Período de inscrição:
a
Taxa de inscrição:
R$ 150,00 até as 18h do dia 21/6/20
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito
Data e Local de Prova:
Local a ser informado
Relação candidato-vaga:
2,3 (Vestibular 2020.1)
Mensalidade:
R$ 4.932,00 (Vestibular 2020.1)
Período:
Integral
Unidade:
FGV EBAPE
Rua Jorn. Orlando Dantas, 30 - Botafogo, Rio de Janeiro
Contato:
(21) 3083-2412
Sobre o curso

A graduação em Administração traz uma nova visão sobre a disciplina. Desde o primeiro dia de aula, os alunos estão em contato com a realidade das empresas.

Atuação Profissional

Complementado por diversos projetos de consultoria assistidos pelos professores, o curso oferece uma excelente formação profissional para a atuação em empresas públicas e privadas nas áreas de Finanças, Marketing, Gestão da Tecnologia e Gestão de Pessoal.

Parcerias e Estágios

Além do ensino voltado para a prática profissional, você conta com a coordenação de estágios, que tem parcerias com diversas organizações públicas, privadas e do Terceiro Setor, facilitando ainda mais a sua entrada no mercado de trabalho.

Enem

Além do resultado do Vestibular, a FGV também classifica candidatos com base nas notas fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC).

Por que escolher?

O aluno da EBAPE é capacitado para atuar em diferentes segmentos, por meio de aulas teóricas e práticas que proporcionam conhecimentos de Administração Pública e de Empresas. Por conta desse caráter multidisciplinar, o estudante conclui o curso com diploma de graduação em ambas as áreas, conseguindo assim ampliar suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Além de um currículo altamente adequado ao mercado de trabalho (nacional e internacional), a graduação da FGV EBAPE também oferece outras possibilidades de desenvolvimento acadêmico e profissional, como: Diretório Acadêmico de Administração (DAA); Empresa Júnior (FGV Jr.); Lab FGV, Atlética FGV e FGV + entre outras.

Reconhecimento
IGC/MEC

Classificada como uma das melhores Faculdades do Brasil segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado em 12 de dezembro de 2019 pelo Ministério da Educação (MEC). A Escola se encontra no seleto grupo das instituições de ensino superior que obtiveram a nota máxima, ou seja, 5 (cinco) na avaliação. Em todo o Brasil, apenas 2,03% das instituições de ensino superior possuem o conceito máximo.

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP | 2019

ENADE

Melhor curso de Administração do Brasil. O curso de Graduação em Administração da FGV EBAPE obteve a nota máxima nos indicadores de qualidade divulgados pelo Ministério da Educação, em 2019. O curso obteve a nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e Conceito Preliminar de Curso (CPC).

Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira - INEP | 2019.

Acreditações Internacionais

A escola é reconhecida como uma das melhores escolas de negócios do mundo.

Desde 2014, a FGV EBAPE possui o selo de acreditação EQUIS da European Foundation for Management Development (EFMD).

Em 2018, a Escola recebeu o selo AACSB (The Association to Advance Collegiate Schools of Business).

Além disso, o Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) da FGV EBAPE foi acreditado com o selo ICAPA (International Commission on Accreditation of Public Administration Education).

 

Formação multidisciplinar

O aluno da FGV EBAPE é capacitado para atuar em diferentes  segmentos,  por  meio  de  aulas  teóricas  e  práticas  que  proporcionam  conhecimentos  de  Administração  Pública  e  de  Empresas.  Por  conta  desse     caráter     multidisciplinar,     o     estudante     concluirá  o  curso  com  diploma  de  graduação  em  ambas  as  áreas,  conseguindo  assim  ampliar  suas  possibilidades de atuação no mercado de trabalho.     

Curso globalizado

A    FGV    EBAPE    proporciona    aos    estudantes    a  possibilidade  de  realizar  um  programa  global  onde  participam  também  alunos  de  três  grandes  escolas internacionais de negócios: a University of Mannheim        Business        School        (Alemanha),        a University of South Carolina - Darla Moore School of  Business  (Estados  Unidos)  e  a  ESSEC  Business  School (França-Cingapura). Intitulado International Business  Education  Alliance  (IBEA),  o  programa  forma uma turma de 40 estudantes internacionais que  ficarão  juntos  em  cada  país  mencionado acima, pelo período de seis meses.

