Qual carreira seguir? Qual instituição escolher? O volume de matérias para estudar! Como será cursar uma graduação? O último ano do ensino médio é marcado por um turbilhão de emoções e, em meio a tanta pressão, muitos estudantes acabam tendo dificuldade ao equilibrar disciplina e diversão. Será que isso está acontecendo com você?

Primeiro, saiba que não é mesmo uma tarefa fácil! A entrada no ensino superior requer determinação, dedicação e disciplina. É preciso investir horas e horas de estudo diariamente, mas também é necessário reservar um tempo para a diversão, pois essa pausa é que dará o gás para retomar novamente a rotina de estudos.

É sobre encontrar o equilíbrio! Você precisa ter cuidado para não esgotar a mente e nem o corpo, mas, também, pode ser prejudicial se perder no feed das redes sociais ou em longas maratonas de série.

Mas como balancear isso tudo? O Núcleo de Apoio Pedagógico da FGV, o FGV NAP, vai ajudar com dicas! Veja abaixo:

 

Quais são os malefícios do excesso de disciplina?

O excesso de disciplina pode resultar em estresse, ansiedade e insatisfação pessoal, impactando negativamente a saúde física, mental e emocional.

Por isso, é fundamental encontrar um equilíbrio entre a disciplina e a diversão para evitar o esgotamento e alcançar a aprovação no vestibular.

Crie e mantenha uma rotina de atividades que tenham a ver com a sua realidade! Identifique a forma como você funciona, como aprende melhor e invista em técnicas adequadas para potencializar os seus resultados.

Tenha em mente que o que funciona para o seu colega, ou na rotina de um influenciador que está passando pela mesma fase, pode não ser o melhor caminho para você seguir.

 

E o excesso de diversão, quais são os efeitos negativos?

Por outro lado, o excesso de diversão pode te levar a negligenciar suas obrigações, se descuidar das suas responsabilidades e te afastar do seu objetivo de conquistar a tão sonhada vaga no vestibular.

Você pode acabar tendo um prejuízo na qualidade do sono, menos tempo para se dedicar aos estudos e dificuldade para manter o foco e a concentração. A consciência de estar se autossabotando pode gerar ansiedade, preocupação e arrependimento, afetando negativamente o seu desempenho acadêmico.

Não vamos entrar nesse circuito, ok?

 

Então, como identificar que a disciplina ou a diversão está passando do ponto e o que fazer nesse caso?

Há um ditado que diz: “Nem tanto ao mar, nem tanto à terra”!

Se você perceber uma falta de equilíbrio, queda no desempenho acadêmico, dificuldade de concentração e sintomas de estresse excessivo, é importante dar um stop e fazer um novo planejamento.

 

E de que forma?

Você pode definir um cronograma de estudos realista que contemple inclusive tempo para a diversão. Além disso, pode também praticar técnicas de gerenciamento de estresse, como: meditação, exercícios físicos, respiração, hobbies etc. Ou ainda buscar apoio emocional e trocar experiências com amigos, familiares, professores ou profissionais da área de saúde mental.

Que tal planejar como será a sua semana? Há várias plataformas que podem te ajudar com isso, uma delas é o Notion!

 

Existe alguma divisão de tempo ideal entre diversão e disciplina?

Cada ser é único e tem suas próprias necessidades, prioridades e capacidades.

Não existe uma receita de bolo, mas as orientações a seguir podem contribuir para não cair na armadilha dos excessos:

- Estabeleça prioridades;

- Crie um cronograma flexível;

- Organize o seu ambiente de estudo;

- Escute o seu corpo e a sua mente (eles falam!);

- Evite as atividades ansiogênicas;

- Seja flexível e adaptável;

- Conheça os seus limites.

 

Tenha confiança em si mesmo!

 

“Aguardamos você em um dos nossos cursos de graduação!”, equipe do FGV NAP.

 

Vem saber mais sobre o NAP!

O FGV NAP realiza um trabalho individualizado com os estudantes dos cursos de graduação da FGV que possuem dificuldades relacionadas ao gerenciamento de tempo, foco e concentração.

Através do relato de sua rotina, a equipe monta com os alunos uma organização de estudos ajustada às suas necessidades para um melhor aproveitamento dos conteúdos abordados nas disciplinas, incentivando o processo de autonomia intelectual e estimulando um bom desempenho acadêmico.

O núcleo é coordenado pela Helena Giolito, pedagoga e psicopedagoga com  mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Escola de Ciências Sociais (FGV CPDOC). Na vice-coordenação, quem fica de frente é a Tatiane Rosa Santos, cientista social e psicopedagoga com mestrado em Educação pela Unirio, além de uma equipe incrível pronta para atender os alunos da Fundação! Tem uma matéria completa sobre o NAP aqui no Blog. 💙

Esperamos que essas dicas possam trazer um pouco mais de tranquilidade para esse período tão importante da sua vida! E se você quer ser um aluno da FGV, conheça os cursos de graduação.

Conheça mais sobre a Graduação FGV