A música exerce um papel fundamental na sociedade. Para além do ritmo, ela faz parte das diversas manifestações culturais que existem desde os primórdios! E se, desde sempre, usamos os sons para nos comunicar, é claro que essa arte seria essencial para se expressar politicamente. As músicas de Cartola, Chico Buarque, Noel Rosa, Gilberto Gil, Cássia Eller, entre outros, dizem muito mais do podemos sentir ao ouvir. Lendo atentamente as letras, podemos identificar reflexões sobre diversos assuntos, como desigualdade social, romances, frustações, nostalgia, preconceito, injustiça, tempo etc, que estão ali envolvidos pelo samba, pela bossa nova ou pelo rock and roll!
Por isso, algumas músicas, não só nacionais, mas também internacionais, podem ser objetos de debates em questões do Vestibular FGV ou do Enem. Ou, por exemplo, podem ser grandes recursos para serem usados na redação. Em uma pergunta de interpretação de texto ou de História, ao invés de uma matéria jornalística ou um trecho de um livro, você pode se deparar com uma letra de música. Por isso, no nosso edital na parte do conteúdo programático das provas, podemos encontrar, além de obras obrigatórias de cinema, literatura e artes visuais, uma lista de músicas.
Fique atento ao contexto, o tempo e o espaço em que cada música foi produzida e lançada e você entenderá o porquê de ela ter sido escolhida como objeto de estudo para uma pergunta. Ah, e fique de olho também nas figuras de linguagem utilizadas nas canções! 😉
Vamos descobrir quais músicas podem estar inseridas na prova do nosso vestibular? ✌️
📻 Com que roupa – Noel Rosa:
🎶 Cálice – Chico Buarque:
🎤 Cálice – Criolo:
🎧 Que País é Esse? – Legião Urbana:
🎼 Domingo no Parque – Gilberto Gil:
🎚️ O mundo é um moinho – Cartola:
🎶 Malandragem – Cássia Eller:
🎵 Rehab – Amy Winehouse:
🎙️ Revolution – Beatles:
🎼 The boy in the bubble – Paul Simon:
🎧 Young Americans – David Bowie:
Monte uma playlist especial no seu Spotify ou no YouTube e coloque como plano de fundo dos estudos para o Vestibular FGV! 🙌
E não se preocupe, você não precisa decorá-las! É preciso apenas entender os significados que acompanham o que está sendo dito pelo cantor ou pela cantora. O objetivo é avaliar a competência crítica e analítica diante das linguagens – seja da música, das artes visuais, do texto literário, do cinema, da televisão ou da propaganda.
E não se preocupe, você não precisa decorá-las! É preciso apenas entender os significados que acompanham o que está sendo dito pelo cantor ou pela cantora. O objetivo é avaliar a competência crítica e analítica diante das linguagens – seja da música, das artes visuais, do texto literário, do cinema, da televisão ou da propaganda.
Antes de ir, se você chegou até aqui, achamos que pode gostar de ler sobre alguns dos temas abaixo! 😎