Já foi tempo em que estudar era sinônimo de lápis, papel, caneta, caderno e quadro. Hoje, com o advento das novas tecnologias, as formas de estudo foram expandidas para novos modelos. Que estamos imersos na tecnologia o tempo todo não temos dúvidas. Porém, o que faz a diferença é saber utilizá-la a seu favor.

A tecnologia permitiu uma grande capacidade de armazenamento de informação e de dados, por isso fazer o bom uso dela faz toda a diferença na preparação para o vestibular. Além disso, essa é uma forma de tornar os estudos um compromisso lúdico e dinâmico através de diferentes formatos.

Veja abaixo, algumas ferramentas para o vestibular aliadas ao uso da tecnologia:


Podcast

O podcast é uma boa ferramenta de aprendizado, já que existem diferentes possibilidades de conteúdos como, por exemplo, biologia e química. A possibilidade de ampliar a visão de forma lúdica sugere aos alunos uma gama maior de estudos em diferentes plataformas.

De acordo com Gabriela Ferreira, aluna da Escola de Políticas Públicas e Governo (FGV EPPG), a plataforma serviu de grande auxílio nos estudos para passar no vestibular.

“Eu utilizei as plataformas de podcasts para meus estudos, pois elas introduzem assuntos complexos de maneira descontraída, parecida com uma conversa. Por isso, é uma maneira muito boa de aprender. Além disso é possível conciliar estudos com outras atividades”, comentou.

Veja mais sugestões de podcasts.


Videoaulas

Muitas vezes, o conteúdo se torna maçante pelo excesso de leitura, e um caminho para driblar a monotonia e o cansaço são as videoaulas. A explicação em vídeo facilita a assimilação dos conteúdos e em caso de vídeos gravados há a possibilidade de deixar nos comentários a sua dúvida; já na aula em formato live (ao vivo) é possível que as dúvidas sejam retiradas na hora. É uma forma dinâmica e diferente de estudar ajustando os vídeos a sua rotina de estudos.

Alguns exemplos são o Me Salva!, OMatemático.com Videoteca com conteúdos diversificados que auxiliam nos estudos para os vestibulares e Enem.


Simulados online

A fixação do conteúdo se dá muito maior por meio da realização de exercícios sobre determinada disciplina. Por isso, é recomendado que os alunos façam os exercícios específicos de simulados voltados para o Enem e outras provas de vestibular que também podem ser encontradas na internet.

Veja as provas anteriores do Vestibular da FGV.


Plano de estudos ou agendas digitais

O uso de agendas e planners auxiliam muito nesse processo, pois eles permitem registrar o que foi feito, fazer checklist e organizar as futuras atividades. Mas o plano de estudos também pode ser elaborado com ferramentas digitais e gratuitas, como o Google Agenda, Google Keep e Evernote.


Gerenciador de projetos

Ferramentas de uso profissional surgiram para facilitar o dia a dia de muitos colaboradores em empresas na organização de tarefa e em uma visão orgânica das demandas. 

Uma das mais utilizadas é o Trello, uma plataforma com recursos visuais para o gerenciamento de projetos. O serviço tem interface simples, com colunas que apresentam o andamento das tarefas. Esse e outros aplicativos permitem fazer comentários e anotações, definir tópicos, anexar fotos, vídeos e documentos, definir prazos, entre outras funcionalidades. Promete agilizar o dia a dia e o trabalho das pessoas por meio de suas aplicações práticas. Vale lembrar que esta é uma plataforma 100% gratuita e que está disponível para utilizar tanto em aparelhos móveis quanto computadores.


Redes Sociais

As famosas redes sociais estão muito em voga no momento. Por meio delas é possível seguir os alunos que passaram no vestibular, aqueles que estão se preparando, e trocar experiência de estudos, cotidiano e até mesmo conteúdo. Algumas delas são bastante conhecidas como TikTok, Twitter e Instagram. 

