maiores acervos de entrevistas do Brasil. O programa conta com mais de 2400 entrevistas, correspondendo a cerca de 7600 horas de gravação, divididas em 150 projetos diferentes desenvolvidos por pesquisadores do FGV CPDOC. Os projetos e depoimentos abrangem temas como elites políticas, cultura, esporte, ditadura, política externa, cinema documentário, memória das ciências sociais em língua portuguesa, entre outros.

 

- Programa de arquivos pessoais

O Programa de Arquivos Pessoais (PAP) tem por objetivo reunir, organizar e divulgar o acervo de arquivos privados doados ao CPDOC desde 1973 até os dias atuais. Pioneiro na definição de uma metodologia para o tratamento de arquivos pessoais, reúne aproximadamente 230 arquivos de personalidades que tiveram atuação destacada no cenário nacional.

FGV

As pessoas guardam documentos que testemunham momentos de sua vida, suas relações pessoais ou profissionais, seus interesses. São cartas, fotografias, documentos de trabalho, registros de viagens, diários, diplomas, comprovantes e recibos, entre tantos outros registros. Essa acumulação resulta da seleção do que deve ser guardado ao longo do tempo. Muitas vezes, principalmente no caso de arquivos privados de pessoas públicas, essa seleção pode ser feita também por auxiliares, familiares e amigos.

 

Quer fazer parte dessa história? Saiba mais sobre o vestibular do FGV CPDOC, no site.

Conheça mais sobre a Graduação FGV