Primeiro, você sabe o que é repertório cultural? Antes de entender o que significa, saiba que a todo momento estamos construindo-o. Quando trocamos ideias com pessoas, lemos, viajamos, assistimos a um filme ou série, ouvimos músicas e, até mesmo, quando experimentamos uma nova culinária.

 

O que é repertório cultural?

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o conjunto de aprendizagens essenciais da Educação Básica, repertório cultural é “valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”. Por isso, é uma das 10 competências gerais que são fundamentais para a educação dos estudantes.

Expandindo suas referências

Mas como ampliar esse repertório? Há diversas as maneiras de construí-lo. Entre tantas opções, uma delas é visitando museus! Já parou para pensar que estar em contato com obras de arte e outras manifestações artísticas e culturais pode enriquecer o senso crítico, o entendimento da história e o poder de reflexão e argumentação para, por exemplo, escrever uma redação?

Porém, não é todo dia que podemos comprar uma passagem de avião e ir para Paris apenas para visitar o Museu do Louvre, certo? Por isso, assim como os podcasts, as redes sociais e outras ferramentas da tecnologia, as exposições e museus virtuais também são excelentes aliados na hora de estudar para o vestibular.

 

Museus sem sair de casa

Com a pandemia da Covid-19, muitos museus recorreram à tecnologia para continuar alcançando o interesse das pessoas. Usando ferramentas como a realidade aumentada (AR), a realidade virtual (VR) e o 3D, as exposições ganham vida e transformam-se em incríveis experiências imersivas. O mais legal disso tudo é que, independentemente de onde você esteja, você tem acesso à essa oportunidade. Não há limites geográficos (e financeiros) para mergulhar nas coleções de museus ao redor do mundo. Sem contar o fator tempo: não há hora para a visita terminar!

São inúmeras opções, mas listamos alguns dos principais museus do mundo para você visitar apenas com um “click”:

 

Louvre – Paris, França

Museu do Louvre

As coleções presentes no Museu do Louvre estão entre as mais importantes do mundo. Dentre as principais obras, destacam-se a “Vênus de Milo”, “Vitória de Samotrácia”, “Cupido e Psiquê”, “A Liberdade guiando o povo” e a “Mona Lisa”.

Faça o tour online.

 

Galeria Uffizi – Florença, Itália

christin bowen

Os maiores nomes da arte italiana e do Renascimento estão na Galeria Uffizi. “O Nascimento de Vênus”, “A Primavera” e a “A Anunciação” são algumas das principais obras que você pode encontrar neste museu.

Visite aqui.

 

Metropolitan Museum of Art (MET) – Nova York, EUA

Metropolitan Museum of Art

Da antiguidade ao presente, o Metropolitan Museum of Art, mais conhecido como MET, reúne pinturas de grandes artistas como Degas, Rodin, Botticelli e Rembrandt, além de uma coleção egípcia impressionante.

Clique e conheça o Met 360 Project.

 

Museus do Vaticano – Vaticano

Metropolitan Museum of Art

São mais de 50 galerias, da arte Egípcia ao Renascimento. Além da Capela Sistina, com os icônicos afrescos pintados por Michelangelo, há outros espaços incríveis, como as Salas de Rafael, a Pinacoteca, o Museu Etrusco, o Museu Gregoriano etc. 

Clique aqui e faça o tour virtual.

 

The British Museum - Londres, Inglaterra

The British Museum

Você sabia que esse é o maior museu da Grã-Bretanha? São mais de oito milhões de objetivos de arqueologia e etnografia: de ossos pré-históricos a joias de ouro. A Pedra de Roseta, esculpida em 169 a.C, é uma das atrações da galeria egípcia.

Visite aqui.

 

Conheça o Google Arts & Culture

Você sabia que o Google possui uma página especial para Artes e Cultura? São coleções de mais de 2 mil museus, galerias de arte e outras instituições culturais. A missão da plataforma é preservar e levar a arte para qualquer pessoa e em qualquer lugar, tornando acervos do mundo inteiro totalmente acessíveis de forma online. E sim, os mais importantes do mundo possuem exposições no Google Arts & Cultura, inclusive o nosso Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o MASP! Clique aqui para descobrir.

 

Como a arte podem contribuir para o seu conhecimento?

museu

Imagine que você está treinando para o Vestibular FGV e precisa fazer uma redação sobre alguma questão que envolva o tema “Regionalismo”. E se você usasse como recurso visual a obra “Retirantes”, de Candido Portinari? A pintura, que faz parte do acervo do MASP, é um exemplo de representação da segunda fase modernista no Brasil e faz alusão às questões sociais não só da época, mas que ainda hoje são pautas para muitos debates. Ao acessar o Google Arts & Culture sobre a obra, é possível analisar um pouco mais de detalhes sobre a criação.

Quer mais uma dica? Você pode relacionar a história contada em Vidas Secas, livro de Graciliano Ramos que fala sobre uma família de retirantes nordestinos em busca de melhores condições de vida, com a pintura de Portinari. Conectar elementos culturais, como obras de arte, livros, músicas etc., podem enriquecer a construção do texto e consequentemente conquistar a atenção do avaliador.

Por isso, não se esqueça: seja curioso(a) sobre tudo! Aproveite a oportunidade de acesso aos museus de forma online e descubra mais curiosidades sobre as artes, os movimentos, a história. Quanto mais repertório você tiver, mais fácil será encontrar caminhos para escrever melhor e de forma mais criativa.

Agora que você já sabe como aprimorar seu conhecimento, conheça mais sobre os cursos de Graduação da FGV enquanto se prepara para o vestibular. Bons estudos!

Conheça mais sobre a Graduação FGV