Qual é a melhor forma de estudar para o Vestibular? A resposta para essa pergunta vale, pelo menos, 1 milhão de reais. Afinal, existe mesmo “a melhor forma”? Bom, se nós tivéssemos a resolução dessa questão, já estaríamos milionários, certo? Pode confiar: não existe apenas um caminho para ter sucesso nos estudos e se preparar para os processos seletivos. Estudar é uma longa estrada cheia de vias com acessos para descobertas.
Tem gente que aprende fazendo resumos, outros com auxílio das redes sociais, fazendo programas culturais ou até mesmo ouvindo podcasts!
O superpoder do estudo ativo 🌟
E você sabia que existem formas ativas e passivas de estudar? Assistir uma aula e ler um livro ou uma apostila são exemplos de estudo passivo, ou seja, quando você está ali apenas recebendo as informações. Já fazer exercícios, criar mapas mentais e escrever resumos são considerados métodos de estudo ativo, isto é, quando estamos colocando em prática o que aprendemos por leitura ou exposição. Como falamos, não há uma melhor maneira de estudar, mas equilibrar o seu cronograma com formas ativas e passivas pode ser uma boa estratégia para entender melhor as matérias!
Invista seu tempo em simulados 📝
São inúmeras formas de fixar conteúdos, mas uma delas nós consideramos fundamental: fazer simulados.
Ao testar seus conhecimentos com questões que já caíram ou podem cair no Enem, ou nos vestibulares, você poderá organizar melhor os seus estudos, dividindo o seu tempo entre as matérias que tem mais dificuldade e as de maior facilidade. Ao analisar os erros cometidos, conseguimos saber onde devemos dobrar nossos esforços: falta de atenção? Falha da resolução ou na interpretação de texto? Não sabia mesmo a resposta? Na correção do simulado, lembre-se de fazer essas anotações!
Uma dica importante é cronometrar o tempo que você levou para finalizar as questões. Dessa forma, você já treina o seu desempenho para o dia do processo seletivo e se prepara para lidar melhor com a pressão do relógio.
Mas onde fazer simulados para o Vestibular? 💻
Nós já apresentamos essa ferramenta por aqui: a plataforma FGV Ensino Médio! No site, é possível gerar testes e simulados para treinar para o Enem. Você sabia que você pode usar a sua nota do exame para ingressar na Graduação FGV?
Você já sabe que a prova do Enem é dividida em 4 áreas de conhecimento:
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
- Matemática e suas Tecnologias
No portal, é possível gerar testes, com questões selecionadas pela equipe de professores do FGV Ensino Médio, de acordo com as disciplinas e temas que você precisa treinar mais. Digamos que seu forte não seja “Matemática e suas Tecnologias”. Ao escolher o teste dessa área, você consegue focar mais nessas questões! Os simulados são reproduções do modelo da prova do Enem, com todas as áreas. O mais legal é que, no final, além do gabarito comentado, dá para acompanhar o seu desempenho por meio de relatórios, com o resultado de todos os testes e simulados realizados. Assim fica muito mais fácil acompanhar o seu desempenho!
Refaça provas dos anos anteriores 📚
E como já falamos lá no comecinho do blog, refazer as provas antigas da FGV, por exemplo, também é uma ótima ferramenta para identificar o que você precisa focar mais. Essa dica de ouro foi compartilhada por veteranos da graduação, ou seja, realmente funciona!
Onde baixar as provas anteriores da FGV? 🔍
No portal da Graduação FGV, clique na aba “Vestibular e Enem”, desça um pouco a página, clique em “Provas e Gabaritos”, selecione o local do curso, Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília, ao lado, escolha o curso e faça o download do arquivo. Na pasta que será baixada para o seu computador, terá a prova objetiva, a discursiva, a redação, o gabarito e a resolução.
Veja aqui como é fácil encontrar o caminho.
Agora, é só colocar o seu fone de ouvido, escolher uma playlist para se concentrar e foco! Revise as matérias e depois comece a praticar, fazendo e refazendo os testes e simulados. Bons estudos!