Sobre o curso

A graduação em Comunicação Digital da FGV ECMI tem como objetivo formar o profissional de comunicação do século 21. O curso é alinhado às melhores práticas do mercado e às tendências mais atuais da pesquisa em Comunicação. Com uma matriz curricular pensada para preparar os egressos para um mercado cada vez mais versátil e qualificado, o curso também engloba sólidos conhecimentos em áreas como Ciência de Dados, Ciências Sociais e Linguística. 

A matriz curricular é estruturada em quatro eixos temáticos: Comunicação, Fundamentos, Ciência de Dados e Cultura Digital. Nos laboratórios Cubo de Inovação, DAPP Lab e Mídia Lab, teoria, conceitos e reflexões são experimentados em projetos aplicados, sempre com acompanhamento e orientação de professores e pesquisadores da Escola. 

A inscrição para o processo seletivo do curso pode ser feita separadamente nas diferentes modalidades de ingresso: Vestibular FGV, Enem e Internacional.


Período

Integral 

Relação candidato-vaga

1,6 (2023.1)

Mensalidade

R$ 4.000,00 
*refere-se ao valor de 2024.1

Unidade

Praia de Botafogo, 190
Rio de Janeiro-RJ

Contato com a Escola

(21) 3799-6208 

Por que escolher o curso de Comunicação Digital?

A FGV ECMI é a primeira escola no Brasil a incorporar a Ciência de Dados na graduação em Comunicação, proporcionando uma abordagem integradora que também abrange Ciências Sociais e Linguística. Assim, a faculdade de Comunicação Digital promove um projeto interdisciplinar com fundamentos teóricos sólidos, além de oferecer oportunidades de experimentação em laboratórios de ponta, diversas atividades de extensão e oficinas práticas desde o primeiro semestre. 

Através de parcerias com empresas e organizações dos setores público, privado e do terceiro setor, os estudantes também têm a oportunidade de se conectar com o mercado de trabalho durante o ciclo profissional da graduação em Comunicação Digital.  

 

Campus da escola
azul
100%
comprovado excelência e experiência acadêmica da FGV DAPP
+10
redes de instituições como parceiras nos Estados Unidos e Europa
3
laboratórios de última geração para alunos desenvolverem suas atividades

Programas internacionais

Intercâmbio

O curso de Comunicação Digital possui amplas conexões internacionais para que os alunos construam carreiras de sucesso no Brasil e no exterior. Através de suas parcerias, a FGV ECMI também disponibiliza possibilidades de intercâmbio nas melhores universidades do mundo.

Programa FGV Sorbonne

“Cultura europeia: herança e modernidade” é um intercâmbio acadêmico firmado pela FGV com a Universidade de Paris-Sorbonne, uma das melhores instituições de ensino superior da Europa.

DIFERENCIAIS DE ESTUDAR COMUNICAÇÃO DIGITAL NA FGV ECMI

A faculdade de Comunicação Digital prepara os alunos para o ambiente em constante evolução da área. Veja como a FGV ECMI pode impulsionar sua carreira! 

Alunas sorrindo nos corredores da escola

Programa único: comunicação e ciência de dados

O curso tem abordagem integradora, combinando disciplinas teóricas com oficinas práticas, atividades de laboratório e atividades complementares diversas. O aluno pode seguir trilhas focadas em Comunicação, Fundamentos, Ciência de Dados e Cultura Digital. 

Metodologias Ativas de Aprendizagem

Currículo focado na interação constante entre teoria e prática, com uso de metodologias que envolvem a análise crítica de evidências empíricas. A FGV ECMI privilegia o uso de Casos de Ensino para motivar a análise de casos reais e o desenvolvimento de pontes entre o conhecimento acadêmico e a avaliação crítica de práticas, debates e modelos de negócios do campo da Comunicação. 