Fenômeno entre os jovens do mundo inteiro com suas trends, o TikTok também pode ser uma ótima ferramenta para auxiliar nos estudos para o vestibular. Nesse caso, o TikTok tem sido o alvo de buscas. 

Uma das formas mais eficientes de estudo é utilizando as hashtags certas, para que os conteúdos sejam direcionados na busca. 

Segue abaixo algumas das hashtags mais buscadas nessa área, como:  

#vestibular 

#vestibulares 

#vestibularesyndrome 

#vestibulardisorders 

#vestibulardisease 

#vestibular2022 

#vestibularstimming 

#vestibular2020


Bibliotecas digitais Extensões de navegadores Cadernos e editores de texto online

Excelente opção para facilitar os estudos e economizar uma grana. As bibliotecas digitais podem ser usadas em diferentes dispositivos, facilitando o uso e a vida dos leitores. 

Com um vasto acervo, a função da biblioteca digital é economizar tempo e dinheiro nas buscas. Um mesmo título pode ser acessado por várias pessoas ao mesmo tempo.

Seguem, abaixo, algumas opções de bibliotecas que possuem um acervo rico que vai te ajudar nos estudos para o vestibular. 

  • Com mais de 2 milhões de livros a Biblioteca Nacional possui um acervo gigante de domínio público disponível em sua plataforma
     
  • A Biblioteca Digital de São Paulo - BIBLION possui mais de 15 mil livros digitalizados, além de ser uma plataforma 100% gratuita e ter a função em aplicativo para uso. A plataforma conta também com audiolivros, recursos de acessibilidade e livros em diversas línguas.
     
  • Na Biblioteca Virtual de Literatura - BIBLIO, você tem acesso a obras em domínio público dos mais importantes autores de nossa língua para leitura imediata.
     
  • Na Biblioteca da FGV, você tem acesso a uma grande base de dados com coleção de E-books, periódicos científicos, revistas, entre outros.


Chat GPT e outras ferramentas de Inteligência Artificial

Com certeza, você já ouviu falar sobre o Chat GPT. A ferramenta impressiona pela sua capacidade de compreensão e por seus resultados rápidos e assertivos. É uma ótima aliada aos estudos, se usada com sabedoria, ética e consciência.  

Com o Chat GPT, você pode: 

  • Fazer uma pergunta sobre um tema; 

  • Pedir para resumir um texto; 

  • Colocar diferentes versões de uma palavra ou frase para que ele diga a forma correta na gramática e/ou ortografia; 

  • Solicitar a resolução de fórmulas e cálculos; 

  • Perguntar sobre assuntos que costumam cair no vestibular, incluindo informações mais detalhadas como "fórmulas de Geometria que costumam cair no vestibular"; 

  • Dicas para rotina de estudo, realização das provas e muito mais! 

Outras ferramentas têm ajudado bastante os estudantes como o PhotoMath, no qual você aponta a câmera do app para uma fórmula matemática e ele a soluciona mostrando o passo a passo.  

A dica é pesquisar “[o que você precisa resolver]” + “inteligência artificial” no Google ou no TikTok, por exemplo. 


Mapas mentais virtuais

Sabe quando você tem muitas coisas na cabeça e tem dificuldade de organizar as ideias? Os mapas mentais podem te ajudar nisso! Existem diversas ferramentas que criam estruturas online para você ir adicionando tópicos para ter uma visão mais ampla sobre o cenário que precisa entender melhor.  

É um caminho interessante para estudar, por exemplo, um fato histórico e seus efeitos na atualidade já que você pode ligar diferentes pontos do acontecimento para ir relacionando um ao outro.  

Alguns exemplos que você pode conhecer são: Canva, MindMeister e Miro


Apps para concentração

Para algumas pessoas, manter o foco na hora de estudar não é fácil, mas aplicativos e sites têm sido elaborados para que você consiga controlar melhor o seu tempo e concentração.  

Geralmente, eles trazem layouts com cores que ajudam a acalmar, com relógios nos quais você definirá o tempo em que deve se dedicar exclusivamente à tarefa. Algumas opções contam com músicas, a técnica de pomodoro – na qual você define um tempo de estudo com intervalos – , entre outros recursos.  

