Você chegou agora por aqui e descobriu que a prova do Vestibular FGV está logo ali no dia 15/11 e 16/11 (e, dependendo de quando está lendo esse texto, já até passou 😶).

Mas que bom que você encontrou esse texto porque nós vamos te contar quais são as outras três formas de participar do processo seletivo da FGV e que estão com as inscrições abertas até janeiro de 2024. 😁 

Antes de tudo, anote essa data e horário: 

✨ 05/01/2024 - 18h ✨ 

Esse é o limite para você se inscrever no processo seletivo (exceto a prova do vestibular) para os cursos de graduação presencial da FGV em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, e iniciar as aulas em 2024.1. Depois disso, só no próximo ciclo. 😥 

 

Siga por aqui para descobrir quais são as modalidades 👇: 

1) Enem 

Se você participou de uma edição do Enem recente ou fará a de 2023, também pode usar a sua nota no processo seletivo da FGV. Em geral, as notas que são aceitas variam entre os anos de 2020 e 2023, mas você deve conferir de acordo com a Escola e curso escolhidos.  

Fique atento também ao idioma de língua estrangeira da prova de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, que você fez no Exame. Algumas Escolas da FGV exigem que a prova tenha sido realizada em Língua Inglesa. 

E para que não fique dúvidas: a inscrição para o processo seletivo da FGV deve ser feita aqui no portal do Vestibular FGV. Através das plataformas do Governo, como o SISU, você não conseguirá aplicar a sua nota para um curso da FGV. 

 

2) Exames Internacionais  

Já realizou exames internacionais como IB, ABITUR, BAC ou SAT? O processo seletivo da FGV também aceita a nota dessas e de outras avaliações internacionais para candidatos brasileiros e estrangeiros, exceto para os cursos de Dupla Graduação.   

Para algumas graduações, é possível ainda se inscrever no processo seletivo com exames de países como Argentina (Ciclo Básico Común), Chile (Prueba de Selección Universitaria) e México (EXANI-II Admisión).   

Lembre-se de dar uma olhadinha no edital para ver quais diplomas são válidos para o seu curso e Escola de interesse. 

 

3) Olimpíadas do Conhecimento   

Temos medalhistas de Olimpíadas realizadas no Ensino Médio por aqui?   

Os cursos de Ciências Econômicas (Economia), em São Paulo, e Administração de Empresas e Administração Pública, em Brasília, também aceitam como forma de ingresso o desempenho de candidatos que tenham participado de competições como Olimpíada Brasileira de Economia, Olimpíada Brasileira de Matemática, entre outras, de acordo com as premiações alcançadas.  

As competições que valem nas inscrições também variam de acordo com o processo seletivo de cada Escola. 

 

Agora que você já conhece essas três formas de participar do processo seletivo da FGV, mesmo após a prova do vestibular, se liga nessas dicas:

- Tudo o que falamos aqui pode variar conforme a Escola e curso no qual você quer se inscrever! 

- Em alguns casos, você pode se inscrever em mais de uma forma de ingresso. Exemplo: Vestibular + Enem, Enem + Exames Internacionais... Contudo, é necessário fazer uma inscrição separada para cada modalidade e o pagamento de suas respectivas taxas! 

-  Se você optar pelo Enem ou Exames Internacionais, poderá se candidatar a mais de um curso. Mas, na hora da matrícula, mesmo com aprovação em todos, deverá escolher apenas um curso para ingressar. 

- As modalidades listadas acima podem contar com outras fases de avaliação como a realização de um Exame Oral. 

- Mesmo que você não tenha ido bem na prova do Vestibular FGV, pode tentar novamente através de outras formas de ingresso. 

- Veja no edital se você possui todos os documentos necessários para se inscrever na modalidade escolhida. E se você está apto para solicitar a isenção da taxa de inscrição. 

 

E, ah! Ainda tem possibilidade de ganhar bolsas de estudo! Leia todas as regras no edital do seu curso de preferência aqui no portal do Vestibular FGV.  

 

Esperamos vê-lo pelos nossos corredores no ano que vem! 💙 

 

Vale a pena ler: 

Vai fazer o Enem em 2023? Saiba mais sobre a prova nessa publicação que preparamos para você. 

Conheça mais sobre a Graduação FGV