Sobre o curso

O curso de Relações Internacionais da FGV é ideal para estudantes brasileiros que desejam construir uma carreira global. O programa oferece habilidades e competências essenciais para trabalhar em organizações internacionais, bancos de investimento, ONGs, consultorias de risco político, empresas multinacionais, mídia e comunicação, bem como em pesquisas aplicadas. 

Durante o curso, os alunos exploram temas como geopolítica, diplomacia, conflitos humanitários, economia global, cooperação internacional para o desenvolvimento, negociação multicultural, análise de políticas públicas e Big Data.

A inscrição para o processo seletivo do curso pode ser feita separadamente nas diferentes modalidades de ingresso: Vestibular FGV, Enem e Internacional.


Período

Integral 

Mensalidade

R$ 6.125,00
*refere-se ao valor de 2024.1

Unidade

Avenida Paulista, 548
Bela Vista – São Paulo 

Relação candidato-vaga

9,7 (2023.1)

Contato com a Escola

(11) 3799-2361 e (11) 3799-2360

Por que escolher o curso de Relações Internacionais?

Desde o início do curso, os alunos são preparados para uma variedade de carreiras globais. Eles adquirem um conjunto de conceitos, métodos e técnicas que lhes permitem assessorar, analisar a conjuntura política e econômica, gerenciar projetos, solicitar financiamento, escrever artigos de opinião para grandes publicações, lidar com grandes bases de dados, interpretar estatísticas e elaborar estratégias de negociação.  

Ao concluir o curso, os formandos estão qualificados para realizar essas tarefas com proficiência em ambientes multiculturais e multilíngues. Nosso objetivo é fornecer a todos os formandos as ferramentas necessárias para fazer as melhores escolhas profissionais e construir uma trajetória própria, produtiva e criativa. 

Fachada do prédio
azul
+200
parcerias internacionais
TOP 10
Think Tank no ranking global. 1º na América Latina e 3° lugar no mundo.

ENEM

Além do resultado do Vestibular, a FGV também usa as notas do ENEM, fornecidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (INEP/MEC), para classificar os estudantes. 

Processo Seletivo Internacional  

A FGV RI oferece um processo seletivo exclusivo para candidatos que possuem certificações internacionais, como o IB, ABITUR, BAC e SAT. 

 

DIFERENCIAIS DE ESTUDAR NA FGV RI

O curso de Relações Internacionais da FGV São Paulo oferece aos alunos uma ampla gama de oportunidades em uma instituição renomada tanto no Brasil quanto no cenário internacional.   

Aluno conversando sorridente na sala de aula

Habilidades profissionais

Desde o início do curso, os alunos do curso de Relações Internacionais da FGV São Paulo adquirem conhecimentos em conceitos, métodos e técnicas que os capacitam a fornecer assessoria, realizar análises qualificadas da conjuntura política e econômica, gerenciar projetos, elaborar pedidos de financiamento, escrever artigos de opinião para a imprensa, lidar com grandes conjuntos de dados, interpretar estatísticas e desenvolver estratégias de negociação.   

Internacionalização

O curso de Relações Internacionais da FGV São Paulo foi projetado para preparar os alunos para carreiras globais de sucesso. A escola possui uma extensa rede internacional, proporcionando oportunidades de intercâmbio nas melhores universidades ao redor do mundo. Além disso, a escola prepara os alunos para se candidatarem a estágios e programas de pós-graduação no exterior. 

Corpo docente qualificado

Os professores do curso de Relações Internacionais da FGV São Paulo possuem doutorado em renomadas universidades ao redor do mundo. Além da excelência acadêmica, o corpo docente se destaca pela experiência profissional em organizações internacionais, formulação de políticas públicas, consultoria privada e pesquisa aplicada para solucionar problemas do mundo real. 

SAIBA MAIS

Carreiras

A formação em Relações Internacionais abre portas para você trabalhar num leque amplo de profissões globais. Veja alguns exemplos conhecer um pouco mais sobre sua futura carreira! 

  • Gestão de projetos e avaliação de impacto em órgãos tais como Secretariado Geral da ONU, UNICEF, Alto Comissariado para Refugiados, Organização Mundial da Saúde. 

  • Monitoramento de projetos e gestão de dados em instituições como Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Banco Interamericano de Desenvolvimento, Organização Mundial do Comércio, Banco dos BRICS. 

 

Mensuração e avaliação de risco político para bancos privados nacionais e estrangeiros, BOVESPA e hedge funds no Brasil e no exterior. 

  • Análise para consultorias de risco político 

  • Identificação de soluções para crises de imagem, assessoria parlamentar e representação de interesses de empresas privadas junto ao setor público 

  • Elaboração de campanhas sociais, advocacy, promoção de iniciativas de responsabilidade social das empresas. 