Laboratórios e oficinas com tecnologias de ponta

Os alunos podem experimentar com as melhores práticas, metodologias e tecnologias disponíveis na indústria e no mercado de Comunicação: dispositivos, softwares, algoritmos e frameworks de pesquisa aplicada em monitoramento e análise de redes sociais, entre outros. Além do espaço para o desenvolvimento de projetos práticos, os laboratórios oferecem minicursos para o desenvolvimento de competências específicas, de acordo com o perfil e os objetivos do aluno. 

Internacionalização

O curso de Comunicação Digital possui amplas conexões internacionais para que os alunos construam carreiras de sucesso no Brasil e no exterior. Através de suas parcerias, a FGV ECMI também disponibiliza possibilidades de intercâmbio nas melhores universidades do mundo. 

Centro de carreiras

O Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreiras da FGV direciona alunos e ex-alunos para o mercado de trabalho a partir de parcerias e programas próprios, além de dar suporte para alunos em Estágio Supervisionado Curricular. 

Além disso, são oferecidas sessões individualizadas de atendimento ao aluno e acompanhamento de carreira, desde o primeiro ano. Também são organizadas conversas regulares com profissionais da área, treinamentos específicos para processos seletivos e ajuda prática para obter estágio, trabalho, intercâmbio e bolsa de estudo no exterior. 

Placement

Com um projeto de Placement exclusivo, a FGV ECMI conecta seus alunos a organizações públicas, privadas e do terceiro setor, apoiando a experiência prática já no ciclo profissional da graduação.  

Alinhada à sua vocação de colaborar com o fomento à inovação no mercado brasileiro de comunicação digital, o Placement da FGV ECMI também dá apoio para que os alunos desenvolvam e tornem viáveis seus projetos inovadores na área de Comunicação. 

SAIBA MAIS

Carreiras

Ser um profissional de Comunicação Digital vai permitir que você trabalhe em variadas funções, tanto no setor público quanto no privado.  

Esse leque aumenta quando combinado aos conhecimentos de Ciências de Dados Ciências Sociais e Linguística presentes na grade. Saiba onde atuar depois de concluir a graduação em Comunicação Digital! 

  

A ascensão das plataformas digitais como espaços de diálogo direto com o público, de produção de conteúdo segmentado e de comunicação institucional alçou os produtores independentes e influenciadores a uma posição de relevância, sendo estas novas áreas de atuação para o profissional de comunicação. 

  •  Produção de conteúdo multimídia, em texto, vídeo, áudio e animação. 

  • Planejamento tático e estratégico de marketing para redes sociais. 

  • Monitoramento de conteúdo próprio e avaliação de performance. 

  • Planejamento e gestão estratégica para canais de vídeo em plataformas digitais. 

  •  Apuração, redação e edição de conteúdo jornalístico baseado em dados digitais. 

Motor de crescimento e novos negócios em agências de Comunicação, o chamado B.I. é responsável pela produção de relatórios estratégicos para dar insumos a campanhas online e a avaliar a eficácia de ações já executadas. 

  • Coleta, limpeza e análise de dados de plataformas digitais. 

  • Produção de dashboards interativos e elaboração de relatórios estratégicos para os negócios. 

  • Monitoramento de redes sociais para suporte da comunicação institucional e na gestão de crises de reputação. 

  • Avaliação da performance de canais próprios da organização e da presença social nas redes. 

A transformação digital já é uma realidade em diferentes áreas profissionais na comunicação. Isso introduz novos desafios para a gestão de equipes e de negócios na área da comunicação digital. 

  • Liderança, formação e gestão de negócios e de pessoas no setor de comunicação digital. 

  • Planejamento estratégico de Comunicação a partir da análise de grandes quantidades de dados. 

  • Acompanhamento de processos de transformação digital no setor de comunicação. 

  • Domínio de técnicas de análise de cenário para implementação de novos negócios de comunicação digital. 

As novas gerações de profissionais de comunicação valorizam mais o empreendedorismo do que as gerações anteriores, e o ambiente digital é profícuo para projetos de novos produtos e serviços inovadores. 

  • Novos negócios em comunicação digital, da ideia à viabilização comercial do projeto. 

  • Mentoria para novos empreendedores. 

