Outras informações
Forma de pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito
Mensalidade:
R$ 4.000,00
Período:
Integral
Unidade:
FGV ECMI
Praia de Botafogo, 190 – Rio de Janeiro-RJ ‒ CEP 22250-900
Contato:
(21) 3799-6208
Sobre o curso

A graduação em Comunicação Digital da FGV ECMI tem como objetivo formar o profissional de comunicação do século 21. O curso é alinhado às melhores práticas do mercado e às tendências mais atuais da pesquisa em Comunicação. Com uma matriz curricular pensada para preparar os egressos para um mercado cada vez mais versátil e qualificado, o curso também engloba sólidos conhecimentos em áreas como Ciência de Dados, Ciências Sociais e Linguística.

A matriz curricular é estruturada em 4 eixos temáticos: Comunicação, Fundamentos, Ciência de Dados e Cultura Digital. Nos laboratórios Cubo de Inovação e DAPP Lab, teoria, conceitos e reflexões são experimentados em projetos aplicados, sempre com acompanhamento e orientação de professores e pesquisadores da Escola.

Parcerias e Estágios

Colocação profissional - com um projeto de Placement exclusivo, a FGV ECMI conecta seus alunos a organizações públicas, privadas e do terceiro setor, apoiando a experiência prática já no ciclo profissional da graduação.

Apoio ao empreendedorismo - alinhada à sua vocação de colaborar com o fomento à inovação no mercado brasileiro de comunicação digital, o Placement da FGV ECMI também dá apoio para que os alunos desenvolvam e tornem viáveis seus projetos inovadores na área de Comunicação.

Orientação de carreira - O Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreiras da FGV direciona alunos e ex-alunos para o mercado de trabalho a partir de parcerias e programas próprios, além de dar suporte para alunos em Estágio Supervisionado Curricular.

Acesse aqui o folder do curso.

Para mais informações, entre em contato por meio do nosso WhatsApp.

Por que escolher?

A FGV ECMI é a primeira escola do Brasil a incorporar a Ciência de Dados na graduação em Comunicação, a partir de uma abordagem integradora que envolve também áreas como Ciências Sociais e Linguística. O projeto interdisciplinar tem bases teóricas consistentes e oferece oportunidades de experimentação em laboratórios de ponta, atividades de extensão diversas e oficinas práticas desde o primeiro semestre curricular.

O convênio com empresas e organizações dos setores público, privado e do terceiro setor possibilita o contato com o mercado de trabalho já no ciclo profissional da graduação em Comunicação Digital. Além disso, com um programa exclusivo de Placement, a FGV ECMI ajuda na colocação profissional dos alunos e no desenvolvimento de projetos inovadores com potencial de inovação para o mercado de Comunicação Digital no Brasil e no exterior.

O corpo docente da Escola é constituído por professores que são mestres ou doutores em suas respectivas áreas, egressos das principais universidades do Brasil e do mundo. Nossos professores se destacam pela experiência profissional em sua área de atuação, incluindo atividade acadêmica e publicações nas principais revistas especializadas.

Além do curso de graduação, o corpo docente da FGV ECMI também leciona no MBA em Estratégias de Comunicação Digital e em diferentes cursos de curta e média duração oferecidos pela FGV. Saiba mais: http://dapp.fgv.br/mba/ e https://ecmi.fgv.br/curso/pos-graduacao

Laboratórios para experimentação com tecnologias de ponta

Utilizando as melhores práticas, metodologias e tecnologias disponíveis na indústria e no mercado de Comunicação, os laboratórios da FGV ECMI são o coração da Escola. Os alunos podem experimentar com dispositivos, softwares, algoritmos e frameworks de pesquisa aplicada em monitoramento e análise de redes sociais. Também utilizam realidade virtual e aumentada, storytelling e dados, de forma estratégica, para análise e produção de conteúdo em diferentes plataformas digitais. Além do espaço para o desenvolvimento de projetos práticos, os laboratórios oferecem minicursos para o desenvolvimento de competências específicas, de acordo com o perfil e os objetivos do aluno.

Metodologias Ativas de Aprendizagem

Currículo focado na interação constante entre teoria e prática, com uso de metodologias que envolvem a análise crítica de evidências empíricas. A FGV ECMI privilegia o uso de Casos de Ensino para motivar a análise de casos reais e o desenvolvimento de pontes entre o conhecimento acadêmico e a avaliação crítica de práticas, debates e modelos de negócios do campo da Comunicação.

PROGRAMA ÚNICO, COMBINANDO COMUNICAÇÃO E CIÊNCIA DE DADOS

● Trilhas focadas em Comunicação, Fundamentos, Ciência de Dados e Cultura Digital.

● Abordagem integradora, combinando disciplinas teóricas com oficinas práticas, atividades de laboratório e atividades complementares diversas.

LABORATÓRIOS E OFICINAS COM TECNOLOGIA DE PONTA

● Experiências práticas e de pesquisa em um contexto de experimentação e inovação.

● Frameworks e tecnologias usadas no mundo real do mercado de trabalho.

CENTRO DE CARREIRAS

● Sessões individualizadas de atendimento ao aluno e acompanhamento de carreira, desde o primeiro ano.