  • Relações institucionais de empresas multinacionais e start-ups de alcance global.  

  • Diplomacia empresarial, promoção comercial e comércio exterior. 

  • Assessoria a equipes de negociação em ambientes de conflito. 

  • Elaboração de projetos para organismos de alcance global: Greenpeace, Human Rights Watch e Anistia Internacional 

  • Projetos para organizações filantrópicas internacionais: Fundação Bill and Melinda Gates, Fundação Ford e Fundação Fullbright. 

  • Captação de financiamento e campanhas de advocacy para organismos de alcance local que, sendo pequenos, precisam maximizar e mensurar com precisão o seu impacto social. 

  • Trabalho de gestão, negociação e interpretação de dados complexos em órgãos como Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), BNDES, Polícia Federal, Petrobras, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. 

  • Assessoria internacional junto ao Senado Federal, à Câmara dos Deputados e aos tribunais superiores do país. 

  • Assessoria internacional para governos municipais e estaduais. 

  • Cobertura internacional para a grande imprensa (jornais, blogs e televisão). 

  • Assessoria de comunicação para governos, organismos internacionais ou empresas privadas. 

  • Media training e gestão de imagem global de indivíduos, marcas ou governos. 

  • Prosseguimento para programas de pós-graduação nas melhores universidades do mundo, visando uma carreira em pesquisa e/ou docência em Relações Internacionais. 
Bolsas de estudo

A Escola de Relações Internacionais da FGV oferece três modalidades de bolsa de estudo: 

Bolsas mérito 

Concedidas pelo desempenho acadêmico do aluno. No caso de alunos ingressantes, considera-se o desempenho no Vestibular, conforme a tabela abaixo: 

Vestibular

1° e 2° lugares - 100% 
  

3° e 4º lugares - 90% 

 
5º e 6º lugares - 80% 

 
7° e 8° lugares - 70% 

 
 Bolsas restituíveis – Financiamento 

Destinada a alunos com necessidade comprovada, consistem em um financiamento que cobre entre 20 e 100% da mensalidade do curso. O ressarcimento é obrigatório e será realizado após a conclusão do curso. 
  
Bolsas não restituíveis 

Bolsa de estudos para alunos com dificuldade econômica: os alunos aprovados nas modalidades Vestibular ou ENEM poderão pleitear uma bolsa não restituível (20% a 100% da mensalidade). 
  

Para mais detalhes sobre as bolsas oferecidas para cada curso, ler o Edital.   

Agenda

Depoimentos

"Eu sinto que é uma construção muito coletiva, muito conjunta, essa relação entre os alunos e a Escola em si. Tem muito diálogo e participação e esse é, para mim, o ponto de destaque".

FGV RI
Julia Duó | Ingressante 2019.1

"Tive grandes surpresas e grandes satisfações, principalmente com relação aos professores, eles são muito bons. Eu me sinto muito acolhida, quando os professores são acessíveis, você se sente mais confortável para perguntar e também aprende de uma forma melhor".

FGV RI
Júlia Shimizu | Ingressante 2019.1
BLOG VESTIBULAR FGV

Já deu uma conferida no nosso blog? Lá você encontra as melhores dicas de carreiras, estudo, empreendedorismo e muito mais!

CURSOS GRATUITOS

Conhece os cursos gratuitos da FGV? Com eles, você poderá dominar ainda mais os temas das questões da prova do Vestibular.

Experiência FGV

A Experiência FGV é um encontro gratuito e possibilita ao aluno conhecer nossos cursos e instalações.

Grupo de alunos sorridentes caminhando pelo campus da FGV.

CONHEÇA SUA FUTURA CARREIRA DE PERTO!

Participe e tire suas dúvidas sobre os cursos, formas de ingresso, bolsas e troque ideias com professores sobre os benefícios de fazer sua graduação na FGV.

Palestras e Aulas Temáticas!

Escolha umas das opções disponíveis e tenha a experiência de SER FGV!

O Experiência FGV é um encontro gratuito e possibilita ao aluno tirar dúvidas sobre os cursos, sobre o vestibular e trocar ideias com professores sobre os diferenciais de fazer sua graduação na FGV. O evento também está aberto para pais, professores e acompanhantes que desejam conhecer mais sobre a FGV.

cinza
Conheça o EXPERIÊNCIA FGV

Agende sua visita à FGV RI

Se você está interessado em cursar Relações Internacionais e deseja conhecer o campus da FGV São Paulo, convidamos você a agendar uma visita!  

Você terá a oportunidade de explorar nossas instalações modernas e ter uma visão detalhada do ambiente acadêmico do curso. Descubra como a FGV São Paulo pode impulsionar sua carreira em Relações Internacionais! 

 

Alunos conversando sorridentes

Conheça mais