  • Mapeamento de oportunidades para empreender no setor da comunicação digital. 

  • Empreendedorismo social a partir das tecnologias digitais. 

A presença cada vez mais relevante da Ciência de Dados em Comunicação abriu todo um novo campo de pesquisa na área, além de uma crescente valorização do método científico em processos cotidianos de serviços de comunicação. 

  • Desenvolvimento de pesquisa aplicada em empresas públicas e privadas e no terceiro setor. 

  • Aplicação de métodos digitais em pesquisa social. 

  • Colaboração em pesquisas multidisciplinares. 

  • Atuação em estudos com rigor científico e reconhecimento internacional. 

Bolsas de estudo

A FGV ECMI oferece bolsas de estudo nas seguintes modalidades para a graduação em Comunicação Digital: 

Bolsas por mérito (desempenho): 

Concedida aos candidatos aprovados nos Processos Seletivos. As bolsas por mérito estão relacionadas ao desempenho do candidato no Vestibular. A manutenção das bolsas dependerá do desempenho acadêmico do aluno e do cumprimento dos critérios estabelecidos no Regulamento de Bolsas.

VESTIBULARENEM
1º e 2º lugares – bolsa 100% 1º e 2º lugares – bolsa 100% 
3º lugar – bolsa 50%  
4º lugar – bolsa 30%  
5º lugar – bolsa 20%  

Bolsa restituível: 

Concedida na forma de financiamento escolar, aos alunos da Graduação que demonstrarem bom rendimento acadêmico e/ou necessidade econômico-financeira. O percentual a ser concedido a cada aluno varia de 0% a 100% do valor das mensalidades do semestre escolar vigente, e será definido pela Comissão de Bolsas da FGV ECMI, com base na documentação apresentada pelo aluno requerente e na disponibilidade de recursos da Escola.

Bolsa Requerimento:

A  bolsa  por requerimento  é  um  benefício concedido  na forma  de  desconto  sobre  o  valor  da mensalidade, mediante análise de solicitação apresentada à Comissão de Bolsas. O percentual a ser concedido será definido pela Comissão de Bolsas da FGV ECMI com base na documentação apresentada pelo Requerente, na disponibilidade de recursos da Escola, na posição dos candidatos no processo seletivo e por critérios que promovam a diversidade do corpo discente.

Para mais detalhes sobre as bolsas oferecidas para cada curso, ler o Edital.

Agenda
BLOG VESTIBULAR FGV

Já deu uma conferida no nosso blog? Lá você encontra as melhores dicas de carreiras, estudo, empreendedorismo e muito mais!

CURSOS GRATUITOS

Conhece os cursos gratuitos da FGV? Com eles, você poderá dominar ainda mais os temas das questões da prova do Vestibular.

Experiência FGV

A Experiência FGV é um encontro gratuito e possibilita ao aluno conhecer nossos cursos e instalações.

Grupo de alunos sorridentes caminhando pelo campus da FGV.

CONHEÇA SUA FUTURA CARREIRA DE PERTO!

Participe e tire suas dúvidas sobre os cursos, formas de ingresso, bolsas e troque ideias com professores sobre os benefícios de fazer sua graduação na FGV.

Palestras e Aulas Temáticas!

Escolha umas das opções disponíveis e tenha a experiência de SER FGV!

O Experiência FGV é um encontro gratuito e possibilita ao aluno tirar dúvidas sobre os cursos, sobre o vestibular e trocar ideias com professores sobre os diferenciais de fazer sua graduação na FGV. O evento também está aberto para pais, professores e acompanhantes que desejam conhecer mais sobre a FGV.

cinza
Conheça o EXPERIÊNCIA FGV

Agende sua visita à FGV ECMI

Agende agora mesmo sua visita e descubra como a FGV ECMI pode impulsionar sua carreira na área de Comunicação Digital! 

Durante a visita, você terá a oportunidade de conhecer nossa estrutura moderna, laboratórios equipados com tecnologia de ponta e tirar suas dúvidas.  

 

 

Campus da escola

Vídeos