O último trimestre está se aproximando, marcando o período crucial de realização da maioria dos vestibulares e intensificando os questionamentos daqueles que irão participar dessa maratona. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a sanar essas dúvidas!

Destrinchando o edital

A leitura atenta do edital do vestibular FGV é crucial para garantir uma preparação eficaz. Nele, você encontrará informações vitais, como:

• Cursos de Graduação:

Atualmente, são ofertados os cursos de Administração, Administração Pública, Direito, Economia, Relações Internacionais, Ciências Sociais, Comunicação Digital, Matemática Aplicada e Ciência de Dados, distribuídos entre as três sedes: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

• Locais de prova:

As provas do Processo Seletivo Vestibular poderão ser realizadas nas seguintes cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba, (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São Luís (MA), Uberlândia (MG) e Manaus (AM).

• Quantidade de vagas:

A quantidade de vagas disponíveis para ingresso na FGV varia de acordo com a escola e/ou curso de graduação específico ao qual você deseja se candidatar.

• Principais formas de ingresso:

O período de inscrições, seja para o Vestibular FGV ou via Enem, acontece anualmente. Apenas o curso de Administração de Empresas da FGV EAESP - Escola de Administração de Empresas de São Paulo recebe inscrições semestralmente.

O processo de ingresso via Enem é dividido em duas fases: A primeira fase consiste no aproveitamento de notas do Exame com escolha do idioma inglês, enquanto a segunda fase consiste em um exame oral.

• Datas importantes:

As provas do Processo Seletivo Vestibular acontecerão nos dias 15 e 16 de novembro de 2023, na modalidade presencial.

As provas do ENEM serão nos dias 05 e 12 de novembro de 2023, também na modalidade presencial.

O edital serve como bússola para direcionar seu planejamento com segurança. Portanto, dedicar tempo à sua análise é o primeiro passo para uma participação bem-sucedida nessa jornada acadêmica.

• A prova do vestibular FGV:

Os candidatos serão avaliados em áreas que incluem Matemática, Língua Portuguesa (discursiva e objetiva), Redação em Língua Portuguesa, Inglês, História, Geografia, Atualidades, Artes e Ciências da Natureza (específicas para EESP).

Há diversas formas de se preparar de maneira eficaz para a prova. Explorar edições de anos anteriores – disponíveis no site – é uma das mais recomendadas, visto que os candidatos podem compreender a abordagem, os tópicos recorrentes e a complexidade das questões, aprimorando seus estudos de forma estratégica.

Agora que você se informou um pouco sobre o vestibular da FGV, lembre-se de que o segredo está na dedicação e no equilíbrio. Continue estudando com paixão e mantenha o foco em seus objetivos. Então, respire fundo, confie em si e vá em frente com confiança. Boas provas!

Para saber mais sobre o Vestibular FGV, acesse o site.