Quanto tempo você gasta por dia consumindo conteúdo na Internet? Games, redes sociais, sites, vídeos... Já parou para pensar que você poderia trabalhar com ambientes digitais? Essas plataformas crescem cada dia mais e contam com a influência de muitas áreas, dentre elas, a Comunicação Digital. Vamos falar sobre a profissão?


As possibilidades de carreira

O profissional que quer trabalhar com Comunicação Digital pode atuar em várias funções. A mais popular é o criador de conteúdo digital, o que já traz muitas possibilidades: pensar e produzir podcasts, trabalhar com audiovisual, se aprofundar no jornalismo de dados, elaborar posts para as redes sociais profissionalmente etc.

Se você tem aquele espírito de liderança forte, poderá se desenvolver e se tornar um gestor de comunicação, ficando à frente de equipes de comunicação, pesquisa e análise de redes sociais, inovação e empreendedorismo nas plataformas digitais.

Gosta de dados? Então, que tal ir para o lado do Business Intelligence? Essa pessoa é mais focada em análises, trazendo mais inteligência para a tomada de decisão em ações de comunicação.

Agora, para você que tem um perfil mais investigativo e curte pesquisar, essas habilidades serão muito importantes para se tornar um pesquisador de mídias digitais que vai ajudar organizações privadas, públicas e da sociedade civil, além do meio acadêmico, a entenderem o comportamento da cultura digital.
 

E quem quiser empreender?

Para quem quer ser empreendedor, a formação em Comunicação Digital pode abrir fronteiras, já que a transformação digital traz cada vez mais possibilidades de investir em novos modelos de negócio, e saber reconhecer o impacto das novas tecnologias no desenvolvimento de produtos, processos e serviços é um grande diferencial.
 

As soft skills do comunicador digital

Saber dialogar com uma equipe multidisciplinar é fundamental, ainda mais quando no dia a dia se lida com pessoas de diferentes formações acadêmicas. Já é comum que os comunicadores trabalhem em conjunto com equipes multidisciplinares compostas também por cientista de dados, estatísticos e programadores. Senso de liderança e visão estratégica são grandes aliados desse profissional, sem esquecer de uma sólida formação ética que garanta o tratamento de dados e a produção de conhecimento de forma responsável.
 

Está interessado na carreira?

A Escola de Comunicação, Mídia e Informação (FGV ECMI) oferece uma formação focada em compreender os diferentes impactos da cultura digital nos produtos, serviços e processos comunicacionais. No curso de graduação em Comunicação Digital, o aluno estará apto a atender às demandas de uma sociedade conectada a partir de técnicas e práticas de Comunicação direcionadas aos meios digitais.

Quer saber mais? Conheça os diferenciais do curso e agenda uma visita no metaverso da Escola.

Conheça mais sobre a Graduação FGV