No Forest, por exemplo, você tem a missão de manter uma plantinha viva enquanto estuda. Então, se você tirar da tela para fazer outra coisa durante o tempo em que você iria focar, ela morre. Se você está em um momento sensível, pense com cuidado antes de iniciar uma atividade no aplicativo, apesar de ser tudo virtual e você poder começar novamente.  

Uma alternativa é o Noisli. Você pode acessar do seu navegador do computador, sem nenhuma instalação prévia. Há uma lista com várias opções de som ambiente de natureza à cafeteria e ventiladores. Você pode combiná-los como preferir e definir a intensidade do volume. Também dá para configurar o tempo de estudo e descanso. É ideal para sessões nas quais você precisa trocar de tela para acessar materiais diferentes ou fazer pesquisas. 


Extensões de navegadores

Os navegadores web, em especial a versão desktop do Chrome, trazem muitas opções de extensões. São funcionalidades adicionais, geralmente criadas por terceiros, que você instala para deixar a navegação ainda mais dinâmica. É possível, por exemplo, ter uma espécie de "marca-texto" virtual que funciona em páginas de portais, blogs etc. Alguns desenvolvedores permitem até que você salve para ler depois!  

Você também pode utilizar notinhas para lembretes, dicionários para ter o significado de palavras sem mudar a página, tradutores, calculadoras, aumentar e mudar a letra etc. 

O Trello, que citamos acima, também tem a sua. Com ela, você não precisa abrir a página para algumas funcionalidades, basta clicar no ícone e dar um comando para que ele ative uma função. Assim como o Noisli, Forest e muitas outras.  


Plataformas para estudar em grupo

Se você se sente melhor em um ambiente no qual mais pessoas estão estudando, também tem uma solução digital. Há diversas plataformas que unem pessoas de diferentes partes do mundo que querem estudar como o StudyStream, além de grupos ou lives no Discord, TikTok e Instagram. Não é necessário estudar a mesma matéria ou tópico para entrar em debates. Muitas dessas salas online reúnem estudantes que querem apenas companhia. Todos permanecem em silêncio estudando juntos com suas câmeras ligadas. Uma alternativa para quem se sente sozinho ou quer motivação. E, é claro, também existem plataformas que reúnem alunos que querem tirar dúvidas! 

É importante que você veja a classificação etária permitida para acessar à plataforma e, caso algum usuário se comporte de maneira estranha, saia da sala ou chame o seu responsável, se você ainda não tiver 18 anos. Lembre-se de não compartilhar os seus dados pessoais em grupos nos quais você não conhece os participantes. 


Cadernos e editores de texto online

O Pacote Office – que traz programas muito conhecidos como Word, Excel e PowerPoint – tem assumido novos papéis na vida dos estudantes. Se antes eram usados para ver o conteúdo de aula e fazer trabalhos, agora muitos alunos preferem trocar o caderno de papel por essas ferramentas, especialmente o Word. E os motivos são diversos: menos peso para carregar, maior possibilidade de organização, alta capacidade de personalização e edição, interatividade e dá para colocar fotos, vídeos e áudios que vão complementar o texto etc.  

O Google Docs assume também essa mesma função, com integração com o buscador da empresa, o que pode facilitar as pesquisas durante a escrita. 

Uma outra opção, utilizada pelos usuários de tablets com canetas, são os cadernos virtuais como o Good Notes, popular para iOS, ou o Samsung Notes, para quem usa Android. Além disso, o Notion e o Evernote, conhecidos por suas funcionalidades de planner, também podem assumir essa função.  

Agora que chegamos ao fim da lista, é hora de testar! Escolha as ferramentas que mais te chamaram atenção e comece a estudar. E se você vai fazer o Vestibular FGV, aproveite que já está por aqui e veja essa lista de temas importantes para quem vai realizar a prova. 

Conheça mais sobre a Graduação FGV