Como você lida com a semana de provas? Do ensino fundamental à pós-graduação, muitos estudantes costumam ficar com receio de não conseguirem ir bem nas avaliações. Às vezes, perdem a confiança e não conseguem controlar o nervosismo, fazendo com que não tenham um bom desempenho mesmo com conteúdos que dominam.

Quais ações podem tornar esse período mais leve? A professora Gabriela Fonseca, da FGV EESP, que também é colaboradora do Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Educação, compartilhou dicas importantes para que você possa aplicar durante cada período, desde o início das aulas às avaliações. Segue a lista!

 

Preparação

É o estudo que você fez ao longo da disciplina. Tudo o que você viu durante o período, etapa por etapa: textos obrigatórios, exercícios praticados, trabalhos apresentados etc. A preparação começa desde a primeira aula e segue até o último tópico abordado.

 

Consolidação

A consolidação é essa fase mais estratégica antes da prova, em que se faz uma grande revisão. Para começar, foque primeiro nos assuntos que você é familiar. Consolide bem essa parte da disciplina para, depois, se aventurar com os que te desafiam um pouco mais.

Certifique-se do que você está mandando bem, e de reforçar esse conteúdo, e entender o que precisa de uma atenção especial. Entendendo onde estão os seus pontos fortes e fracos fica mais fácil direcionar seus esforços e tempo.

 

Controle emocional

Uma dica muito importante: lembre-se de momentos da sua vida que foram estressantes. Com certeza, você já realizou provas difíceis ou passou por outras situações que conseguiu superar.

Relembrar que você foi capaz de lidar com isso e se saiu bem ajuda a criar uma autoconfiança para passar por mais um desafio. Então, é importante ter esse histórico de boas lembranças a respeito de si próprio.

E para baixar a adrenalina e fazer com que consiga ter mais energia para se dedicar aos estudos e provas, inclua nas suas semanas momentos de prazer, como uma meditação, jogar um videogame, sair com amigos – aquela hora especial para se desligar das preocupações e esfriar a cabeça.

Na prova, se bater aquele medo, preste atenção na sua respiração. Uma dica é contar as inspirações e expirações para ficar mais calmo.

Procure se manter tranquilo e não aumente estressores desnecessariamente. Evite situações em que você sabe que podem te deixar irritado ou preocupado e atrapalhar todo o seu processo.

Por último, e igualmente importante: se alimente bem, tome bastante água, tente fazer exercícios e não faça muitas loucuras durante a semana de provas porque um corpo estressado é uma mente estressada.

 

Esperamos que essas dicas possam tornar a sua semana de provas mais leve! Dedique-se aos estudos e confie no seu potencial. Boa prova!

Conheça mais sobre a Graduação FGV