O acompanhamento pedagógico em uma instituição de ensino sempre foi de grande necessidade, tanto para alunos, quanto para os professores. Porém, com a pandemia, muitas de nossas atividades do dia a dia foram alteradas e todos nós ficamos mais vulneráveis emocionalmente ao distanciamento social. A FGV possui um setor específico que cuida da parte pedagógica e psicopedagógica, visando o conforto e bem-estar dos estudantes da graduação no Rio de Janeiro e em Brasília.

O Núcleo de Apoio Pedagógico (FGV NAP) é um setor especializado em atendimento pedagógico e psicopedagógico aos estudantes. É visto como o canal de referência para eles, de forma a atendê-los em suas necessidades individuais e/ou coletivas, emocionais e/ou cognitivas e em qualquer outra forma de aprender, de ser e de se relacionar com um mundo interdisciplinar e dinâmico.

Com uma postura ativa de busca das manifestações dos estudantes sobre a sua experiência ao longo das suas atividades acadêmicas, suas inquietações e necessidades especiais, o NAP atua como um canal de referência pautado em três grandes pilares:

  • Acompanhamento pedagógico e psicopedagógico;
  • Escuta qualificada;
  • Organização de rotina de estudos.

Reflexo do trabalho bem desenvolvido pelo NAP, Lilian Freitas, aluna de graduação da EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE), fala sobre a grande eficiência do Núcleo no seu dia a dia estudantil. “Eu tenho hábito de semestralmente marcar uma ou duas reuniões com uma profissional do FGV NAP para organizar o meu horário de estudos”, disse ela.

De acordo com a aluna, as profissionais sabem quais disciplinas demandam mais tempo de dedicação, sabem de estratégias de estudos e isso contribui bastante com a estruturação de um horário de estudo. Helena Giolito, coordenadora do FGV NAP, comenta ainda que depoimentos de alguns alunos sobre o NAP indicam que, sem o acompanhamento do setor, a caminhada seria ainda mais difícil e talvez a integralização do curso não seria possível.

 

Funções do NAP:

  • Oferecer suporte pedagógico e psicopedagógico às práticas acadêmicas, atividades de estudo, acompanhamento e desenvolvimento cognitivo dos estudantes;
  • Elaborar oficinas, rodas de conversa e promover palestras sobre temas relevantes para o desenvolvimento intelectual e emocional dos estudantes;
  • Auxiliar o aluno a superar desafios, a estabelecer novas relações interpessoais, a conviver com as diferenças e a se adaptar ao novo ambiente social;
  • Promover reuniões com representações de turmas e demais entidades estudantis;
  • Acompanhar o desempenho acadêmico dos estudantes no decorrer dos semestres letivos, propondo algumas estratégias pedagógicas com o objetivo de contribuir na superação das possíveis dificuldades enfrentadas;
  • Elaborar orientação de estudo individualizada para o estudante que apresenta dificuldade de organização de tempo e aprendizagem;
  • Minimizar, por meio de aconselhamento individual ou coletivo, as dificuldades naturais dos estudantes encontradas no decorrer do curso, fornecer apoio psicopedagógico para o resgate da autoestima e criar melhores condições pedagógicas para seu amadurecimento e aprimoramento individual;
  • Supervisionar o processo das atividades complementares curriculares e extracurriculares de acordo com as demandas exigidas pelas coordenações dos cursos;
  • Auxiliar os professores, quando demandado, sobre a metodologia pedagógica adotada em suas aulas;
  • Atuar como mediador na solução de eventuais conflitos envolvendo aluno/aluno, aluno/professor, aluno/coordenação.

 

Para saber mais sobre o FGV NAP entre em contato pelo e-mail nucleo.pedagogico@fgv.br.

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