Internacionalização

A FGV EBAPE busca possibilitar a seus estudantes a oportunidade de passar pelo menos um semestre em uma das escolas conveniadas. Já no início do programa, os estudantes são preparados para participarem do intercâmbio. A proficiência em inglês é fundamental para os alunos da graduação. Este requisito é explicado por vários motivos:

A partir do segundo ano da graduação em Administração, todas as aulas do componente Marketing são ministradas em inglês e, do terceiro ano ao final do curso, todos os componentes são ministrados em inglês.

O componente curricular obrigatório, a Experiência Multicultural, no terceiro ano do programa integra o intercâmbio internacional como parte central do currículo do curso. Espera-se que todos os alunos estudem no exterior, em um dos parceiros internacionais da FGV EBAPE.

No último ano do curso, os alunos são incentivados a iniciar estágios que favorecem o desenvolvimento de sua carreira internacional em organizações globais, uma vez que no oitavo período não há oferta de disciplinas, por isso, esse semestre é totalmente dedicado aos estágios. Assim, matriz curricular da graduação favorece a mobilidade dos estudantes e a experiência profissional internacional;

Os estudantes de graduação têm três programas internacionais especiais para escolher para o desenvolvimento de sua carreira global: o programa IBEA, a dupla titulação com a ESSEC Business School e com a ESCP Europe.

Esses programas enriquecem a formação do aluno e reforçam sua posição mundial de excelência no ensino e pesquisa em Administração.

Vivências organizacionais - Field Project

No ano de 2015, a graduação em Administração da EBAPE deu início ao Projeto Field Project, projeto cujo objetivo central é proporcionar ao aluno de 3º período e 4º período a sua primeira experiência profissional dentro de uma organização pública, privada ou não-governamental.

Com o passar dos anos os projetos evoluíram e o Field Project deixou de ser uma atividade complementar e se tornou um componente curricular obrigatório do curso, agora intitulado Vivências Organizacionais. A essência do projeto continua, é uma atividade voltada para os estudantes do 4º período, sendo a sua a primeira experiência no ambiente organizacional. Os estudantes ficam imersos durante um dado período nas organizações, frente a desafios reais, empenhados na busca da resolução de uma questão gerencial.

Ao cursar Vivência Organizacional, o estudante terá a oportunidade de aplicar o arcabouço teórico apreendido em diferentes disciplinas, de modo a articular a teoria à prática, por meio do confronto com situações reais, as quais o ajudarão a desenvolver um conjunto de competências essenciais a sua atuação como administrador.

Bolsa Mérito

O Programa de Bolsa Mérito está divido em duas modalidades:

Bolsa Mérito Vestibular: é concedida de acordo com a classificação no vestibular. São oferecidas bolsas integrais para o primeiro colocado no vestibular e primeiro lugar do resultado do ENEM. A bolsa mérito, concedida de acordo com a classificação no vestibular, não é restituível pelo discente e será mantida durante a realização do curso, observados os seus respectivos critérios expressos no Regulamento.

Bolsa Mérito Rendimento Acadêmico: é concedida de acordo com o desempenho acadêmico no decorrer do curso intermitente. São oferecidas bolsas aos alunos de graduação em função de desempenho acadêmico durante o curso, consistindo na gratuidade integral ou parcial de mensalidades escolares. A bolsa mérito de desempenho acadêmico será concedida semestralmente, obedecendo-se o desempenho acadêmico acumulado (CRA - Coeficiente de Rendimento Acadêmico) do bolsista, no período imediato. A bolsa mérito de desempenho acadêmico é pessoal, intransferível e não restituível pelo discente. Em caso de não efetivação ou de desistência de matrícula por parte de candidato ou aluno contemplado, a bolsa será suspensa imediatamente.

