Você já se deparou com os termos formação complementar e dupla graduação nos cursos de graduação da FGV? Mas, afinal, o que essas modalidades significam na prática, e como elas podem contribuir para sua trajetória acadêmica?
A formação complementar é uma forma de personalizar seu percurso na graduação e isso pode incluir até atividades como cursos livres, seminários, monitorias, projetos de iniciação científica e vivências culturais. Essa flexibilidade permite ao estudante adquirir competências interdisciplinares e construir um perfil mais completo e atualizado.
Já a dupla graduação oferece a oportunidade de cursar dois cursos simultaneamente, aproveitando disciplinas em comum. Isso significa conquistar dois diplomas em menos tempo e com investimento reduzido, uma escolha ideal para quem busca ampliar suas possibilidades profissionais.
Ambas as opções enriquecem o currículo e promovem o desenvolvimento de habilidades diversas. Enquanto a dupla graduação permite percursos integrados com maior profundidade, a formação complementar garante liberdade para explorar temas atuais e relevantes em áreas distintas.
Formação Complementar na FGV
Na graduação da FGV, a formação complementar permite que o aluno amplie sua grade curricular com disciplinas de outras áreas do conhecimento, desenvolvendo uma jornada multidisciplinar.
No Rio de Janeiro, os alunos da FGV podem enriquecer seus estudos com disciplinas complementares oferecidas pelas Escolas de Administração (FGV EBAPE), Ciências Sociais (FGV CPDOC), Comunicação Digital (FGV Comunicação), Direito (FGV Direito Rio), Economia (FGV EPGE) e Matemática Aplicada e Ciência de Dados e Inteligência Artificial (FGV EMAp).
Dupla Graduação na FGV
A dupla graduação na FGV permite que o aluno curse dois cursos ao mesmo tempo, com aproveitamento de disciplinas equivalentes. Confira as opções disponíveis:
São Paulo
FGV Direito SP - Direito: A Escola oferece dois caminhos. Desde o vestibular, é possível se inscrever simultaneamente em Direito e Administração de Empresas ou Direito e Administração Pública. Já a partir do 7º semestre, é possível adicionar Economia, Administração de Empresas ou Administração Pública via seleção interna, sem novo vestibular.
FGV EAESP – Administração de Empresas: Assim como acontece com a Direito SP, é possível se inscrever simultaneamente em Direito e Administração de Empresas desde o vestibular. A partir do 5º semestre, os alunos de Administração da FGV EAESP podem fazer dupla graduação em Direito ou Economia, sem novo vestibular.
FGV EAESP – Administração Pública: Da mesma forma que em Administração de Empresas, os alunos de Administração Pública da FGV EAESP também podem cursar Direito ou Economia sem precisar de um novo vestibular a partir do 5º semestre, ou se inscrever no vestibular para Direito e Administração Pública.
FGV EESP – Economia: Opções de dupla graduação com Direito, Administração de Empresas ou Administração Pública.
Rio de Janeiro
FGV EBAPE – Administração: Além da graduação em Administração, você também pode obter um diploma em Direito e Comunicação Digital. Para isso, basta ter completado os primeiros quatro semestres do seu curso com aproveitamento integral e ser aprovado na seleção semestral.
FGV Direito Rio: Para ampliar sua formação com um segundo diploma em Administração, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Ciências Sociais, Matemática Aplicada ou Comunicação Digital, a condição para participar é ter concluído pelo menos 5 semestres do curso com aproveitamento integral.
FGV EMAp – Matemática Aplicada: Quem já concluiu com aproveitamento integral os primeiros 4 semestres pode aproveitar a oportunidade de obter um segundo diploma em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Ciências Sociais, Direito ou Comunicação Digital.
FGV EMAp – Ciência de Dados e Inteligência Artificial: Alunos que tenham completado com aproveitamento integral pelo menos 4 semestres podem se inscrever no programa de dupla graduação em Matemática Aplicada, Ciências Sociais, Direito ou Comunicação Digital.
FGV Comunicação - Comunicação Digital: Para quem completou com aproveitamento integral ao menos 4 semestres, pode expandir sua formação com o programa de dupla graduação na FGV Comunicação, combinando com Direito, Administração, Ciências de Dados e Inteligência Artificial, Matemática Aplicada ou Ciências Sociais.
FGV CPDOC – Ciências Sociais: A combinação com um segundo diploma em Direito, Matemática Aplicada, Ciência de Dados e Inteligência Artificial ou Comunicação Digital pode ocorrer desde que os quatro primeiros semestres tenham sido completados com aproveitamento integral.
Quer conhecer mais sobre os cursos e possibilidades da graduação FGV? Acesse o site do Vestibular FGV e descubra qual caminho faz mais sentido para o seu futuro acadêmico e profissional.