● Conversas regulares com profissionais da área, treinamentos específicos para processos seletivos e ajuda prática para obter estágio, trabalho, intercâmbio e bolsa de estudo no exterior.

PLACEMENT

● Programa exclusivo de Placement, focado em Comunicação, para ajudar a conectar o corpo discente às melhores oportunidades de trabalho no Brasil.

● Vitrine para novos negócios de comunicação com potencial de inovação, facilitando que os projetos dos alunos sejam conhecidos por aceleradoras, incubadoras e investidores.

INTERNACIONALIZAÇÃO

● Amplas conexões internacionais para que os alunos construam carreiras de sucesso no Brasil e no exterior.

● Possibilidades de intercâmbio nas melhores universidades do mundo.

A gente sabe que escolher uma profissão é uma das primeiras grandes decisões que você vai tomar na vida. Por isso, a FGV quer ajudar você a conhecer um pouco mais sobre sua futura carreira.

Ser um profissional de Comunicação vai permitir que você trabalhe em variadas funções, tanto no setor público quanto no privado.

Produtor de conteúdo

A ascensão das plataformas digitais como espaços de diálogo direto com o público, de produção de conteúdo segmentado e de comunicação institucional alçou os produtores independentes e influenciadores a uma posição de relevância, sendo estas novas áreas de atuação para o profissional de comunicação.

● Produção de conteúdo multimídia, em texto, vídeo, áudio e animação.

● Planejamento tático e estratégico de marketing para redes sociais.

● Monitoramento de conteúdo próprio e avaliação de performance.

● Planejamento e gestão estratégica para canais de vídeo em plataformas digitais.

● Apuração, redação e edição de conteúdo jornalístico baseado em dados digitais.

Profissional de Business Intelligence

Motor de crescimento e novos negócios em agências de Comunicação, o chamado B.I. é responsável pela produção de relatórios estratégicos para dar insumos a campanhas online e a avaliar a eficácia de ações já executadas.

● Coleta, limpeza e análise de dados de plataformas digitais.

● Produção de dashboards interativos e elaboração de relatórios estratégicos para os negócios.

● Monitoramento de redes sociais para suporte da comunicação institucional e na gestão de crises de reputação.

● Avaliação da performance de canais próprios da organização e da presença social nas redes.

Estrategista Digital

A transformação digital já é uma realidade em diferentes áreas profissionais na comunicação. Isso introduz novos desafios para a gestão de equipes e de negócios na área da comunicação digital.

● Liderança, formação e gestão de negócios e de pessoas no setor de comunicação digital.

● Planejamento estratégico de Comunicação a partir da análise de grandes quantidades de dados.

● Acompanhamento de processos de transformação digital no setor de comunicação.

● Domínio de técnicas de análise de cenário para implementação de novos negócios de comunicação digital.

Empreendedor Digital

As novas gerações de profissionais de comunicação valorizam mais o empreendedorismo do que as gerações anteriores, e o ambiente digital é profícuo para projetos de novos produtos e serviços inovadores.

● Novos negócios em comunicação digital, da ideia à viabilização comercial do projeto.

● Mentoria para novos empreendedores.

● Mapeamento de oportunidades para empreender no setor da comunicação digital.

● Empreendedorismo social a partir das tecnologias digitais.

Pesquisador em mídias digitais

A presença cada vez mais relevante da Ciência de Dados em Comunicação abriu todo um novo campo de pesquisa na área, além de uma crescente valorização do método científico em processos cotidianos de serviços de comunicação.

● Desenvolvimento de pesquisa aplicada em empresas públicas e privadas e no terceiro setor.

● Aplicação de métodos digitais em pesquisa social.

● Colaboração em pesquisas multidisciplinares.

● Atuação em estudos com rigor científico e reconhecimento internacional.

● Bolsas por mérito:

Vestibular: 1º e 2º lugares – bolsa 100%

3º lugar – bolsa 50%

4º lugar – bolsa 30%

5º lugar – bolsa 20%

Enem:

1º lugar – bolsa 100%

2º e 3º lugares – bolsa 50%

● Bolsa restituível – Financiamento:

O percentual a ser concedido a cada aluno varia de 0% a 100% do valor das mensalidades do semestre escolar vigente.

● Demanda social:

Disponibilizadas de acordo com situação socioeconômica do requerente. O percentual a ser concedido varia de 0% (zero) a 100% (cem por cento) do valor das mensalidades do semestre escolar vigente e será definido pela Comissão de Bolsas da FGV ECMI, com base na documentação apresentada pelo aluno requerente, na disponibilidade de recursos da Escola, na posição dos candidatos no processo seletivo e por critérios que promovam a diversidade do corpo discente.

Para mais detalhes sobre as bolsas oferecidas para cada curso, ler o Edital.

Conheça os diferenciais da nova Escola!

Embedded thumbnail for Comunicação Digital
Embedded thumbnail for Comunicação Digital
Embedded thumbnail for Comunicação Digital
As manifestações expressas por integrantes dos quadros da Fundação Getulio Vargas, nas quais constem a sua identificação como tais, em artigos e entrevistas publicados nos meios de comunicação em geral, representam exclusivamente as opiniões dos seus autores e não, necessariamente, a posição institucional da FGV. Portaria FGV Nº19.