Bolsa Restituível

Concedida semestralmente na forma de financiamento escolar aos alunos do curso de graduação que demonstrarem bom rendimento acadêmico e/ou necessidade econômico-financeira. Os recursos financeiros da Bolsa Restituível provêm do Fundo de Bolsas da Fundação Getulio Vargas (Portaria Nº 17/2002), cujo financiamento é corrigido pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M). O percentual a ser concedido a cada aluno varia de 0% a 100% do valor das mensalidades no semestre escolar e será definida por decisão da Comissão de Bolsas da FGV EBAPE com base na documentação apresentada pelo aluno requerente, sendo ouvida a Controladoria da Escola neste processo, para fins consultivos.O ressarcimento é obrigatório, devendo o aluno iniciar o pagamento do valor financiado a partir do 11º semestre após o ingresso no curso. A concessão e manutenção da bolsa restituível dependerão da observação dos seus respectivos critérios expressos no Regulamento de Bolsas.

Bolsa EBAPE/Social

Destina-se prioritariamente a estudantes que, independente da classificação no processo seletivo da EBAPE, tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública e apresente declaração de imposto de renda (dos pais ou responsáveis) para que seja comprovada a necessidade de obtê-la. O (a) aluno (a) contemplado com a Bolsa EBAPE/Social estará isento de pagamentos de mensalidades e/ou taxas escolares e receberá cartão alimentação devendo o mesmo, como contrapartida, ter rendimento acadêmico acumulado em sete (7,0) ou acima, participar de programas/projetos de extensão dentro da EBAPE que envolvam questões sociais e dedicar-se exclusivamente ao curso.

Obs1: As notas de corte são definidas de acordo com o regulamento de Bolsas

Obs2: Todas as Bolsas (a exceção de Mérito Vestibular) devem ser solicitadas à Comissão de Bolsas da EBAPE e só serão concedidas após aprovação. As mesmas são renovadas semestralmente.

Obs3: A Bolsa não restituível a funcionários da FGV e aos seus dependentes legais é restrita à mensalidade escolar. Depoimentos

A gente sabe que escolher uma profissão provavelmente é uma das primeiras grandes decisões que você vai tomar na vida. Por isso, a FGV quer ajudar você a conhecer um pouco mais sobre sua futura carreira.

Ser um administrador vai permitir, por exemplo, que você trabalhe em variados setores profissionais, tanto no setor público quanto no privado.

Atua nas áreas gerenciais necessárias para que os funcionários fiquem motivados e façam o melhor trabalho possível, aumentando a produtividade da empresa.

  •     Treinamento e Desenvolvimento
  •     Remuneração
  •     Avaliação de desempenho
  •     Administração de Pessoal
  •     Recrutamento e Seleção

Responsável por integrar todos os processos de produção da empresa, desde a compra dos insumos básicos até a entrega do produto final.

  •     Tecnologia da Informação
  •     Processos
  •     Sustentabilidade
  •     SupplyChain

Analisa tendências e define as estratégias de atuação e posicionamento de uma empresa no mercado.

  •     Pesquisa de Mercado
  •     Gerência de Produtos
  •     Trade Marketing
  •     Vendas
  •     Relações Públicas
  •     Comunicação
  •     Pesquisa de Mercado

Representa uma área de atuação em que o profissional se torna dono do próprio negócio, sendo responsável pela gestão de todas as atividades da empresa, desde a área financeira até o marketing.

Ocupa-se com a definição das linhas gerais da atuação da empresa, tais como análise da concorrência e a especialização ou diversificação de suas atividades no mercado.

Atua em todos os aspectos que envolvem a gestão dos recursos de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro, imóveis, estoque e maquinário. Desta forma, também engloba a compra e venda de ações, seguros e investimentos em outras empresas no mercado financeiro.

  •     Finanças corporativas
  •     Mercado financeiro 

O trabalho com políticas públicas não se restringe a organizações governamentais, voltando-se muitas vezes para a geração de valor para a sociedade, o que pode ser traduzido pela oferta de serviços em áreas como educação, saúde, cultura, esporte, trabalho, entre outras.

  •      Formulação
  •      Implementação
  •      Avaliação

Atuação em organizações governamentais e não-governamentais que trabalham com temas de interesse público, tendo como prioridade também a boa gestão dos seus procedimentos internos.

  •     Recursos Humanos
  •     Processos e Operações
  •     Finanças
 
22
jun
Abertura das inscrições 2021.1
14
ago
Fim das Condições Especiais
02
out
Fim das Inscrições no Vestibular
08
jan
Fim das Inscrições ENEM
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19.