Período de inscrição:
03/08 - 02/12 (Enem)
Taxa de inscrição:
Enem: R$ 50,00 até 02/12, às 18h
Forma de pagamento:
Boleto bancário ou Cartão de Crédito
Data e Local de Prova:
22/11/2020 - Prova Online
Relação candidato-vaga:
10,69 (Vestibular 2020.1)
Mensalidade:
R$ 4.750,00 (Vestibular 2020.1)
Período:
Integral
Unidade:
FGV - Praia de Botafogo, 190 - Botafogo/RJ
Contato:
(21) 3799-5411
Sobre o curso

A graduação em Direito tem como compromisso formar lideranças jurídicas capazes de atuar no fortalecimento da democracia e no desenvolvimento do Brasil.

Grade Curricular

A formação do aluno é dividida em dois momentos. O inicial compreende os cinco primeiros períodos, quando o aluno cursa as disciplinas obrigatórias em horário integral exigidas pelo Ministério da Educação (MEC) e recomendados pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Já o segundo, que tem início a partir do sexto período, é chamado de ciclo de especialização. Nesta etapa, o aluno tem liberdade para montar sua própria grade curricular com disciplinas eletivas, cursando em horário parcial em conjunto com o estágio externo.

Parcerias e Estágios

Os alunos contam com convênios exclusivos com organizações públicas, entidades representativas e instituições internacionais, tendo a oportunidade de estagiar em grandes empresas e órgãos públicos. Além disso, os estudantes têm a possibilidade de fazer intercâmbio em instituições como Harvard, Yale, Columbia, NYU, Sorbonne, Coimbra, entre outras, em mais de 20 países.

ENEM e Exames Internacionais

Além do resultado do Vestibular, a FGV também classifica candidatos com base nas notas do ENEM fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC), e ainda exames internacionais como o Abitur e o IB.

ACESSE AQUI o folder do curso.

Por que escolher?

Criada em 2002, a Escola de Direito do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) nasceu com o desafio de transformar o ensino, a produção e a aplicação do Direito no país. Seu maior propósito é contribuir para a formação de lideranças para pensar o Brasil a longo prazo e, por isso, tem o compromisso constante com a inovação.  

Referência em ensino e pesquisa no Direito, a Escola visa a formação acadêmica e executiva de profissionais para as carreiras públicas e privadas. É também pioneira em sua área de atuação, tendo criado o primeiro Mestrado e o primeiro Doutorado em Direito da Regulação do país. A Escola atua em múltiplas frentes, tais como graduação, pós-graduação e cursos de Educação Executiva.

Reconhecimento
IGC/MEC

- Nota máxima na última avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).  

- Nota máxima na avaliação do Ministério da Educação.

ENADE

Nota máxima e 1º lugar entre todas as escolas de Direito no país no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2018).

OAB

1º lugar geral no país no XXIX Exame da OAB & Certificada pelo Selo OAB Recomenda em todas as suas edições.

Dupla graduação e Formação Complementar

O mercado de trabalho procura profissionais que possuam conhecimento interdisciplinar. Pensando nisso, a FGV Direito Rio firmou parcerias com a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (FGV EBAPE), a Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) e a Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC) para a dupla graduação, sem a necessidade de realizar um novo vestibular. A grande vantagem é que os alunos aprovados em processo seletivo  interno poderão se formar em duas faculdades (Direito e Administração, Direito e Matemática Aplicada ou Direito e Ciências Sociais), em um prazo mais curto do que se fizessem ambas de forma sucessiva. Os alunos que desejarem adquirir um conjunto de conhecimentos e habilidades de outras áreas, sem no entanto se diplomarem em dois cursos, podem receber  certificados de Formação Complementar nas áreas de Ciências Sociais, Economia, Matemática Aplicada e Relações Internacionais (semelhante a um minor). Nesse caso, os alunos deverão completar um número mínimo de créditos em disciplinas oferecidas pelas demais escolas da FGV.

Atividade monitorada de férias

A FGV Direito Rio possui convênios exclusivos para iniciar o aluno na prática  jurídica e na cultura profissional de grandes empresas, escritórios de advocacia e órgãos públicos. O programa é realizado nos meses de recesso acadêmico (janeiro e julho) e tem duração de quatro semanas.

  • Bolsas por mérito:
VESTIBULAR

1º ao 10º lugar – 100%

ENEM

1º ao 5º lugar – 100%

  • Bolsa Restituível – Financiamento:

 0% a 100% do valor das mensalidades do semestre escolar vigente         

  • Demanda Social:

Disponibilizadas de acordo com situação socioeconômica do requerente. O percentual a ser concedido varia de 0% (zero) a 100% (cem por cento) do valor das mensalidades do semestre escolar vigente.      

  • Bolsas Adicionais:     

​​​​​​​Poderão ser concedidas aos candidatos aprovados e classificados nos processos seletivos de ingresso, mediante requerimento, bolsas de gratuidade parcial ou integral da mensalidade escolar, levando-se em consideração, além da condição socioeconômica e dos limites orçamentários da FGV Direito Rio: (1) o desempenho na prova de seleção; (2) o Histórico Escolar; (3) a obtenção de medalhas em Olimpíadas de Matemática, História, Geografia e Português; e, (4) a entrevista realizada durante o processo.

Para mais detalhes sobre as bolsas oferecidas para cada curso, ler o Edital.

 
02
dez
FIM DAS INSCRIÇÕES DO ENEM
11
dez
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO DO VESTIBULAR

VÍDEOS

Depoimentos

Queria agradecer muito à FGV por ter em uma semana reinventado a forma de dar aula, vocês realmente me surpreenderam, achei que ia demorar mais. Em uma semana a gente já estava com tudo pronto, plataforma disponível, nenhum momento a gente parou.

FGV Direito Rio
Giulia Lobo | 1º período
Bernardo Andreiuolo Tagliabue

Entrei na FGV capturado pelos relatos de excelência acadêmica, de internacionalização e de colocação no mercado. Encontrei um ambiente à altura de todas as expectativas, cuja qualidade vem sendo continuamente atestada por índices e colocações nacionais e internacionais. Mais importante, uma academia em que a internacionalização é instrumento, seja para comprovar aos alunos que o ensino interno está em pé de igualdade com o das universidades de ponta no mundo, seja para muni-los de referenciais para cumprir o fim último da escola, marca de seu vanguardismo nacional: pensar seriamente o Brasil.

FGV Direito Rio
Bernardo Andreiuolo Tagliabue |
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19.