E se você pudesse fazer parte de uma universidade que abrigou grandes nomes da história, como Antonio de Nebrija, importante humanista e autor da primeira Gramática Castelhana, ou Abraham Zacut, astrônomo responsável pelo Almanach Perpetuum? Foi por meio do programa de Bolsas Santander Top-España que o nosso aluno João Lucas Duim, graduando da Escola de Matemática Aplicada, a FGV EMAp, teve a oportunidade de viver uma experiência única na Universidade de Salamanca (USAL)!
A universidade mais antiga do mundo
Mas antes de compartilhar um pouco sobre a vivência do João Lucas estudando fora do país, que tal saber um pouco mais sobre a história do local? Junto com Paris, Oxford e Bolonha, a Universidade de Salamanca é uma das primeiras universidades europeias!
Foi em 1218 que o rei Alfonso IX de León a fundou. De acordo com a história da universidade, o rei era uma figura à frente do seu tempo e, além do desejo de ter estudos superiores no reino, propôs diversas outras ações, como a participação da população nas cortes. Foi dessa aspiração ao conhecimento que ele criou as scholas Salamanticae, origem da Universidad de Salamanca. Desde então, são 800 anos sendo referência de ensino superior.
O programa Top España
Desde pequeno, o João Lucas, aprovado no Vestibular FGV e no Programa de Talentos do Centro para Desenvolvimento da Matemática e Ciências, o FGV CDMC, tinha um grande sonho: viajar e explorar o mundo. Por isso, o intercâmbio sempre fez parte dos seus planos. Quando o edital de seleção do programa do Santander, parceria entre o banco e universidades públicas e privadas, foi divulgado, ele releu cada linha para entender os detalhes e seguir à risca todos os pontos em destaque. Cada faculdade que participa seleciona os intercambistas a partir de critérios próprios, por isso, fique de olho! Em 2020, ano em que o João Lucas fez a inscrição, a seleção foi baseada no histórico escolar, currículo, carta de motivação e carta de recomendação.
Mas já precisa hablar muito?
Tá, mas você deve estar pensando: mas e se eu não souber nada de Espanhol, como fica?
Não se preocupe, é para isso mesmo que você irá para lá! Durante o programa, o João Lucas cursou as disciplinas "Lengua Española Avanzada" e “Español De Los Negocios" e, durante três semanas, aperfeiçoou a fala e a escrita na língua hispânica.
“Cada semana de curso era notável o meu progresso na língua e os aprendizados culturais eram contínuos. Poder ter contato com um espanhol mais formal e do nicho laboral ainda cursando uma graduação é muito proveitoso. São aprendizados que estarão presentes por toda a minha vida.”
Mas fica a dica: é sempre bom ter o mínimo de conhecimento do idioma. Antes da viagem, há uma prova de nivelamento para que os intercambistas sejam distribuídos nas turmas. Como o João Lucas sempre foi curioso em aprender idiomas, já havia feito um curso de espanhol iniciante. E, sabendo da oportunidade, voltou a estudar para se preparar para o processo.
A experiência imersiva da universidade
Para o João Lucas, estudar na USAL, aprendendo espanhol e conhecendo, bem de perto, a rica história da Espanha, foi incrível. Mas ainda mais fascinante foi ter contato com pessoas de vários lugares do mundo.
“Foi uma experiência totalmente edificante, sublime e inesquecível, pois várias pessoas de diferentes culturas estavam unidas para compartilhar um pouco de suas histórias e aprender e celebrar o espanhol castelhano na Cidade Dourada!”
Se tem intercâmbio, têm momentos inesquecíveis!
Luz do sol até depois das 22h, consegue imaginar as oportunidades para curtir o verão europeu? A euforia em aproveitar cada momento era tão grande que o maior desafio do João Lucas foi ter longas noites de sono. Afinal, eram muitos passeios, não só organizados pela USAL, mas também pelo grupo de amigos. E perder segundos do dia não estava nos planos da turma!
Em uma dessas oportunidades, o João Lucas foi passar um fim de semana em Barcelona, onde visitou muitos pontos turísticos. Como ele nunca pesquisou sobre a maioria desses lugares, as descobertas foram ainda mais impressionantes. A Sagrada Familia e a Font Màgica de Montjuïc entraram para a lista de favoritos!
Além da capital da Catalunha, o grupo conheceu Toledo e seus monumentos medievais árabes, judeus e cristãos. E, é claro, passaram um dia em Madrid, visitando diversos cartões postais da Espanha, como o Palacio Real de Madrid, os acervos do Museo Del Prado e o Museo Reina Sofía.
“Cada parte da Espanha é muito distinta em vários aspectos, uma mais encantadora que a outra, e a companhia de pessoas tão especiais tornou cada passeio uma experiência sublime e eterna.”
Criando memórias
Para o João Lucas, eleger um momento favorito é difícil. Afinal, todos superaram as expectativas. Mas já que é para escolher, o último dia de aula foi realmente especial para ele. O “até logo” aos amigos, o agradecimento aos professores incríveis e a despedida pelos espaços que foram os melhores planos de fundo de dias incríveis. Na cerimônia de encerramento, os alunos receberam os certificados de conclusão e celebraram a experiência que os uniu e permitiu criar laços que deixarão saudades!
E para quem já tem planos para estudar fora, fique atento!
Há muitas oportunidades para estudar no exterior, seja na Espanha ou em qualquer outro país. Além das bolsas de estudo Santander Top-España, a FGV possui mais de 200 parcerias com universidades internacionais. Você só precisa se dedicar aos estudos, manter suas notas sempre lá em cima, participar dos processos seletivos e se planejar, não só financeiramente, mas também academicamente. E isso quer dizer: planeje as disciplinas de cada semestre tendo em mente o intercâmbio.
Então, já sabe, fique de olho nas inscrições e não se esqueça de conversar com os professores e coordenadores da Graduação FGV para saber quais são as possibilidades. Lembre-se também de estudar os países disponíveis nos programas de intercâmbio da FGV e entender quais deles combinam mais com você e com seus objetivos acadêmicos e profissionais! Já se imaginou descobrindo as particularidades da cultura asiática ou tendo a oportunidade de aperfeiçoar o francês e ir além do bounjour? Ou quem sabe viver uma experiência universitária americana como nos filmes e séries que assiste?
É isso, galera! O espanhol é um dos idiomas mais falados do mundo e, com certeza, estudar em Salamanca abrirá portas que você nem poderia imaginar. O João Lucas afirma que, sem dúvidas, essa experiência foi de enorme relevância para o currículo e contribuiu imensuravelmente para a formação acadêmica.
Então, já corre para dar play nos álbuns da Rosalía para treinar o seu espanhol e chegar preparado para aproveitar a Espanha. Hasta luego ou, se preferir o Catalão, fins aviat!
Conheça mais sobre os cursos da Graduação FGV e as possibilidades de intercâmbio. Clique aqui.