Muitos acham que estudar em uma universidade de excelência, como a Fundação Getulio Vargas (FGV), é um sonho distante, por diversos motivos. Morar em outra cidade ou estado, falta de recursos são alguns desses motivos. O que muita gente ainda não conhece é o Centro para o Desenvolvimento da Matemática e Ciências (FGV CDMC). Se você é estudante de escola pública e é fera em matemática, acredite, você precisa conhecer o trabalho do FGV CDMC.

Criado em 2017, o FGV CDMC é responsável pelo Programa Seleção de Talentos. A iniciativa é focada naqueles alunos que mandam bem e visa reconhecer o talento dos vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os medalhistas da OPMED são convidados a participar do Vestibular FGV e, caso aprovados no processo seletivo para os cursos de graduação da FGV no Rio de Janeiro, poderão ser contemplados com bolsa integral, auxílio alimentação e moradia. Confira a lista dos cursos participantes:

  • Administração;
  • Ciência de Dados e Inteligência Artificial;
  • Ciências Sociais;
  • Comunicação Digital;
  • Direito;
  • Economia;
  • Matemática Aplicada.

O FGV CDMC foi criado com o propósito de identificar nas escolas públicas do país jovens talentos com capacidade especial para o aprendizado da Matemática, oferecendo a eles a possibilidade de estudar em um curso de graduação.

O Programa já contemplou 200 alunos de 135 municípios espalhados por todo o Brasil. O projeto começou com apenas 11 alunos em 2017, e, com o tempo, foi crescendo e se espalhando por todo o Brasil.

Recepção dos Candidatos do CDMC

Fredson Aguiar, morador de um vilarejo dentro de Macau, no interior do Rio Grande do Norte, cursa Matemática Aplicada, na Escola de Matemática Aplicada (FGV EMAp) graças ao Programa Seleção de Talentos.

“Da mesma maneira que eu estou aqui, diversas outras pessoas podem estar, conhecer pessoas, evoluir a sua cultura. Não ter medo é o diferencial necessário, acho que é o que acabou me trazendo até aqui”, disse ele.

Assim como o Fredson, há muitos outros talentos nas escolas públicas brasileiras. A proposta dessa iniciativa é descobrir, dar oportunidade e estimular esses alunos de Ensino Médio, oferecendo a eles a oportunidade de desenvolver todo o potencial.

Além disso, o Programa tem a intenção de aproximar a Matemática Aplicada, muitas vezes pouco citada no mercado de trabalho, para o público em geral, para que sejam vistas as novas oportunidades de carreiras do setor e a ampliação do tema com uma linguagem acessível interesse os alunos em idade de vestibular.

Se você estuda em escola pública, manda bem nos estudos e é medalhista da OBMEP, se inspire na história de Fredson e saiba que é possível alçar novos voos e estudar na FGV.

Para saber mais sobre o FGV CDMC, acesse o site.

Conheça mais sobre a Graduação FGV