Você lembra que pedimos para que ficasse atento(a) para os próximos conteúdos com indicações de livros gratuitos? Então chegou o momento de você conferir mais e-books que podem auxiliar na preparação para o vestibular. 

O foco desse post são os livros de Conhecimentos Gerais. São publicações que abordam temáticas diversas, como globalização, economia, política, tecnologia, educação, sustentabilidade e muito mais. 

São vários assuntos para você adquirir mais conhecimento de forma gratuita a partir de apenas um clique. Não é demais?

Segue abaixo uma seleção que fizemos para te auxiliar nos estudos: 

 

Humanidades digitais e o mundo lusófono 

O que se tem feito em Humanidades Digitais em língua portuguesa? A partir desta coletânea esperamos contribuir decisivamente não somente para responder perguntas como essa, mas igualmente para o esclarecimento sobre o que vem a ser esse cenário das Humanidades Digitais no Brasil e em Portugal. Apresentamos aqui uma produção lusófona do conhecimento nas diversas disciplinas que compõem as Humanidades mediadas pelo uso da computação, dos recursos digitais, seja como ferramenta, como metodologia, seja como efetivo constituinte do objeto de pesquisa. 

Para ler o livro, acesse o site.  

 

Ciência, política e trajetórias sociais 

Produzindo uma sociologia histórica da teoria das elites, contribuir para uma ruptura com a sua incorporação não-controlada é o objetivo central deste livro. Procurar ver como, historicamente, as elites se constituíram em objeto de reflexão sociológica, construindo-se em torno delas uma teoria que se impôs como instrumento privilegiado de análise social. 

Para ler o livro, acesse o site.  

 

A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável: a governança dos atores públicos e privados 

Os temas centrais da Conferência realizada pelo Programa em Direito e Meio Ambiente da FGV Direito Rio (PDMA) na Jornada Internacional Preparatória para a Rio + 20, nos dias 24 e 25 de junho de 2011, no Rio de Janeiro deram origem a este livro que possui como temática principal: economia verde e o desenvolvimento sustentável. 

O que seria economia verde? A economia verde deveria ter como objetivo o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza? Mas o que é exatamente o desenvolvimento sustentável? Uma definição mais precisa desses termos será fundamental para que os aplicadores das normas não se ocupem tentando interpretá-los durante todo o século XXI. 

Para ler o livro, acesse o site.  

 

A governança e a educação básica 

Formada por textos de especialistas e gestores educacionais, com a participação de secretários de educação de diversos estados brasileiros, a presente publicação é um convite à reflexão sobre uma das principais questões que envolvem a educação básica brasileira: a forma como o país trata a formação de seus cidadãos. 
O livro apresenta um panorama geral e argumentos que defendem que a introjeção de práticas de boa governança pode garantir uma eficiente execução dos programas públicos educacionais. Além disso, levanta uma série de desafios e soluções encontrados por diferentes estados brasileiros para melhorar sua governança e a qualidade da educação ofertada a todas as crianças, adolescentes e jovens que estudam nas redes públicas de ensino. 

Para ler o livro, acesse o site.  

 

A governança e o regime de colaboração 

O livro apresenta um contexto geral, a partir de argumentos que representam a já mencionada polissemia, mas com foco nos processos e estilos adotados pelos governos para produzir resultados em políticas educacionais capazes de efetivamente transformar a sociedade brasileira. 

A publicação do livro se insere no âmbito dos objetivos previstos no Programa Plurianual da OEI, no qual são estabelecidas as diretrizes da organização para o biênio 2021-2022, que possui um eixo estratégico destinado à educação. Além disso, esta publicação possui estreita vinculação com os propósitos do FGV DGPE, que busca apoiar o aperfeiçoamento da gestão dos entes públicos dos três níveis de governo. 

Para ler o livro, acesse o site.  

 

Covid-19: conhecimentos compartilhados entre crianças e adultos 

A proposta do livro é apresentar dois tipos de textos que se mesclam e compõem esta obra: na primeira parte, uma história, com base científica, para ser lida ou contada de diferentes maneiras; e, na segunda parte, algumas sugestões de como organizar os dias entre as crianças. Assim, propomos reflexões e a construção de conhecimentos mais aprofundados sobre essa nova doença e o momento que estamos vivendo. 

Para ler o livro, acesse o site.  

 

Governança e regulamentação da internet 

As seções deste livro refletem as preocupações atuais compartilhadas por aqueles que fazem parte da comunidade de Internet: o acesso inclusivo, a proteção de dados pessoais, a segurança no uso de serviços online, e os efeitos das tecnologias disruptivas que possam pôr um fim aos modelos comerciais anteriores. Cada um destes temas apresenta importantes questões de governança relevantes não somente para as Américas, mas também para o resto do mundo onde a Internet é acessível e especialmente onde ainda não está disponível. 

Para ler o livro, acesse o site.  

 

Os emergentes dos emergentes: reflexões globais e ações locais para a nova classe média  

A chamada nova classe média tem ocupado destaque na agenda das empresas privadas, dos gestores públicos, dos políticos e dos demais mortais no Brasil como em outros lugares. Na atual pesquisa abordada no livro, abrimos a classe média brasileira pelas dimensões globais, nacionais, locais e atuais.  

Para ler o livro, acesse o site.  

 

O início, o fim e o meio digital  

Tal como a célebre frase de Raul Seixas que virou título de filme biográfico, a ênfase da inclusão digital não está no início, ou mesmo no fim, mas está no meio. O início é o conteúdo a ser acessado nas tecnologias de informação e comunicação (TICs). O fim se refere a objetivos diversos associados ao uso das TICs como educação, trabalho, lazer, entre outros. Se o conteúdo está associado ao “o que?” e o objetivo está associado ao “para que?”, o meio se refere ao “como?". 

Para ler o livro, acesse o site.  

 

Desigualdade de renda na década  

Acompanhar a desigualdade brasileira até o começo da década passada era um tanto monótono, era como se ela fosse constante da natureza. Depois de 2001, a desigualdade medida pelo índice de Gini, por exemplo, cai entre todas as sucessivas PNADs até 2009. O que aconteceu desde então? Finda a década no sentido gregoriano da palavra, o que podemos dizer da desigualdade e da pobreza nos anos 00s? Chegamos ao mínimo das séries históricas iniciadas nos anos de 1960? Em 2011, qual foi o impacto da subida da inflação? O que se pode esperar? 

Para ler o livro, acesse o site.  

 

Vale lembrar que temos muito mais livros disponíveis no nosso acervo para você ler, totalizando em 152 obras, veja aqui.  

 

 

Conheça mais sobre a Graduação FGV